MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

EXCURSÃO COM ALUNOS DA ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, REFUGIO ECOLÓGICO CHARLES DARWIN..




EXCURSÃO COM OS ALUNOS DA ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- PE Reserva Florestal Refúgio Ecológico Charles Darwin


A aprendizagem dos alunos não só acontece na sala de aula. Professores de Biologias e outras disciplinas, organizaram excussão com os alunos da Escola Raimundo Honório para a  Reserva Florestal Refúgio Ecológico Charles Darwin


Refúgio Ecológico Charles Darwin-Reserva da biosfera da Mata Atlântica
Localiza-se a cidade de Igarassu ao Norte de Pernambuco onde é realizado um trabalho pioneiro de pesquisa e educação ambiental. A iniciativa de preservação da Zona da Mata é implementada desde 1950 recolhendo informações sobre a fauna e a flora regionais
A aula Didática Pedagógica, foi riquíssima, e tivemos como Monitor o Biólogo Roberto que sabiamante  orientou e ensinou à todos.
Vamos conhecer um pouco da reserva:

Missão
Monitor Roberto
 Refúgio Ecológico Charles Darwin - Igarassu- PE / Brasil


"Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica"
O Refúgio Ecológico Charles Darwin (RECD) é uma instituição particular sem fins lucrativos, sediada em uma área de 60 hectares de Mata Atlântica no município de Igarassu, litoral norte de Pernambuco, a 34 Km da cidade do Recife.
O RECD foi inicialmente criado em meados da década de 50, com o objetivo de garantir área de descanso e reprodução de espécies nativas da região, que ali encontraram abrigo seguro.
Em 1988 teve início a sistematização de suas atividades como centro de pesquisas, destacando-se as áreas de:

1-Conservação e preservação de florestas
2-Pesquisas Científicas
3-Educação Ambiental
4-Divulgação e Auto-sustentação.



O RECD tem como objetivo principal oferecer a seus visitantes um trabalho de excelente qualidade onde são abordados os temas mais diversos em relação à conservação e preservação da mata atlântica e seus rebatimentos sobre as nossas vidas.
Informações gerais
O Refúgio Ecológico Charles Darwin (RECD) tem se constituído ao longo dos seus 24 anos num importante espaço de atividades educacionais ligadas ao meio ambiente para diversas áreas da sociedade como um todo, são escolas de vários níveis, Universidades, centros de pesquisas e o público em geral que em pequenos grupos visitam o RECD na busca do conhecimento sobre a biodiversidade e as curiosidades que a mata atlântica exibe e, encontra no refúgio, local seguro, bem conservado, propício a essas práticas.



Descrição
Situa-se numa área de 60 hectares de mata atlântica, no município de Igarassu, litoral norte de Pernambuco a 34 km do Recife. Tem como característica principal, ter sua área total composta por uma floresta altamente preservada, entrecortada por rios de água cristalina, agregando em seu interior uma fauna e flora exuberante o que o torna um local propício a práticas educacionais e investigações científicas.
Informação Geral
O Refúgio Ecológico Charles Darwin é uma Reserva Ecológica particular sem fins lucrativos,criado em meados da década de 50, com o objetivo de garantir área de descanso e reprodução de espécies nativas da região, que ali encontraram abrigo seguro.

(

O Bicho Preguiça, só vive no alto das árvores, fica no solo se seis em seis dias para fazer as necessidades e volta. No chão não anda rasteja).



PRÊMIOS
Por seu desempenho em defesa da Mata Atlântica o Refúgio Ecológico Charles Darwin, recebeu várias homenagens e prêmios. Em 1995 foi indicado ao Prêmio Muriqui pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), em 1996 recebeu o Prêmio Vasconcelos Sobrinho concedido pela Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH), em 1998 uma homenagem especial da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA/PE), em 1999 recebeu Voto de Aplausos da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, pelos relevantes serviços prestados a causa ambiental no Estado, em outubro de 2000 o RECD foi eleito Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo CNRBMA, através do programa MAB- UNESCO.

Obrigada aos Monitores  que nos acolheram e nos ensinaram maravilhosamente bem.


Fontes de Pesquisas: http://www.facebook.com/pages/Refúgio-Ecológico-Charles-Darwin/

 http://biologiaufrpe.blogspot.com.br

Fotos: Tiradas durante estudo na excussão por professoresm e alunos.




6 comentários:

  1. Olá professora lourdes, meu nome é Ana Clara, sou bióloga mas infelizmente não estou trabalhando na minha área. Tudo que sonho um dia é exercer minha profissão , ser bióloga atuante e seguir carreira.fiquei apaixonada por seu artigo, esta maravilhosa excussão com alunos para a Reserva Biológica em que eu e meus colegas fizemos estudos na área. Lembrei de todos os momentos ricos que vivenciamos na mata e quanta saudade me bateu. Amo animais, amo a natureza e amo a vida. Parabéns aos professores e alunos, concordo com você: Alunos não só aprende na sala de aula, com certeza foram momentos ricos, conheço o monitor maravilhoso!! Obrigada por compartilhar no seu blog esse lindo trabalho de vocês. Leve o meu abraço a todos, alunos e professores. Uma curiosidade, todos são Biólogos! Se não parabéns também aos demais, a reserva tem conhecimentos para todos ai tem muitas vidas.Parabéns! já add no favorito seu blog, voltarei outras vezes com mais tempo. Abraçoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Clara! li atentamente seu lindo e importante comentário. Em primeiro lugar quero agradecer sua avaliação porqu é muito importante para nós blogueiras saber que nossas postagens são aprovadas porque esse cantinho é de todos. Que bom saber que uma Bióloga que já fez excussões para estudos nesta reserva se emocionou lembrando do seu período de estudante. Querida continue lutando pelos seus sonhos, a falta de opções na tua área neste momento não significa dizer que você não irá conseguir. Vai sim invista nos seus sonhos, continue estudando na tua área e você será uma vencedora.Sua participação foi muito importante, são os visitantes, e seguidores que impulsionam a continuidade do blog.Direi sim aos colegas professores e darei o seu abraço. Rece um abraço de todas desde já. Obrigada, e quando voltar a este espaço, participe, para ser seguidor basta ter email, será um prazer te ver sempre aqui. Bjusss Volte aempre. Lute pelos seus sonhos.

      Excluir
  2. Minha amiga! Parabéns por um post tão lindo e tão completo! E obrigada por partilhar, pois além do passeio maravilhoso, existe todo um aprendizado....Um abençoado e feliz fim de semana de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Elaine, vindo de você essa aprovação, é maravilhoso. Realmente foi um dia riquíssimo de aprendizagens para todos. Obrigada uma linda tarde e um final de semana abençoado. Bjus

      Excluir
  3. Oi flor adorei o post natureza e tudo de bom, sempre que posso vou para o sitio descansar e respirar aquele ar puro, tenho certeza que vc curtiu cada minuto deste passeio, o meu baby está um pouco gripado mas e esse tempo seco eles ficam tão enjoadinhos mas logo vai melhorar tenha um lindo fim de semana Bjsss da Danzoka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany! É muito bom respirar o ar puro de um sítio, longe da poluição. Realmente foi uma excussão maravilhosa emj todos os sentidos. Que pena seu principe um pouco dodoi, mas é o clima mesmo. Desejo melhoras, Bjuss uma linda tarde e um final de semana filiz.

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/