MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 5 de julho de 2012

BULLYING: DIGA NÃO! FAÇA A SUA NOVA ESCOLA.POR QUE OS AGRESSORES AGEM ASSIM?



O Bullying é um problema muito sério. Este tipo de comportamento pode fazer com que crianças e jovens se sintam magoados, assustados, doentes, solitários, envergonhados e tristes. Os “bullies” ou agressores podem bater, chutar, empurrar ou ainda podem falar mal, ameaçar, colocar apelidos maldosos ou intimidar as pessoas. Um agressor pode espalhar boatos mentirosos sobre alguém através do cyber bullying, pegar as coisas de outras crianças, tirar sarro de alguém ou deixar alguém de fora do grupo de propósito.  Alguns agressores ameaçam as pessoas para tentar fazer com que elas façam coisas que elas não querem fazer.

Bullying não é brincadeira
O Bullying é um problema enorme que afeta muitas crianças. Um terço de todas as crianças diz que já foi alvo de bullying. Ser alvo de bullying faz com que as crianças se sintam muito mal. O stress de ter que lidar com os agressores faz com que as crianças e jovens se sintam doentes.
A prática do Bullying faz com que as crianças não queiram brincar fora de casa ou ir para a escola. É difícil se concentrar nas tarefas escolares quando você está preocupado com a maneira como você vai ter que enfrentar o seu agressor. O Bullying aborrece todo mundo — e não somente as crianças que são os alvos. O Bullying pode fazer da escola um local assustador e pode ocasionar mais violência e mais stress para todo mundo.
O Bullying na internet ou cyber bullying é tão perigoso e assustador quanto a prática do bullying feita dentro das salas de aula.

Por que os Agressores agem assim?

Alguns agressores querem atenção. Eles podem achar que praticando o bullying vão ser populares ou vão conseguir o que querem. A maioria dos agressores quer se sentir importante. Quando eles intimidam outra pessoa, isto pode fazer com que eles se sintam poderosos e fortes.
Alguns agressores vêm de famílias onde todo mundo está sempre bravo e gritando. Provavelmente eles pensam que ficar bravo, usar palavrões e empurrar as pessoas é um jeito normal de agir. Alguns agressores simplesmente copiam o que vêem outra pessoa fazendo. Alguns também já foram alvos de bullying
Às vezes os agressores sabem que o que eles estão fazendo ou falando magoa as pessoas. Mas alguns agressores podem não ter idéia do quanto suas atitudes podem ser dolorosas para os outros. A maioria dos agressores não entende ou não se importa com os sentimentos dos outros.
Os agressores freqüentemente escolhem um alvo sobre o qual acreditam ter poder. Eles podem escolher crianças que se aborrecem facilmente ou que têm dificuldade para se imporem. Quando alguém tem uma forte reação, os agressores sentem que conseguiram o poder que queriam ter sobre aquela pessoa. Algumas vezes os agressores escolhem alguém que é mais inteligente do que eles ou que é diferente deles de alguma forma. Algumas vezes os agressores intimidam uma criança sem motivo algum.

Bullying: o que fazer?

A boa notícia é que crianças e jovens que são agressores podem aprender a mudar suas atitudes. Professores, coordenadores, orientadores e os pais podem ajudar. Os agressores podem mudar se eles aprenderem a usar os seus poderes de maneiras positivas e com respeito.  Por fim, se os agressores vão decidir mudar suas atitudes ou não, é uma escolha deles. Alguns agressores se tornam pessoas incríveis. Outros não aprendem nunca.
A melhor maneira de se eliminar o Bullying é promover o diálogo aberto, transparente e honesto sobre questões que oprimem jovens e crianças e criar assim uma nova escola!

Publicado em Escolas | Etiquetado agressores, apelidos, Bullying, intimidar .

4 comentários:

  1. O quem seria do ser humano se não tivesse solução, todos podem mudar depende da orientação, da cultura do meio e o processo educacional é muito importante.Muito boa essa publicação, continue postando professora.
    Marcos A Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos silva, obrigada pela visita e comentário, volte sempre sua contribuição é bem vinda!! abraços.

      Excluir
  2. o bully tem que acabar por que as pessoas que fasem a bully nao sao pessoas de deus mais sim do diabo sao pessoas tristes , chatiadas e muinto rebeldes que fasem o bully ,o bully nao pode comtinuar mais sim acobar

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a vocês que anonimamente participam do blog, seus comentários são importantes!! voltem sempre!!!!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/