MEUS SEGUIDORES

sábado, 28 de abril de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL_ ESCOLA AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO.



UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SE PREOCUPA COM  O AMBIENTE E A TOTALIDADE DO PLANETA.

       O ambiente é a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: físico, químico e biológico tanto os naturais quanto os artificiais, tanto os orgânicos quanto os inorgânicos, nos distintos níveis de sua evolução. Até o homem e suas formas de organização na sociedade, onde a rede de intercalações existentes entre estes elementos se encontra em estreita dependência e influência recíproca.
      O equilíbrio e a sustentabilidade de todos estes componentes que compõem a fauna e a flora, depende exclusivamente de ações e conscientização do ser humano, que se enquadra, infelizmente, no ser que mais degrada a natureza.
     Mas a relação  do homem com a natureza sofreu ao longo dos tempos modificações. Vive-se atualmente em momentos de grandes conflitos entre a necessidade de crescimento econômico e a  conservação dos recursos naturais, reforçados pelo modelo de desenvolvimento capitalista  e esgotamento dos recursos naturais não renováveis, exige que todos, busque a melhoria da qualidade de vida do planeta, uma vez que todos os seres humanos são partes da natureza.
    A preocupação em relacionar a educação com a proteção do meio ambiente, vinha crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil. Várias atividades como “ estudo do “ meio” e conferências foram acontecendo.Porém a partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passaram a adotar especialmente a expansão da “ Educação Ambiental”, para qualificar iniciativas de Universidades, escolas, instituições governamentais e não-governamentais pelas quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais. Segundo o texto da Série Educação Ambiental, p51- ( 2000):
“A Constituição de 1988,( no art 225&1º VI), A Educação Ambiental Tornou-se exigência constitucional. Transformada em Lei e em conseqüência disso, tornou-se prática oficial por parte de todos os setores da sociedade.
  A Lei nº 9.794/99, que (...) Dispõe sobre a Educação Ambiental. Instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e da outra providência sancionada pelo presidente da República, em 27 de abril de 1999, após quase cinco anos de debates e discussões”.
      Essa lei acima citada, reconhece, em fim, Educação Ambiental como um componente urgente, essencial e permanente em todo processo educativo, formal e não formal.
     Sabemos que as leis existem e uma de suas funções é garantir direitos e deveres dos cidadãos, da sociedade, do poder público, mas eles só garantem de fato se houver participação efetiva dos cidadãos, para que essa seja cumprida.
    Não queremos com isso, passarmos a ideia de que a Educação Ambiental deva penetrar o universo escolar pela força, ou que só ensinamos os nossos alunos porque a lei existe. A política Nacional de Educação, como percebeu é programática de promoção, da Educação Ambiental em todas as modalidades de ensino. É por seu valor enquanto dado de grande importância da realidade social que a presença da temática ambiental  se impõe e já estava se impondo sem as leis nas salas de aula,
  não se concebe uma educação de qualidade que não prepara seus alunos para a vida e a conscientização da importância da preservação do meio ambiente.  Nunes, apud revista do Professor p5, 1991 diz:
 “ Devemos ter a consciência de que a Educação Ambiental deve iniciar quando o indivíduo nasce, preparando todos os níveis de educação formal e não formal e auto- educação até morrer. Ou seja entendemos a Educação Ambiental permanente”.
   Tomando por base o pensamento de Nunes reforçamos a idéia  de que a escola não pode e não deve ficar de fora da questão ambiental e da educação dos alunos. A transversalidade , propõe uma visão holística justificando o caráter interdisciplinar das atividades que envolvem o ensino.
   É importante que a escola permita aos seus alunos a experiência de se perceber como primeira porção da natureza ao seu alcance, e a aprender ao ingressar nas séries iniciais do ensino básico, até o Ensino Formal e não formal ea enfrentar de perto os problemas conscientizar-se de que os problemas ambientais também são nossos, e que todos nós  devemos fazer algo para protegê-lo, mesmo que pareça pouco, para solucioná-los pois somos todos cidadãos consumidores e vivemos no mesmo planeta. O pouco que fizermos a mãe natureza agradece e nós  é que saímos ganhando.




FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Texto da série Educação Ambiental do programa Salto Para o Futuro, Ministério da Educação, Secretaria Fundamental e Secretaria de Educação  a Distância MEC/SEED, Brasília DF,2000.
PARÂMETROS, Curriculares Nacionais meio Ambiente e Saúde – Temas Transversais, ( 1ª a 4ª séries), Ministério da Educação e do desporto, Brasília DF, 1997.
NUNES, Ângela, a sociedade das Crianças Uwe-xavante: por uma antropologia da criança. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000.


PENSAMENTOS: 



"Educação Ambiental é a nova forma de não fracassarmos na mudança de um mundo mais SUSTENTÁVEL e ECOLOGICO"
DanielMescouto Joven Ambientalista







"Poderíamos equivocadamente dizer que um dos maiores culpados pela agressão ao meio ambiente não seria exatamente o homem, mas sim o sistema em que vivemos".
Maxwell Vitor


..A preservação do meio ambiente
começa com pequenas atitudes diarias,
que fazem toda a diferença.
uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.
Natalia alves...Nathy


Quando a necessidade do meio ambiente superar a necessidade do consumo, a importância da consciência ambiental ficará evidente no mundo.
Ivo Leite


A ignorançia do homem chega a ser tão grande , que poluem o meio-ambiente , arvores e esquecem que estão sendo poluidos 2 veses mais.
Sem o ar puro, os animais acaba morrendo e muitas especies em extinção
Como um ser humano quer PAZ sendo que deseja o INFERNO
Para o meio-ambiente e para os animais indefesos?
Bboy Der
Como posso ser uma pessoa melhor comigo mesma, e com meus semelhantes e não valorizar o meio ambiente, que me deu tudo que tenho.
 Paula Horácio
Nossa... como é difícil as pessoas se conscientizarem á respeito do meio ambiente, meu Deus é lamentável a tamanha ignorância deles. Quanto mais se fazem campanha para alertar á população sobre os impactos, mais gente não compromissada aparece...
      Pb: M.kaúll Andrade.
Pensamentos, Natureza, Conscientizar, Meio ambiente


Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.
Preservação, Conscientizar, Meio ambiente
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.   Mahatma Gandhi
A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem.(Presevação, conscientização, Meio ambiente.)




