MEUS SEGUIDORES

domingo, 11 de novembro de 2012

MENSAGEM DO DIA 11-11-2012 " NÓ DA AFETIVIDADE".



                      O Nó Afetivo

Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho pra se dedicar a entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana. Quando ele saia pra trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele todas as noites dava um nó na ponta do lençol que o cobria Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.
O nó era o meio de comunicação entre eles. A diretoria ficou emocionada com aquela história singela e emocionante. E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola...
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazer presente, de se comunicar com o filho. Aquele pai encontrou a sua, simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos-nos do principal, que é a comunicação através do sentimento.
Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias. É válido que nos preocupemos com os nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.
Para que haja a comunicação é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo de escuro.
A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor.
Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho. E você? Já deu algum nó afetivo no lençol do seu filho hoje?

Fonte de pesquisa: Mensagem e Lições de vida
Imagem: Cópias do Google

10 comentários:

  1. Quanto mais desses nós dermos, mais poderemos nos sentir bem! Linda! beijos,chica e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!! tem nó na vida que vale a pena, outros só Nossa Senhora Desatadora dos Nós pra desatar!! Bjuss volte sempre!1

      Excluir
  2. Olá amiga: não há nada melhor do que o "nó" do amor. Linda mensagem.
    Bj e boa semana
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!! Verdade!! Obrigada pela visita, volte sempre. Bjuss

      Excluir
  3. Oi minha linda, que mensagem linda e emocionante, nós pais temos muito amor pelos filhos mas as vezes não sabemos demonstrar esse belo sentimento. Fui mãe muito cedo tinha 16 anos e tentei da melhor maneira ser presente, mas hoje vejo que de alguma forma tive sucesso por que meus filhos tem tanto amor por mim que me emociono. Sempre lembram do sacrifício que fiz para dar a ele as coisas mias simples.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida! Obrigada pela visita, seu comentário é muito importante. Obrigada volte sempre!!

      Excluir
  4. Amo esse texto..
    Mesmo com o tempo corrido que temos.. o importante é nunca deixarmos de demonstrar aos que amamos o quanto são importantes e o quanto os amamos..
    Um beijo carinhoso viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha querida! e a vida passa rápido demais!! Obrigada pela visita, volte sempre. Bjuss

      Excluir
  5. Oi flor já estava sentindo sua falta no meu cantinho eu reparei que pela manhã não tinha postagem suas fiquei preocupada mas agora estou aliviada acho que já me acostumei entrar no meu cantinho e ver a sua mensagem do dia também é cada mensagem uma mais linda que a outra lindinha tem um selinho pra você lá no blog segui link pra você buscar e simples mas de coração http://danzoka.blogspot.com/2012/11/selinho.html
    tenha uma noite iluminada fica com deus Bjsss da Danzoka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, andava muito de casa para o trabalho e aida estou me recuperando de uns problemas da saude, tenho que que me cuidar e pensar um pouco mais em mim, dai resolvi sair um pouco, o cardiologista que pra mim também é um psicólogo me aconselhou. Obrigada pela visita, irei pegar o selinho!! obrigada!! Bjuss

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte