MEUS SEGUIDORES

terça-feira, 10 de abril de 2012

MENSAGENS E TEXTOS FILOSÓFICOS.


As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais.
Sêneca


A alegria da alma constitui os belos
dias da vida, seja qual for a época.
Sócrates




A história é testemunha dos séculos, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, mensageira do passado.
Cícero Marco Túlio

- UM FILÓSOFO É UM HOMEM QUE VIVE, VÊ, OUVE, SUSPEITA, ESPERA E SONHA CONSTANTEMENTE COM COISAS EXTRAORDINÁRIAS, QUE FICA SURPRESO COM SUAS PRÓPRIAS IDEIAS COMO SE VIESSEM DE FORA, DO ALTO E DEBAIXO, COMO POR UMA ESPÉCIE DE ACONTECIMENTOS E DE RAIOS DE TROVÃO QUE SÓ ELE PODE SOFRER".
Trecho de Nietzsche Além do Bem e do Mal da Coleção e Obras do Pensamento coletado por Joe Gazio


- Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Confúcio

- A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friedrich Nietzsche


- Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
Aristóteles



- Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.
Friedrich Nietzsche

- Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu. Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição.
Friedrich Nietzsche

- Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.
Confúcio


- Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...
Aristóteles

- O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.
Sócrates


- Qualquer pessoa pode encolerizar-se. É fácil. Mas encolerizar-se com a pessoa certa, no grau certo, no momento certo, pela razão certa e da forma certa - isso não é fácil.
Aristóteles


Alimente a sua alma com amor, cure as suas feridas com carinho.
Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades,
mas não enlouqueça por elas.
Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.
Alague seu coração de esperanças,mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar,volte!
Se perceber que precisa seguir,siga!
Se estiver tudo errado,comece novamente.
Se estiver tudo certo,continue.
Se sentir saudades,mate-as.
Se perder um amor,não se perca!
Se o achar,segure-o!
Circunda-se de rosas,ame, beba e cale.
O mais é nada....
( Autor desc.)

- A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.
Aristóteles


- Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos aos, estes ainda reservam prazeres.
Sêneca


- Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar.
Sócrates



- Hoje, não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.
René Descartes


- Quem for fundamentalmente um mestre, apenas toma a sério tudo o que se relaciona com os seus discípulos, - incluindo a si próprio.
Friedrich Nietzsche


O homem retrata-se inteiramente na alma; para saber o que é e o que deve fazer, deve olhar-se na inteligência, nessa parte da alma na qual fulge um raio da sabedoria divina.
Platão

 - Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. 

- ninguém, exceto tu, só tu.
Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias.
Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar.
Onde leva?
Não perguntes, segue-o!
Friedrich Nietzsche

- A ignorância, ou melhor, a demência humana é tão grande que alguns são levados à morte justamente pelo medo da morte.  Sêneca

- Aquilo que foi doloroso suportar torna-se agradável depois de suportado; é natural sentir prazer no final do próprio sofrimento Sêneca



- O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo.
Confúcio

- As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais.  Sêneca

- É grande quem usa vasos de argila como se fossem de prata, mas não é inferior quem usa vasos de prata como se fossem de argila. Uma alma fraca não sabe suportar a riqueza. Sêneca


- É válido procurarmos conhecer a que má e penosa servidão nos sujeitamos quando nos abandonamos ao poder alternado dos prazeres e das dores, esses dois amos tão caprichosos quanto tirânicos. Séneca

 - Não é que nos falte valor para empreender as coisas por elas serem difíceis; mas elas são difíceis precisamente porque nos falta valor para as empreender.  Sêneca

-  Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte. Sêneca

-  Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes.  Sêneca

 - Quem vive na tranquilidade, que seja mais ativo; quem vive na atividade deve encontrar tempo para descansar. Segue a natureza: ela te lembrará que fez o dia e a noite.  
  Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros.  Sêneca

-  Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.  Sêneca



- Uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde. Sêneca


TALES DE MILETO

- Um sofista se aproximou de Tales de Mileto, um dos Sete Sábios da Grécia Antiga, e intentou confundi-lo com as perguntas mais difíceis. Porém o Sábio de Mileto esteve à altura da prova porque respondeu a todas as perguntas sem a menor vacilação e assim mesmo com a maior exatidão.


1 - Qual é a coisa mais antiga?

-- Deus, porque sempre tem existido.

2 - Qual é a coisa mais formosa?

-- O Universo, porque é obra de Deus.

3 - Qual é a maior de todas as coisas?

-- O Espaço, porque contém todo o Criador.

4 - Qual é a coisa mais constante?

-- A esperança, porque permanece no homem depois que haja perdido todo o mais.

5 - Qual é a melhor de todas as coisas?

-- A virtude porque sem ela não existe nada.

6 - Qual é a mais rápida de todas as coisas?

-- O Pensamento, porque em menos de um minuto pode voar até o final do Universo.

7 - Qual é a mais forte de todas as coisas?

-- A Necessidade, porque faz com que o homem enfrente todos os perigos da vida.

8 - Qual é a mais fácil de todas as coisas?

-- Dar conselhos.


Porém, quando chegou à nona pergunta, nosso Sábio disse um paradoxo. Deu uma resposta que, estou seguro, não foi jamais entendida pelo mundano interlocutor, e que, para a maioria das pessoas terá um sentido superficial. A pergunta foi esta:

9 - Qual é a mais difícil de todas as coisas?

E o Sábio de Mileto replicou:

-- Conhecer a si mesmo.




4 comentários:

  1. Oi! também ensino mFilosofia , gosto muito, mas não é fácil. gostei do seu blog, lindas postagens.
    Simone Pssoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada profª Simone Pessoa, realmente Filosofia é um pouco complexa, tem outra página que estou postando um pouco de conhecimento sobre filosofia, está no começo as postagens. Volte sempre, Abraços.

      Excluir
  2. gosto muito de filosofia e esses pensamentos postados estão lindos, não vou esquecer do seu blog, como diz Confúcio:O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo". pensamento postado por você professora. Parabéns! Profº Paulo-PB

    ResponderExcluir
  3. Oi professora
    gostei muito dos pensamentos...
    principalmente do que fala sobre a ignorância

    bjus
    Gabriela Ferreira 3° ano A manhã

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/