Pesquisando
na Internet sobre EDUCAÇÃO e ENSINO DE QUALIDADE, me chamou a atenção para
estes textos, que falam claramente sobre ensino de qualidade e educação de
qualidade palavras distinto, com conceitos diferentes que muitas vezes
não são analisadas corretamente. Quando se fala em qualidade de ensino é
necessário compreender qual a concepção que as pessoas têm sobre o tema, já que
pode ser visto por vários ângulos.
Vale a pena
ler e refletir.
Especialista
em mudanças na educação presencial e a distância
Texto publicado no livro Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica, 12ª ed. Campinas: Papirus, p.12
Há uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com a educação de
qualidade. Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino se organizam
uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas
específicas do conhecimento (ciências, história, matemáticas).
Na educação o foco, além de
ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e
ação, a ter uma visão de totalidade. Fala-se muito de ensino de qualidade.
Muitas escolas e universidades são colocadas no pedestal, como modelos de
qualidade. Na verdade, em geral, não temos ensino de qualidade. Temos alguns
cursos, faculdades, universidades com áreas de relativa excelência. Mas o
conjunto das instituições de ensino está muito distante do conceito de
qualidade.
O ensino de qualidade envolve muitas variáveis:
- Organização inovadora, aberta, dinâmica.
Projeto pedagógico participativo.
- Docentes bem preparados intelectual, emocional,
comunicacional e eticamente. Bem remunerados, motivados e com boas
condições profissionais.
- Relação efetiva entre professores e alunos que
permita conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
- Infra-estrutura adequada, atualizada,
confortável. Tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
- Alunos motivados, preparados intelectual e
emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
O
ensino de qualidade é muito caro, por isso pode ser pago por poucos ou tem que
ser amplamente subsidiado e patrocinado.
Poderemos criar algumas instituições de excelência. Mas a grande maioria
demorará décadas para evoluir até um padrão aceitável de excelência.
Temos, no geral, um ensino muito mais problemático do que é divulgado. Mesmo as
melhores universidades são bastante desiguais nos seus cursos, metodologias,
forma de avaliar, projetos pedagógicos, infra-estrutura. Quando há uma área
mais avançada em alguns pontos é colocada como modelo, divulgada externamente
como se fosse o padrão de excelência de toda a universidade. Vende-se o todo
pela parte e o que é fruto as vezes de alguns grupos, lideranças de pesquisa,
como se fosse generalizado em todos os setores da escola, o que não é verdade.
As instituições vendem externamente os seus sucessos - muitas vezes de forma
exagerada - e escondem os insucessos, os problemas, as dificuldades.
Temos
um ensino em que predomina a fala massiva e massificante, um número excessivo
de alunos por sala, professores mal preparados, mal pagos, pouco motivados e
evoluídos como pessoas.
Temos bastantes alunos que ainda valorizam mais o diploma do que o aprender,
que fazem o mínimo (em geral) para ser aprovados, que esperam ser conduzidos
passivamente e não exploram todas as possibilidades que existem dentro e fora
da instituição escolar.
A infra-estrutura costuma ser inadequada. Salas barulhentas, pouco material
escolar avançado, tecnologias pouco acessíveis à maioria.
O
ensino está voltado, em boa parte, para o lucro fácil, aproveitando a grande
demanda existe, com um discurso teórico (documentos) que não se confirma na
prática.. Há um predomínio de metodologias pouco criativas; mais marketing do
que real processo de mudança.
É importante procurar o ensino de qualidade, mas conscientes de que é um
processo longo, caro e menos lucrativo do que as instituições estão
acostumadas.
Nosso
desafio maior é caminhar para uma educação de qualidade, que integre todas as
dimensões do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa
integração em si mesmas do sensorial, intelectual, emocional, ético e
tecnológico, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social. E até
agora encontramos poucas pessoas que estejam prontas para a educação com
qualidade.
QAUALIDADE NA
EDUCAÇÃO:
Moacir Gadotti no Fórum Estadual Extraordinário da UNDIME - 2009, apresentou
um texto que diz o seguinte:
"Qualidade significa melhorar a vida das pessoas, de todas as pessoas.
Na educação a qualidade está ligada diretamente ao bem viver de todas as nossas
comunidades, a partir da comunidade escolar. A qualidade na educação não pode
ser boa se a qualidade do professor, do aluno, da comunidade, é ruim. Não
podemos separar a qualidade da educação da qualidade como um todo, como se
fosse possível ser de qualidade ao entrar na escola e piorar a qualidade ao
sair dela".
O autor da uma dimensão forte em relação ao ensino de qualidade e uma educação
de qualidade, Educação, como a promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual
e moral de uma pessoa,é um processo que envolve o desenvolvimento de todas as
características humanas, podendo ser também considerada como uma integração para
o aprimoramento do ser humano.
Um ensino de qualidade depende de dois lados:
o professor e o aluno. O professor tem a obrigação de conhecer bem a
matéria e de saber, didaticamente, como explicar. O aluno tem a
obrigação de levar a aula a sério, com respeito, esforçar-se para aprender.
Ensinar de verdade, ensino de qualidade é pra quem realmente ama a profissão e se prepara para tal. Tem gente que simplesmente porque tem um mero certificado, diz sou um bom professor. O professor deve aprender a aprender sempre!Gostei da postagem parabéns professora.Continue postando.
ResponderExcluirOi fico feliz que pessoas anonimas entre no blog , goste das postagens e comente. Concordo, não podemos brincar de ensinar, temos que fazer jus a nossa missão, ser professor e acompanhar as transformações aprendendo sempre para dar o melhor aos nossos alunos.Volte sempre.
Excluir