MEUS SEGUIDORES

sábado, 21 de abril de 2012

A ESCOLA E A ALIANÇA COM A FAMÍLIA..ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- PE


A ARTE DE ENSINAR E EDUCAR  E A ALIANÇA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

A ESCOLA
Escola é...
O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas,
Quadros,programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.( Paulo Freire)

Refletindo as palavras de Paulo Freire, entendemos que ensinar é algo  muito  profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe do educando, é essencial  à  prática educativa  com propósitos de preparar seres humanos para à vida.   A garantia da oportunidade educacional para todos é fundamental, mas não basta. É preciso oferecer uma qualidade de ensino capaz de assegurar iguais condições de desenvolvimento educacional  para todos, na busca pela qualidade do ensino o paralelamente o desenvolvimento da consciência cidadã.
     Portanto, torna-se imprescindível, solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo do "saber articulado". Como   salienta  Freire, ‘ educar não é a mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida, senão não terá eficácia’.

     A articulação entre escola e espaço educativo permite potencializar um ensino significativo e ações mais ricas numa perspectiva da educação integral e  de um ensino vivo  e dinâmico, como investimento no desenvolvimento de todas as potencialidades  do educando, emocionais, físicas, sociais, e cognitivas.

   Voltando mais uma vez ao pensamento de Paulo Freire, ‘ educar é como viver, exige a consciência do inacabado porque a "História em que me faço com os outros (...) é um tempo de possibilidades e não de determinismo’(p.58). Ou seja, o conhecimento escolar precisa estar  ligado ao vivido e observado, para que o aluno possa chegar ao conhecimento sistematizado e a capacidade de abstração e generalização, formas mais elaboradas do pensamento desenvolvido por meio da abstração, comparação, análise e síntese. Por outro lado, cabe ao educando colocar-se ativamente como integrante da escola,  mantendo um olhar crítico sobre a realidade, vivenciando e valorizando  culturas, desenvolvendo  a consciência crítica e aplicando  os saberes ao mundo e a vida.

       Promover uma aliança entre escola e a família é importantíssimo, primeiro porque ela desempenha um papel fundamental na educação dos filhos e a escola não pode absorver toda responsabilidade sozinha. A família é um espaço importante para  o desenvolvimento de valores e se a escola é de fato como diz Freire’ O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas,Quadros,programas, horários, conceitos...’ a família não pode deixar de se incorporar nesse processo educativo. Isso implica partilhar lado a lado com a escola informações, responsabilidades, tomada de decisões e prestação de contas.
   Tendo em vista o que afirmamos sobre o valor da aliança com a família na escola, no ano letivo de 2011, a Escola Estadual  Raimundo Honório- Bom jardim PE:  Equipe Gestora, Coordenação,  professores, alunos e todos que fazem a escola buscaram desenvolver projetos que conquistasse a presença da família na escola. Em fim o compromisso com a educação dos alunos não é tarefa fácil e deve ser um trabalho de inclusão social da família e da escola como um todo. É importante que o espaço educativo seja dinâmico e ativo e este deva mobilizar estratégias tanto de qualidade de seu trabalho quanto na articulação com demais instâncias envolvidas para que o ensino seja  significativo e prepare de fato alunos para à vida.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
FREIRE, PAULO. A importância do ato de ler. 21. Ed. São Paulo: Autoeas Associados, Cortez, 1988. ( Polêmicas do Nosso tempo, 4).
----------------. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 ( coleção leitura).


PROJETOS DESENVOLVIDOS:
 
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE.
A Semana da Família na escola foi muito movimentada. Todos que fazem a escola foram envolvidos a participar dos  projetos  com  temas relevantes e educativos, incentivando os alunos a participar ativamente em todos os momentos das atividades sem se distanciar do foco do ensino das disciplinas, mostrando para as famílias que caminhando lado a lado com a escola o ensino toma um novo rumo e a educação de fato prepara os alunos para à vida.

O Primeiro NORMAL MÉDIO ficou com os Projetos: CÂNCER DO COLO DO ÚTERO e HIGIENE  DAS MÃOS.
Professora responsável: Lourdes Duarte
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.




PROFª IVANDUISE, ALUNA ELAYNE E PROFª LOURDES.




ALUNA ELAYNE FALANDO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E A IMPORTÂNCIA DE EXAMES PREVENTIVOS.



ALUNA  DO  ENSINO MÉDIO CUIDANDO DAS MÃOS DE UMA MÃE DE ALUNOS.

 

O TERCEIRO NORMAL MÉDIO ficou com os  Projetos  DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis,  CÂNCER DE MAMA E PREVENÇÂO e o Projeto  COMO TRATAR A ÁGUA.
Professoras  responsáveis: Ivanduise Maria e Ariane Cristina.
DISCIPLINA: Didática das Ciências Naturais.






Professora Ariane com os alunos(as) empenhdos(as)  no Projeto DST.


A Diretora adjunta, Professora Andréia falando para as famílias presentes da importância do momento.



A  EQUIPE GESTORA E COORDENADORES, ficaram com  o Projeto ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL. e a Organização da Paletra sobre Cancer de Mama com o Médico Genecologista Dr Sebastião.As mães participaram atentamente.

 Palestra sobre Câncer de mama, professores e família participando. Palestrante, Dr Sebastião.



A Diretora Danielle, sempre atenta a tudo!!!








PROFESSORES DE BIOLOGIA ficaram com os Projetos:  RECICLAGEM e  OS NUTRIENTES INDISPENSÁVEIS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL.







PROFESSORES DE LETRAS  ficaram com os Projetos  LEITURA É VIDA e LEITURA FORMA E INFORMA.
Professora Maria José, grande professora de letras, carinhosamante ZEZÉ, junto com a Professora Fernanda e alunos numa  apresentação  para as famílias.
Professora Priscilla, descontraindo as alunas antes das apresentações.

Professora Fenanda Borges vivenciando com as alunas o projeto e aproveitando para conferir a fala das alunas na hora que iriam  falar sobre a IMPORTÂNCIA DA LEITURA e a LEITURA QUE FORMA E INFORMA.


A ESCOLA ABERTA, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DÊRA E PROFESSOR RICARDO, TAMBÉM TIVERAM A SUA PARTICIPAÇÃO COM ALUNOS.




ALUNOS NA ESCOLA ABERTA, TÊM AULAS  DE VIOLÃO E OUTROS INSTRUMENTOS, COMO TAMBÉM, AULA DE CANTO.
GRUPO DE DANÇA.



 
ESSA É A ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, Pequena e pobre na estrutura do prédio, mas grande pelo que faz  e rica pela qualidade do ensino que oferece aos alunos. Parabéns  à  todos que fazem a escola, esse é o caminho para o ensino de qualidade.




21 comentários:

  1. Professora, já fui diretor de uma escola, e um dos pontos negativos entre vários de estar gestor
    numa escola, é a aproximação da família na escola. Muito difícil parece até que a responsabilidade de educar é só da escola, só aparece se tiver reclamações a faze. Vejo que essa escola luta para combater esse pensamento, desev projetos importantíssimos. Gostei muito parabéns a escola e se me parece a união de todos. Parabéns pelo blog é disso que precisamos boas informações. Profº Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Carlos, obrigada pela visita ao blog, seu comemtário foi muito importante fico feliz que um ex Diretor tenha gostado do Nosso trabalho e é importante salientar, a união numa escola faz a diferença e todos nós trabalhamos com um único propósito: Um ensino de qualidade para os nossos alunos.Volte sempre sua participação é importante.

      Excluir
  2. Boa noite minha querida.
    Aproveito para parabenizá-la pela belíssima iniciativa de divulgação das habilidades vivenciadas pelos dscentes e docentes da nossa querida escola que tanto contribui para a qualidade do ensino em nossa cidade. Falta colocar as fotos da abertura do ano letivo e o dia da família na escola.
    Profª Jailda Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida colega Jailda, prometo conseguir essas fotos que estão na escola porque foram momentos também muito importantes. Obrigada pela visita um grande abraço.

      Excluir
  3. Profª,pesquisando na net me chamou a atenção as tuas postagens, nela você mostra um trabalho que deve ser valorisado e muito. Concordo plenamente com você, ensinar é uma tarefa ádua. Concordo com o ex diretor Carlos que fez comentário nessa página, quando diz que família na escola é dificil, só pra reclamações. Entrtando não é impossível o caminho é esse, a valorisação do ensino e a interação de todos, educadores ,alunos, pais e professores e família.Parabéns a escola, Parabéns pelas postagens, parabéns a você professora.Profº Alvaro rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profº Alvaro Rodrigues, obrigada pelo lindo comentário, fico feliz que gostou e principalmente porque na visão de um educadoe, as postagens são significativas. Volte sempre sua participação é muito valiosa.

      Excluir
  4. PARABÉNS LINDAS POSTAGENS, DIVULGUE MAIS SEU BLOG ELE MUITO EDUCATIVO ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o blog é muito pedagógico, mas está organizadas as postagens de un jeito que mdão prazer em ler. Parabéns pelos trabalhos na escola, adorei os projetos, Parabéns pelo blog.
    Profª Simone Pessoa.

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG COLEGSA E AMIGA, PARABÉNS PELOS PROJETOS REALIZADOS COM MUITO EXITO, CONTINUE SEMPRE ASSIM dinamica e lutadora. O blog está no mmil muito bom!! Inês Cabral- Orobó PE

    ResponderExcluir
  7. Querida Inês, obrigada pela visita ao blog, obrigada pelo comentário, volte sempre!!! obrigada pelas lindas palavras ao meu respeito. BJUS

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a sua atitude de criar o blog, realmente a senhora tem muito o que mostrar. Seus projetos sempre bem desenvolvidos e envolventes que contribuem para o bom desenvolvimento de nossa Escola. Parabéns pela excelente profissional que a senhora. Um abração. Danielly Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Gestora Danielle, os projetos são da "nossa" escola, os méritos são de todos que trabalham com um único objetivo, o melhor para nossos alunos, um ensino de qualidade.
      Que bom que gostou do blog, estou alem de outras postagens, mostrar os trabalhos belíssimos da "nossa" escola. Obrigada, volte sempre.

      Excluir
    2. parabens pelo blog . adoreii as publicações todos muito liindos

      mayara luana

      Excluir
  9. parabéńs fico shoow o blog lindas publicações.. ass: sabrina braz

    ResponderExcluir
  10. parabéńs fico fechoso o blog cheios de otima opniões.. bjs ass::maria leyliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, fico feliz com sua visita ao blog, seja bem vinda! volte sempre.

      Excluir
  11. Parabéns querida pela iniciativa, a escola só pode caminhar em conjunto com a família.

    Beijos e obrigada pela visita tão especial.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Ivaneide, seus comentários me deixa feliz!! abraços.

      Excluir
  12. vou levar como exemplo para escola que trabalho, gostei muito.!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/