MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 5 de julho de 2012

BULLYING- COMO SOLUCIONAR?




 

 
A idéia de se trabalhar com o preconceito e o bullying de uma forma pró-ativa surgiu da parceria com instituições americanas que já lidam com está prática há muito tempo.
O sucesso já atingido pelo trabalho no Brasil permite o reconhecimento de mudanças importantes de atitude em decorrência do aprendizado adquirido.
Drogas, abuso do álcool, bulimia, fumo, bullying, cyber bullying, gangues, violência. Estes são, na verdade, sintomas de um problema ainda maior: a solidão.
O programa ajuda os jovens a se conhecerem melhor e a criarem vínculos de afetividade através de atividades que permitem mudanças realistas de suas atitudes.
Os alunos e educadores das escolas e universidades que participam do programa têm a oportunidade única de poderem compartilhar de seus medos, fraquezas, histórias de vida e sentimentos com amigos e colegas de uma forma aberta, honesta e transparente que oportuniza a sensibilização do grupo e a extinção de comportamentos violentos. O programa também pode ser desenvolvido em empresas.
Através de vivências marcantes e interativas, o programa leva adolescentes e adultos a uma exploração, cuidadosamente desenvolvida, sobre as formas como as pessoas se separam umas das outras, mostrando ao mesmo tempo como interromper este processo e começar a criar vínculos de afetividade e respeito em uma nova escola.
Os objetivos maiores do programa desenvolvido são: auxiliar no aumento da auto-estima e valorização do ser humano; mudar a pressão negativa sofrida pelos jovens em seus grupos para que estes se tornem um local de apoio e segurança; eliminar o conformismo com a colocação de apelidos, bullying, cyber bullying e todas as formas de violência, transformar o ambiente hostil em um local aonde professores e alunos se sintam seguros e cidadãos de uma nova escola.


Publicado em Escolas | Etiquetado Bullying, conflitos, cyber bullying, solução .
 

Um comentário:

  1. O bullying é um problema social, mas nas escolas é talvez onde mais acontece. temos que fazer algo contantemente, a afetividade deve sim ser trabalhada nas escolas dentre outras coisas...
    Muito bom seu trabalho, postando temas como esse.
    Marcos A. silva.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/