MEUS SEGUIDORES

sábado, 28 de julho de 2012

PROJETO PEDAGÓGICO: " O TEATRO NA ESCOLA FORMANDO E INFORMANDO"





PROJETOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA ESCOLA.


Sou professora de ARTE no 4º NORMAL MÉDIO e no segundo bimestre teve como tema central o TEATRO. Gosto de  desenvolver com meus alunos projetos e vivenciá-los de forma dinâmica na sala de aula e socializar para os demais alunos da escola, visto que alunos do Normal médio se preparam para ser educadores e uma habilidade importante é  a desenvoltura em público.O teatro contribui para que o aluno perca a timidez e isto já é um fator importante.
·         A primeira  etapa do trabalho, foi pesquisas em diferentes fontes bibliográficas.

( (Mãe e filhos preocupados com a falta de alimentos e o pai doente


 
·         Segunda etapa, desenvolver coletivamente o projeto sobre teatro e sua importância.
·         Terceira etapa, escrever a peça teatral,escolha do  título, baseado na música ROMARIA, “ VIAGEM PARA A CIDADE GRANDE”.
Alguns temas foram destacados na peça: 

 ( Simulação da família saindo para o trabalho na roça)
 

·         Dificuldades que famílias carentes passam  e que muitas vezes contribui para a evasão escolar, por mudanças constantes de endereço, trabalhos temporários no campo e outro.
·         A preocupação da escola em manter contato com a família  dos alunos , em especial os evadidos.
·         A preocupação da família e escola com possibilidades de envolvimento com drogas pelos alunos.
·         O preconceito .
·         A fé na hora das dificuldades, etc

( Aluna simulando a mãe fazendo promessa com Nossa Senhora Aparecida)

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM-2012
DISCIPLINA: ARTE
TURMA: 4º Normal médio
PROFESSORA:Maria de Lourdes Duarte.
PROJETO: O TEATRO NA ESCOLA FORMANDO E ENSINANDO.

(Aluna simulando  a filha que vai viajar para a cidade grande)


JUSTIFICATIVA:
     No curso Normal Médio a disciplina Arte, destaca no segundo bimestre como foco principal O TEATRO. O Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para público em determinado lugar.
Tomando por base que o texto teatral é um texto narrativo que dispensa o narrador, uma vez que no teatro a história não nos é contada, mas “mostrada” pelos atores representando os personagens e que encenam,  em  virtude da falta do narrador, o diálogo constitui-se  o elemento determinante da ação dramática,  desta forma, o teatro na sala de aula é  um recurso forte para desenvolver habilidades nos alunos , vivenciando  trabalhos artístico explorando a dramaturgia e interpretações  variadas de textos.
     Vale lembrar que texto teatral escrito, e encenado, exige  elementos como  interpretação,o cenário, figurino, maquiagem, gestos, movimento a fala, etc. Através da dramatização ou peça teatral, várias habilidades podem ser  desenvolvidas nos alunos  porque  o  teatro é uma forma de entretenimento e de inspiração possuindo a total capacidade de unir pessoas de diferentes culturas, e na escola oferece possibilidades de informações, de educação e de lazer.
      Diante  dessa proposta inovadora, faz-se necessário nas aulas de arte, desenvolver projetos com temas educativos e de conscientização e outros,  para motivar   a interação dos alunos  para uma   aprendizagem de forma lúdica, porem muito proveitoso e significativa.


(Aluno simulando o filho feliz por está trabalhando e por seus pais deixar o preconceito de lado e aceitá-lo independente da sua opcão sexual)

OBJETIVO  GERAL:
Desenvolver nos alunos do Normal médio habilidades necessária para compreender que o teatro é uma forma de motivação importantíssima, para  os alunos  interpretar diferentes textos, bem como desenvolver a oralidade e a desenvoltura artística, explorando a dramaturgia, na encenação de peças teatrais.

( Simulação do reencontro dos pais com a filha na cidade grande)

ESPECÍFICOS:
·         Vivenciar projetos educativos utilizando a dramatização como possibilidade de informação e entretenimento;
·         Identificar o texto teatral como gênero;
·         Ler , analisar  e produzir uma peça teatral;
·         Conhecer a estrutura composicional do texto teatral;
·         Organizar o cenário de acordo com o texto apresentado;
·         Divulgar a culminância do projeto para a escola, como sendo um momento cultural.
(Momento de fé, aluna simulando pagando promessa que fez a Nossa Senhora Aparecida, Essas senas foram gravadas na matriz da nossa cidade).


(Aluna que fez a narração)


ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS:
·         Elaborar projeto, escolher o texto e destacar o tema chave a ser trabalhado.
·         Atividades de pesquisas e organização de trabalhos.
·         Utilização do laboratório de informática para pesquisas e organização de slaydes, vídeos, etc.
·         Atividades realizadas em grupo ou individual.
·         Utilização de imagens, textos, letras de músicas, vídeos vinculados na net.
·         Debate e apresentação de trabalhos na sala de aula.
·         Ensaios da peça.
·         Culminância do projeto – apresentação para a escola da peça teatral.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá durante  a vivencia do projeto, bem como a  interação dos alunos nas atividades.

10 comentários:

  1. Olá Lourdes,prazer em te conhecer,também sou professora na rede municipal,apesar de formada em Letras, prefiro os pequenos,fico feliz em poder contribuir com seu trabalho,no blog tem muitos trabalhos que inclusive foram desenvolvidos na escola nas aulas de Artes.Beijos querida e sempre que puder te visitarei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bimart, fico feliz com tua visita, realmente são maravilhosos teus trabalhos obrigada por sua contribuição. Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Boa noite professora, mais uma vez volto ao seu blog, parabéns pelo projeto, Arte é uma diciplina que podemos explorar muito os nossos alunos e vejo que você faz a diferença no ensino.Fica a sugestão: poste o vídeo da filmagem, será com certeza um material rico. Parabéns, professora Ana Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, este cantinho é nosso, volte sempre!1 Abraçoss

      Excluir
  3. Boa noite, seu blog é muito diverssificado, postagens de boa qualidade, esse projeto pedagógico na disciplina arte, perfeito, concordo com o amigo acima quando sugeriu a postagem do vídeo, trabalhos assim devem ser divulgados. Professores como você faz a diferença no ensino.Muitos dão as suas aulas e pronto, tenho filhos estudando e procuro acompanhar e observo tudo. boa noite, parabéns!!Apenas uma mãe, que procura se informar e apreciar as coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo comentário!! Obrigada seua participação é importantíssima!! Volte sempre e continue sendo esta mãe presente na vida dos seus filhos. Acompanhar a educação dos filhos na escola é uma grade prova de amor, Bjuss

      Excluir
  4. Lourdes amada de Deus, não te vi no café colonial das Blogueiras Unidas, ou estou enganada? Vai lá o café foi prolongado até amanhã, passei para te desejar uma semana abençoada, na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!! ja fui e fiquei atrapalhada sem saber onde me increver mas voltarei logo!!. Obrigadas!!! Um lindo dia.Bjuss

      Excluir
  5. Muito bom!! Parabéns aos alunos e a você professora. A valorisação do teatro na escola. Fantástico!!

    ResponderExcluir
  6. oi lourdes.sou professora de teatro, e confesso, que está sendo um grande desafio em plantar o teatro na escola, e por conta disso faço muita pesquisa para me atualizar,vi o seu trabalho e gostei muito.Parabéns.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte