MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PROJETO: A MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA VIDA.





ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO
DISCIPLINA: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
TURMA: 3º NORMAL MÉDIO
PROFESSORA: Maria de Lourdes Duarte
 PROJETO: A MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA VIDA


OBJETIVOS:
GERAL:
Oportunizar aos alunos do Normal Médio, estudos relevantes ao que se refere a aprendizagem enfocando atividades que envolvam a matemática do cotidiano, preparando-os para se tornarem  futuros professores que valorizam o conhecimento de mundo dos alunos.


ESPECÍFICOS
Realizar discussões relacionadas a problemas do cotidiano ,tomando por base,   as estratégias utilizadas pelos adultos não alfabetizados para resolver  diferentes situações que envolvam a matemática no cotidiano diagnosticadas através de pesquisas;
·         Possibilitar aos alunos fazer o uso de cálculos através da utilização  de pesquisas em jornais e revistas;
·         Desenvolver com os alunos a análise crítica de seu cotidiano, através da interpretação de dados e problemas envolvendo diferentes situações de cálculo; 
·         Vivenciar projetos com temas que envolvam a matemática do cotidiano, de forma lúdica, dramatizando peças teatrais  e outros meios.

·         Incentivar os alunos a desenvolver o  conceito de cidadania,  ética e  moral
Nas aulas de Matemática.


·         Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fizermos;
·         Refletir a importância da matemática ser significativa e fazer parte da compreensão da realidade e da vida diária do  ser humano;
·         Desenvolver o raciocínio lógico e estimular a  curiosidade;
·         Encarar a matemática de  maneira mais natural, para que os alunos sejam capazes de construir  seu próprio conhecimento matemático;
·         Fazer cálculos em relação aos prejuízos que a escola tem mensal e anualmente, quando  carteiras são danificadas e outros equipamentos da escola;
·         Mostrar vários momentos em que a matemática se faz presente na vida do ser humano como por exemplo: na conta da água, da energia, etc. ;
·         Desenvolver de forma lúdica atividade que envolve  a matemática do cotidiano: dramatização de uma peça teatral : “ Economize a água pra sua conta não pesar no bolso , água é vida;
·         Apresentar de forma lúdica demonstrações de depredações do patrimônio público escolar e os prejuízos em relação ao orçamento gasto mensal e anualmente e conscientizar que depredação do patrimônio público é crime.

JUSTIFICATIVA:
A matemática é considerada uma disciplina muito difícil por parte da maioria dos alunos. Muitos se caracterizam impotentes diante de tantos números e fórmulas utilizadas em sua estrutura. Esta indiferença com relação à aprendizagem da matemática nas escolas tem sido atribuída à característica mecanicista com que tem sido ensinada em quase todas as escolas. No entanto,  a Matemática é parte necessária da formação do cidadão, não só porque expressa linguagem crucial da mente humana, mas igualmente porque o mundo que criamos em torno de nós tende a envolver-se, cada vez, em linguagens matemáticas. A matemática é muito importante para as nossas vidas. A matemática é uma disciplina fundamental na soma dos nossos conhecimentos. Muitos acham ou pensam que a matemática é como qualquer outra disciplina, mas sabemos que isso não é verdade, essa disciplina nos acompanha a onde quer que estamos até em situações simples do nosso cotidiano.
       Pensando na importância da matemática, na vida diária dos cidadãos, é que nos empenhamos em uma pesquisa que trouxessem luzes para clarear o desenvolvimento deste projeto, que servirá de orientação para os alunos do Normal médio, que se preparam para ser futuros professores que  poderem refletir, que o ensino da Matemática deve ir além da sala de aula porque ela faz parte da vida de todos.
    A matemática precisa ser significativa, fazer parte da compreensão da realidade, pertencer aos desafios de desconstruir e reconstruir a realidade. Alguns alunos interiorizam desde cedo uma autoimagem de incapacidade, em relação ao aprendizado da matemática, isto tem causado grandes problemas em vários aspectos da formação do ser, em um contexto sociocultural, algumas pessoas tem certo conformismo em demonstrar seu pouco conhecimento matemático, e com ironia dizem "sou péssimo em Matemática". Muitas vezes essas dificuldade , esses traumas, vem da base, ou seja, dos anos iniciais de aprendizagem que não foram devidamente explorados.No curso Normal Médio, prepara-se futuros profissionais da educação, desta forma é importante desenvolver projetos que mostrem a diferença de uma pedagogia tradicional e ultrapassada e  uma pedagogia construtivista e inovadora. Esse projeto  sendo vivenciado na disciplina Didática da Matemática além de  explorar os conhecimentos relacionados a matemática do cotidiano, prepara didáticamente os alunos,  para se tornar  educadores que valorizem  o conhecimento de mundo dos alunos, por isso a importância deste projeto.


DESENVOLVIMENTO:
·         Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e organização de material escrito.
·         Organização de vídeos ou  slaydes  que enfatizem o tema: a Matemática na escola e no cotidiano.

·         Escrever peça teatral   para ser encenada,  demonstrando diferentes situações em que a matemática faz parte da  vida do ser humano.

·         Organização de murais, cartazes e outros materiais de conscientização.

·         Culminância do projeto , apresentação de uma peça de teatro simulando o comércio em uma feira livre.



A DIRETORA DANIELLE E A DIRETORA ADJUNTA ANDRÉIA, APOIANDO OS ALUNOS NA VIVENCIA DO PROJETO. 
 
              

 ALUNOS SIMULANDO UMA FEIRA LIVRE.



   

   























 

 ALUNOS ASSISTINDO A PEÇA.

Segundo Marcos Noé, graduado em Matemática, noções básicas naturais de Matemática são aprendidas antes mesmo do ingresso na sala de aula, situações ligadas às formas geométricas, quantidades, espaço e localização fazem parte dos momentos de qualquer criança. Parte dessa experiência é aproveitada nas séries iniciais e posteriormente no ensino fundamental.

Uma boa parte da vida escolar do jovem é centrada na sala de aula, que precisa dispor de todos os requisitos básicos, buscando aproveitar a perspectiva do aluno. O ambiente da sala precisa ser um lugar onde o aluno esteja disposto a pensar os problemas e as diferentes formas de resolução, através da criatividade própria.

AVALIAÇÃO:
·         A avaliação dar -se-á sistematicamente durante a vivência do projeto:
·         Interação dos alunos
·         Participação na  atividades em  grupo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 BRASIL, Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais/Matemática ? Vol. 3, 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental. MEC/SEF, Brasília, 1998.

BOGDAN, Robert C. BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à teoria e métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
 Vitorio Helatczuk   http://www.cefapropontes.com/


Fotos: Todas as fotos são dos alunos da Escola Raimundo Honório e as mesmas encontram -se arquivadas na referida escola.


























4 comentários:

  1. Oi flor bom dia que nossos dias sejam muito iluminado adorei esta postagem que vc fez sobre a matemática na escola e na vida realmente nós usamos ela pra vida toda, menina eu era péssima nesta matéria minha nota era sempre 6 ou 7 que naquela época era letra, C e as vezes conseguia um B nunca consegui entender esses números eu tinha que sempre ter aulas particular nesta matéria ainda bem que meu filho não puxou a mim ele adora matemática,tbm gostei muito da mensagem do dia tenha um dia maravilhoso e muito abençoado Bjsss da Danzoka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Dany! que bom que gostou, elogios vindo de você é muito bom mesmo. Então minha querida, quase todas as crianças tem dificuldade na alfabetização em matemática e estas dificuldades vão até o final do ensino Fundamental, o que não deveria acontecer.O aluno deve aprender e compreender no que irá aplicar na vida, a aprendizagem deve ser significativa.
      Ha! e a mensagem é linda mesmo. Obrigada volter sempre!!!!Bjusss

      Excluir
  2. Concordo com você Dany muito boa esta postagem. Projetos assim nos mostra que é possivel de forma interdisciplinar ensinar matemática e fugir da decoreba tradicional, se bem que a matemática e decoreba mais compreensão. Parabéns professora que você prepara futuros professores mostrando isto. O ensino deve ser significativo, ou seja o aluno aprender e saber aplicar na vida ou para que serve... Parabéns!!
    Venho bisbilhotando seu blog já tem um tempo e posso dizerque entre outros é o que se pode chamar: site de qualidade e que posso indicar para meus filhos e filhas add no favorito. Abraços. Carla, apenas uma mãe cuidadosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Parabéns por ser uma mãe cuidadosa. Sabemos que na net tem coisas boas, mas indesejáveis também por isso devemos observar sempre os sites que nossas crianças e adolecentes visita. Obrigada por indicar o meu pra seus filhos, fiquei feliz!!.
      Obrigada pelos elogios ao projeto. Gosto muito de vivenciar projetos com meus alunos porque todos interagem e participam do processo ensino aprendizagem mais ativamente. Voltre sempre, fique a vontade este cantinho é nosso. Bjuss Ha! se você tiver email, pode ser uma seguidora, ficarei feliz.Fica na paz de Deus.

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte