MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 23 de julho de 2012

DIDÁTICA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO ( JOSÉ CARLOS LIBÂNEO)


 

 Sou fã de José Carlos Libâneo, trabalho com esse livro e outros,  com  alunos do Normal Médio e deixo algumas reflexões como sugestão. Agradecerei os comentários construtivos em relação ao tema.


Resumo e reflexão  do CAPÍTULO 02 - Didática e Democratização do Ensino Pgs: 33-39.

A didática como atividade pedagógica escolar.

A didática é uma disciplina pedagógica porque assegura a atividade pedagógica na escola. Como disciplina da pedagogia, a didática estuda o processo de ensino através dos conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem. É fundamental na formação dos professores, servindo para dirigir a atividade de ensino.
 Segundo Libâneo, a didática tem como seus principais elementos a instrução e o ensino. ela se utiliza da realidade como seu objeto de ensino, selecionando conteúdos metódicos e consegue estabelecer conexões entre o ensino e aprendizagem.
O processo didático de transmissão e assimilação do conhecimento resulta no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos de modo que possam assimilar com mais autonomia os conhecimentos sistematizados.
Para se entender a didática como atividade pedagógica, é necessário compreender o que significa instrução e ensino, a relação entre o currículo, metodologia, procedimentos e técnicas de ensino.
A instrução é o resultado da assimilação concreta dos conhecimentos sistematizados e a capacidade de desenvolvimento cognitivo.
O ensino consiste no planejamento da atividade didática, incluindo também  trabalho do professor como direção nas atividades de estudo dos alunos.
O currículo expressa os conteúdos da instrução, nas matérias de cada grau do processo de ensino. A metodologia é o estudo dos métodos e investiga os fundamentos e validades das ciências. Ela pode ser geral ou específica.

      Ensinar exige apreensão na preparação da criança e jovens para participação ativa na vida social, é caracterizada pelo trabalho do professor pela instrução e ensino indispensáveis a atividades conjuntas. Sabemos que sem escolarização não existe conscientização da população quanto a certos assuntos, a mesma oferece a possibilidade das pessoas terem seus pensamentos formados, personalidade, sabendo lutar pelo o que é seu por direito. Libânio, (1994, 35) cita Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática",
     O autor destaca os índices de escolarização no Brasil e a evasão na escola, como principais problemas na formação intelectual do seres, problemas estes que vem de uma falta de política publica competente que não consegue obter igualdade nas oportunidades em educação para todos, motivos esses causadores da evasão escolar e de um grande numero de analfabetos ainda existentes no Brasil.
     Para Libânio a mudança de atitude da sociedade depende da transformação escolar, ou seja, a escola é o principal meio de implantação de conhecimento intelectual, possuindo o mesmo, serão capazes de lutar por qualidade de ensino e outras questões que não nos favorecem. Um ensino de qualidade que proporcione aos alunos o domínio dos conhecimentos sistematizados e promova o desenvolvimento das capacidades intelectuais,na qual transcorre o processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, habilidades e hábitos. Assim possibilitando aos alunos o melhor domínio das materiais e métodos de estudo. Os professores são parte integrante do processo educativo, sendo importantes para a formação das gerações e para os padrões de sociedade que buscamos.
O compromisso social e ético dos professores
A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios (conhecimentos, métodos, organização do ensino) que assegurem o encontro do aluno com as matérias de estudo. Para isso, planeja, desenvolve suas aulas e avalia o processo de ensino. Pg.47
O compromisso social, expresso primordialmente na competência profissional, é exercido não âmbito da vida social e política. Como toda profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais onde se manifestam os interesses das classes sociais. 
     O compromisso ético político e uma tomada de posição frente aos interesses sociais em jogo na sociedade. Quando o professor se posiciona, consciente e explicitamente, do lado dos interesses da população majoritária da sociedade, ele insere sua atividade profissional – ou seja, sua competência técnica – na luta ativa por esses interesses: a luta por melhores condições de vida e de trabalho e ação conjunto pela transformação das condições gerais (econômicas, políticas, culturais) da sociedade. Pg. 47
     O professor tem o compromisso primeiramente em formar cidadãos que conheçam os seus direitos e deveres podendo atuar na sociedade, no ambiente familiar, no trabalho e na vida política também, saber em quem votar, escolher bem para quem vai nos representar e lutar quantos aos nossos direitos como cidadãos.O autor afirma que, como toda a profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais.
Ele diz que a democratização do ensino supõe um sólido domínio das matérias escolares, com especial destaqu á leitura e a escrita, como pré condição para a formação do cidadão ativo e participativo.Pg 44

Fonte bibliográfica:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática . são Paulo: Cortez, 1994- (coleção Magistério. Série formação do professor).



13 comentários:

  1. Muito bom o texto, porém os movimentos dos recursos audio- visuais utilizados´para enfeitar a página acaba retirando o foco na leitura dos textos.Na minha oipnião seria melhor que eles permanecessem, mas parados para evitar este tipo de problema.
    Desde já agradece,
    Ylma Ferraz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como o meu objetivo é que os visitantes tenham sucesso em suas pesquisas, deletei os enfeites ejm movimento. Obrigada pela visita e por me comunicar. Volte sempre.

      Excluir
  2. Olá! Um outro problema que encontrei na página deste blog é que ela trava o tempo todo e temos que ficar reiniciando o computador e abrindo novamente o site.De repente é algo que não está bem configurado, mas fica a dica para que possa ser feita a melhora da página que é super interessante.
    Ylma Ferraz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ylma chemei uma pessoa que entende de blog, acredito que melhorou. Esta pessoa me orientou para que eu retirasse da página principal os blogs que sigo. Ou seja eles só serão mostrados na plataforma. A grande quantidade, pesava muito para navegar. Espero que tenha melhorado.Obrigada pela visita.Volte sempre.

      Excluir
  3. ola sou estudante de pedagogia,gostei da sua fala,me ajudou entender melhor.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Seja bem vindo! fico feliz que a postagem de José Carlos Libânio tenha te ajudado. Volte sempre, fique a vontade.Abraçoss

      Excluir
  4. muito bom o texto , me ajudou bastante ....quero fazer um blog.beijinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que a postagem serviu para seus estudos. Fique a vontade para navegar, tem outas postagens maravilhosas. Quanto ao blog, tente, iniciei sem saber nada de blog e ainda tem meses, em abril completa um ano, aprendi muito e o blog me supreendeu, com 562 seguidores , uma média de 800 a 1000 visualisações diárias, isto é muito bom, porque o objetivo do blog, é incentivar a leitura. Abraços, volte sempre.

      Excluir
  5. Muito claro o texto gostei muito!!! Agora preciso mesmo compreender melhor as diferenças entre Piaget, vygotsky e wallon. Ah, e como é difil entender!! Ajude-me!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, que bom que gostou da postagem. Quanto ao que me pediu, fique atento, vou pesquizar e farei uma postagem.

      Excluir
  6. Conteúdo muito bom, me ajudou demais. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Qual o objetivo e o objetivo especifico de didática e democratização de ensino ?

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/