A natureza é riqueza e sabedoria em abundância mostrando-nos que Deus nos criou para usufruir-mos de todas as coisa boas da vida.
 Zíbia Gasparetto 

Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.
Pensamentos, Ditados populares, Provérbios, Meio ambiente

A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência. Johann Goethe

Onde está aquela água tão limpa e despoluída. Será que é apenas um sonho ou uma esperança perdida?
Conscientizar, Meio ambiente, Água


Interage-se 24 horas com o meio ambiente: Lixo se joga nos coletores de rua. Alimentos nunca se joga fora. O homem tem que plantar e valorizar mais as culturas familiares no campo.
Bindes, Fá - Comidinhas




 A consciência da preservação do meio ambiente é uma necessidade que atinge diretamente a qualidade de vida do ser humano .( Autor desc.)




A preservação do meio ambiente consiste numa mudança de comportamento, onde unidos alcançaremos um mundo melhor.( Autor drdc.)





Para clarear a escuridão, mantenha acesa a chama da luta diária pelo meio ambiente.( Autor drsc.)




Preservar a natureza não é invenção é obrigação.
 Preservar é saber que haverá futuro para sonhar.( Autor desc.)



Por que derrubar uma árvore e não plantar outra?
Por que as pessoas não ligam muito pra essas coisas?
Por que estamos na pior transformação Climática do Planeta?

RESP. Por que muita das vezes são coisas simples que mudam tudo
" E POR SER SIMPLES POUCOS QUEREM FAZER "
DanielMescouto Joven Ambientalist





“Se você tem metas para um ano. Plante arroz Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” (Confûcio)







“Queremos uma justiça social que combine com a justiça ecológica.Uma não existe sem a outra.” (Leonardo Boff)



“A natureza faz pensar na unidade da variedade: as flores, ainda que diversificadas entre si, desabrocham juntas na estação que desperta, assim como os frutos amadurecem juntos na estação da colheita.” (Giancarlo e Valentino Salvodi)

“Tão importante quanto reciclar, é reciclar. Fale com outras pessoas da importância de se evitar o consumo excessivo de produtos. A escassez de recursos naturais e matéria prima pode interferir daqui a alguns anos em nosso meio ambiente.” (Deivison Cavalcante Pedroza)



É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo, destrói a si mesma.( Autor desc.)








"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"
Gandhi



"A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém"
Marina da Silva - Ministra do Meio Ambiente.



“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo
 




“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe









“Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.”
Deivison Cavalcante Pedroza

 
“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso."
Aristóteles

 







"Também me tornei próximo à natureza, e agora sou capaz de apreciar a beleza com a qual este mundo é agraciado."
James Dean





A terra é insultada e oferece suas flores como resposta."
Rabindranath Tagore



"A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo."
Dalai Lama






"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste."
Antoine de Saint-Exupéry





A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e dever de todos. Exerçamos a cidadania sócio-ambiental e fiquemos atentos para a proteção dos animais.( Angelica Cogo- Economista e ambientalista)






Meio ambiente é tudo o que está ligado com a natureza, e também com o ambiente em que vivemos. Infelizmente o homem não tem dado a menor importância para ele, a cada dia que passa ele vem destruindo o meio ambiente, por causa de dinheiro, poder e ambição de sempre querer mais e mais .Devido a isso o meio ambiente sofre as piores consequências como: Inundações, as pessoas sentem muito calor , e causa a extinção de muitos animais.

Para melhorar essa situação drástica é necessário que as autoridades competentes tomem as devidas providências para que o Meio Ambiente fique sempre preservado, sem nenhuma alteração.
Como diz a música de Roberto Carlos:
"Eu queria não ver o verde da Terra morrendo.
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos céus."
Neriane Alves










Seja íntegro. Não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas meio ambiente, preserve todo ele!
( Catarina)





"O homem argumenta, a natureza age."









"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo nosso vazio( Anônimo)







5 comentários:

  1. Lindas postagens sobre o meio ambiente, seu blog esta diversificado e esse tema me atrai muito porque todos n´s temos que fazer algo pelo planeta, mesmo que pareça pouco. parabéns!José Antõnio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé Antônio, obrigada pela visita e por comentar, que bom que adorou as postagens e que comunga do mesmo pensamento de que preservar o meio ambiente é um dever de todos. Volte sempre obrigada.

      Excluir
  2. Oi Profª já sou fã do teu blog, sempre dou uma passadinha para ver suas postagens e essa está demais, lindas e muito importante, meio ambiente, concordo com você tem que ser ensinado aos nossos alunos. Abraços Pfpª Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Professora Ana, é sepre uma alegria ler os seus comentários, eles estão sendo muito importantes para que eu possa continuar. Continue visitando, deixe sugestõs, só tenho a te agradecer. Bjus

      Excluir
  3. Realmente, se não educarmos os nossos alunos e desenvolvermos a consciencia cidadã e o amor a natureza, não estamos ensinando para a vida. Parabéns! Kely Silva.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte