MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CURIOSIDADES

Observação: Todas as curiosidades postadas nessa página foram resultado de leituras na internet.
As informações, caso sejam contraditórias, como não são da minha área de conhecimento, agradecerei se forem necessárias correções.



Inteligência pode estar associada a tempo mais longo de vida 




Experimento com abelhas demonstra que quem aprende rapidamente costuma resistir melhor a situações estressantes

Pessoas inteligentes vivem mais tempo. A correlação é tão forte quanto a existente entre fumo e morte prematura, embora não se saiba bem a razão disso. Um estudo recente sugere que, além de fazerem escolhas mais sábias no decorrer da vida, os longevos podem ter a biologia operando a seu favor. Intrigada com esse conceito, a bióloga Gro Amdam, da Universidade do Estado do Arizona e da Universidade de Ciências da Vida, na Noruega, realizou um experimento com abelhas européias – animais usados com freqüência como modelo neurobiológico para aprendizagem, com base em reforço positivo e negativo.

Na metodologia utilizada os insetos foram colocados individualmente em um tubo plástico e aprenderam a associar um odor a determinada recompensa alimentícia. Após uma ou duas tentativas, muitos já estendiam as proboscídea (estruturas semelhantes a línguas), na certeza de que receberiam uma gotícula açucarada. Outros, no entanto, apresentaram aprendizado mais demorado. Para simular envelhecimento, os mesmos animais foram expostos a um ambiente com alta concentração de oxigênio. Dessa forma, as células liberam radicais livres nocivos que rompem as membranas e causam apoptose – processo de morte celular programada pelo próprio organismo. Como os pesquisadores já supunham as abelhas que apresentaram maior facilidade em aprender sobreviveram por mais tempo: em média 58,8 horas. Os aprendizes considerados lentos suportaram, em média, 54,6 horas. Gro suspeita que a resiliência ao estresse geral talvez explique esse fato, já que os insetos mais resistentes foram os mesmos que rapidamente associaram odor à recompensa. A pesquisadora acredita que em humanos o processo pode ser semelhante. “Se forem desvendadas as diferenças biológicas subjacentes, será possível aliviar disparidades congênitas. Assim, existirá a possibilidade de ajudar todos a ter uma vida mais longa”.

Fonte: Revista Mente e Cérebro 


 O cérebro humano é diferente do dos outros animais? 

 
O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra! Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada!

 O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano. 

 O cérebro é responsável pelo raciocínio e controla todas as reações das pessoas. Por meio dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. Então, o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas. Por exemplo, quando espetamos o dedo em um agulha, a dor é o sinal que o tato envia ao cérebro. Este reage e envia a mensagem "tire o dedo" ao músculo. Essas mensagens correm a 385 km/h.
· O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.


VOCÊ SABIA?



 As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo a dormir.


VOCÊ SABIA QUE? 

-  Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa. 

-    Todas as células do nosso corpo precisam de oxigênio. Sem ele, elas não se conseguiam mover, reproduzir, e transformar a comida em energia. 


-  O menor músculo do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio. 


As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais. 
 Se uma pessoa usar "headphones" durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes. 


MAIS CURIOSIDADE!!!
Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto.
 O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

- · A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

- · As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais. 

·-  A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

- · O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.

Curiosidade sobre as unhas:

 
   


_ As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé.

-  As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda.

- Considerando-se mãos e pés, cada pessoa corta, no decorrer da vida, em torno de 58 metros de unha. Se uma pessoa tivesse cortado as unhas dos pés e das mãos 2 vezes por mês, aos 30 anos teria acumulado 7 quilos de unhas.

- "Onicófago" é quem tem o hábito de roer unhas.



  Coração

 
  - O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. Funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
  - O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém-nascidos, bate 120 vezes por minuto.· Em 1 minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. Tem 2 movimentos: sístole e diástole. A sístole, quando se contrai, faz a distribuição do sangue. Na diástole, ele descansa.
 - Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas.· É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.
 - O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia.

2 comentários:

  1. Nossa!!! eu não sabia que quem ruia unhas era onicófago!! muitas curiosidades, interessante, se avaliarmos pouco sabemos do nosso corpo. Bom, muito bom o blog, parabéns pelas postagens.Madalena PE

    ResponderExcluir
  2. Oi Já sou seguidora do blog, parabéns!! Oha estava pensando em fazer uma promessa para passar um ano sem cortar as unhas para deixar de roer, mas vejo que vão ficar enormes!!!! kkkksss vou diminuir o tempo pra não ser uma onicófaga!!!Lucicleide.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/