MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE.






 

"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador".Paulo Freire

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".


"Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."
 Paulo Freire
- "Todo conhecimento é autoconhecimento".
 Paulo Freire
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”


- “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.
" A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente
e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos"


- "Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida
A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática".

- "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".


- "Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção"
Paulo Freire
Pesquisass e imagens cópias na web


4 comentários:

  1. Ola prof Lourdes, puxa quantas palavras sabias, gosto muito das citações de paulo freire, que foi um notável educador e pensador da historia da pedagogia. Parabens pelo post ... Beijooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, também sou fã dele. Um grada mestre , um grande pensador. Obrigada pela visita, volte sempre. Bjuss

      Excluir
  2. oi passando pra te desejar um ótimo feriado bjkas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ObrigAda DINHA!! PRA VOCÊ TAMBÉM!! Obrigada pela visita, volte sempre.Bjuss

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/