CONCEITO ANTIGO DA FILOSOFIA
Com
o termo filosofia quiseram os antigos
exprimir as primeiras tentativas de explicação universal das coisas, isto é, o
conjunto dos conhecimentos humanos. Os seus caracteres essenciais eram o saber
universal e finalidade unicamente teórica.
A ciência não se tinha particularizado
como hoje, e por isso oferecia ao filósofo margem para pesquisas e dissertações
em torno do objeto da teologia, das matemáticas, da física e das ciências
naturais, conglobadamente, pesquisas e dissertações que obedeciam ao método de
investigação desses conhecimentos.
É verdade que, desde a
antiguidade clássica, já as ciências particulares se iam esboçando pela
quantidade de observações que enriqueciam o seu patrimônio.
Sócrates, enxergando o homem
como o ponto de referência das investigações em torno do material e do
espiritual, não dizemos que restringiu, mas resumiu o estudo da filosofia no
seu estudo.
Platão e Aristóteles
partiram sempre do princípio de que a filosofia devia abranger a totalidade dos
conhecimentos, negando o nome de filósofos àqueles que não se ocupassem com a
sabedoria inteira.
( Patão e Aristóteles)
Platão não chegou a
sistematizar as ciências. O que para ele era a filosofia não ia além das
coisas, da natureza, da forma do universo, da essência do Estado, da alma, da
luz, do amor, da eloqüência e do saber, em torno de que se estabeleceu a sua
doutrina.
Foi Aristóteles quem começou
a sistematizar categoricamente o saber, criando dessa forma a lógica, a física,
a psicologia, a cosmologia, a zoologia, a metafísica, a ética, a política, a
economia, a retórica e a estética.
( Aristóteles)
Todas as ciências, enfim,
formando no seu conjunto a filosofia.
A história, porém, ficava
fora dessa classificação porque não era considerada ciência.
A história não tratava do
universal e não possui finalidade teórica, notas essenciais no antigo conceito
de filosofia.
Todas as tentativas que se
fizeram na antiguidade debaixo do nome de filosofia tiveram por fim um único e
universal conhecimento do mundo. Nisto consistia a sabedoria.
( Sócrates)
A---- A sabedoria
Para Aristóteles, a
sabedoria consistia no imediatamente necessário e na explicação do mediatamente
necessário por meio daquele.
( Platão e Aristóteles)
É pelo menos o que “o
estagirita” expressa na “Ética a Nicômaco”, servindo-se dessas palavras:
___________________, isto é, a sabedoria é inteligência e ciência.
Aristóteles falou, em várias
passagens de suas obras, de duas filosofias: primeira e segunda.
A primeira, a que trata dos
seres espirituais, e a segunda, a que se ocupada dos corporais.
Não há dúvida que se refere
a partes de um só todo. Também quando distinguiu a astronomia como uma
filosofia bem aparentada com as ciências matemáticas, não quis dizer que um
saber natural e particular pudesse ter o caráter de sabedoria separado dos
seres espirituais.
Se nós conhecêssemos, diz
Brentano, interpretando Aristóteles, toda verdade, é claro que seria também
objeto da sabedoria humana o primeiro princípio de todas as cosias, mas como
isso não acontece, temos que lhe assinalar por objeto outra coisa.
E como o horizonte do que
depende do primeiro princípio abrange tudo, não podemos considerar como objeto
da sabedoria humana, senão o conceito do ser em geral. Uma vez que o nome ser
não parece usar-se com um só sentido, cresce, de pronto, uma dificuldade. Ser é
tudo o que existe, mas não se trata da mesma coisa em todos os casos. Quando
dizemos que um homem, uma planta existe, a palavra existe, segundo Aristóteles,
se usa no seu sentido próprio e verdadeiro. Quando, porém, dizemos que o
virtuoso existe, não queremos senão significar que alguma coisa é virtuosa.
Tal qual, quando se emprega
o termo não-homem para exprimir que determina coisa não é homem.
O existente, pois, pode ser
tomado em muitas acepções. No sentido próprio, é um ser real; no impróprio, só
arbitrária e ficticiamente é que o é.
Ora, quando dizemos que o
objeto da sabedoria é o ser como ser, temos que tomar a palavra em um dos seus
muitos sentidos, podendo acontecer que alguma coisa fuja à acepção verdadeira
de ser, o que nos obrigada a uma redução à última causa, que é sempre a mesma,
isto é, o ser imediatamente necessário. Quer dizer, afinal, que o ser, próprio
ou impróprio, constitui o objeto da sabedoria, como era de opinião Aristóteles.
(*)
C
– Identificação da Sabedoria com a filosofia
Como
doutrinava “o peripatético”, a sabedoria identifica-se com a filosofia, que
Cícero no De Officiis definiu: Rerum divinarum atque humanaram causarumque,
quibiush&c ES continentur scientia. A finalidade da filosofia, como
a da sabedoria, outra não era senão melhorar os homens,torná-los virtuosos pela
prática do bem, consubstanciado nos deveres para com Deus, para com o
semelhante e para consigo mesmo.
Foi
por isso que Rousseau chegou a dizer que se a sabedoria não é a virtude, é pelo
menos o caminho que nos leva a alcançá-la.
( Rousseau)
Os
antigos chamavam-na também prudência, tendo-a considerado Platão como uma
virtude cardial do indivíduo ou do Estado.
( Platão)
D
– A sabedoria também é
ciência
Aristóteles
distinguia duas espécies de sabedoria: uma especulativa
que ele chamava propriamente sabedoria, sinônimo de ciência, tanto
intuitiva como demonstrativa, e que se refere à natureza absoluta das coisas; e
outra prática, ________, tendo por objeto os detalhes da vida e da conduta, as
relações contingentes e particulares da experiência.
E – o “ideal do sábio”
Depois
de Aristóteles o que se tem mais discutido nas escolas filosóficas para
assentar o critério da sabedoria, foi sem dúvida o “ideal do sábio”, isto é, do
homem que deve a sua virtude, por outras palavras, a sua felicidade,
exclusivamente ao saber.
Estóicos,
epicuristas e cépticos julgaram ter encontrado na imperturbabilidade a fórmula
satisfatória, que consistia na ausência de perturbações causadas pelas paixões.
A – Definições históricas
Assinalemos
algumas das mais célebres definições da filosofia.
A
filosofia para Aristóteles é a ciência dos primeiros princípios e das primeiras
causas.
( Santo Tomaz)
Para
Santo Tomaz, que a definiu scientia rerum per altíssimas causas, a filosofia
abraça todas as verdades acessíveis pela luz natural, e é o trabalho da razão
aplicado à investigação das verdades: de quibus philosophicx disciplinx tractant,
secundum quod sient cognoscibilia lumine naturalis rationis.
Para
Bacon é o saber racional, - ciência, no significado mais geral da palavra...
( Bacon)
Para
Descartes, também a filosofia é sabedoria, seja prática, seja cientifica...
Para
Kant é a ciência das finalidades últimas da razão humana.
Para
Conte, a explicação dos fenômenos do universo.
( Augusto Conte)
Para
Spencer, o saber completamente unificado.
( Spencer)
Não
podemos deixar de incluir no número destas definições a de Farias Brito, Maximé
quando ela parece uma adoção da que se atribui a Sócrates. Ei-la:
A
filosofia é a paixão pelo saber
Adotamos,
porém, por se nos afigurar bem lógica e verdadeira, a de Merecer, que não é
mais do que uma acomodação da de Aristóteles.
B – Definição adotada
A
filosofia é a ciência da universalidade das coisas pelas suas razões mais
simples e mais gerais.
Explicação:
a) É
uma ciência, isto é, rejeita os conhecimentos intelectuais espontâneos, as
opiniões, o conhecimento puramente histórico dos fatos e as conjeturas.
b) … da
universalidade das coisas, pois ao contrário das ciências particulares, abraça
todas as coisas.
c) …
pelas suas razões mais simples e mais gerais, uma vez que a filosofia abraça
todas as coisas, o seu objeto formal deve ser comum a todas.
II – Divisão da filosofia
Hoje, todas as ciências filosóficas
se acham classificadas dentro de dois grupos gerais, a saber, o das ciências
psicológicas compreendendo a psicologia experimental, a lógica, a moral e a
estética; e o da metafísica abrangendo a ontologia, a cosmologia, a psicologia
racional e a teodiceia.
1 – Ciências psicológicas
As ciências psicológicas são as que
estudam todos os fenômenos de consciência: ou na realidade da sua existência, -
temos aí apsicologia experimental, - ou
dentro de moldes perfeitos e uniformes, - temos então a lógica, a moral
e a estética.
a)
Psicologia
experimental
Esta estuda os fenômenos psíquicos e as suas
leis: os fenômenos representativos, afetivos e de atividade. Nisso se resume a
vida do espírito humano.
b)
Lógica
É a ciência que ajuíza das operações mentais
válidas ou não, e guia o espírito humano para a verdade.
c)
Moral
É a ciência que determina as leis de conduta
do espírito, estabelecendo o fim para o qual devem dirigir-se as ações dos
indivíduos. Visa o bem.
d)
Estética
A ciência que oferece regras à imaginação
para alcançar o belo, cujas questões, tão importantes na antiguidade, não se
distinguiram das do bem e da verdade.
A lógica, a moral e a
estética não são mais que aplicações práticas da psicologia experimental.
2 – Metafísica
É a filosofia propriamente
dita, uma verdadeira reflexão sobre os problemas gerais, relativos aos sumos
princípios de interpretação do mundo e à intuição universal da realidade, em
que ele se fundamenta.
A palavra metafísica tem sido tomada em muitos
sentidos, e já chegou até a desprestigiar-se consideravelmente. Entende-se
hoje, entretanto, por metafísica, ou ciência dos primeiros princípios, o estudo
dos verdadeiros conhecimentos filosóficos.
Divide-se
em:
a) Ontologia
É a ciência de ser
considerado em si mesmo, independentemente dos seus modos de manifestar-se.
Estuda o ser em geral.
b)
Cosmologia
A ciência que trata da
natureza fundamental e da origem das coisas sensíveis.
c) Psicologia racional
( A luta para vencer os obstáculos)
A ciência que trata da
origem e da natureza da alma humana.
d) Teodicéia
( Teodicéia, análise infinita do mundo)
A ciência que, pela luz
natural, prova a existência de Deus, justifica as suas obras, demonstra os seus
atributos e o torna conhecido intimamente relacionado com a alma humana.
FONTE
BILIOGRÀFICA:
CRUZ,Estevão,Compendio
de Filosofia, para usos das escolas.Ed Globo- Rio de Janeiro- Porto Alegre_ São
Paulo, 6º Ed 6ª- pgs; 13 - 20-1931.
OBSERVAÇÃO: Todas as imagens postadas nessa página, foram pesquisadas na internet.
Filosofia conceitos
Quem sou?
Por que estou aqui?
Como o mundo começou?
Existe um Deus?
Se você já se fez uma ou mais dessas perguntas, está a caminho
de se tornar um filósofo. Filósofo é aquele que pensa sobre o mundo e
se questiona sobre ele.
E Filosofia, o que é?
A palavra "Filosofia" significa amor pela sabedoria, do grego
philos (amigo ou amante) e sophia ( sabedoria ou conhecimento). A
Filosofia começa quando não tomamos mais as coisas como certas,
questionamos como as coisas são. Para Platão (428 - 354 a.C.), um dos
antigos filósofos que viveu há mais de dois mil anos, a filosofia é
fruto da capacidade do homem de se admirar com as coisas.
Uma historinha que nos explica bem o significado da filosofia e
sobre o que é ser filósofo é contada no livro O Mundo de Sofia, de
Jostein Gaarder. Nessa história, o autor compara o Universo a um
coelhinho branco tirado de uma cartola por um mágico, e nós, seres
humanos, ele compara com seres microscópicos que viviam nos pêlos do
coelho. Assim, os bebês e as criancinhas nascem nas pontas do pêlo do
coelho, mas, conforme elas crescem, vão se escorregando pelos pêlos e,
quando aquelas crianças já eram adultas, elas já estavam na pele do
animal. Como este lugar é bem quentinho e macio, estas pessoas acabam
se acomodando neste lugar e ali ficam pelo resto de suas vidas. Já a
explicação desta história é a seguinte: Os bebês e as crianças quando
nascem são extremamente curiosos, prestam atenção em tudo, realmente
reparam tudo o que as cerca, e, por isso, elas estão nas pontas dos
pêlos do coelho. Conforme estas crianças vão crescendo, elas vão
parando de se admirar com o mundo que as cerca, vão se "habituando" com
tudo, vão deixando de lado a curiosidade. Assim, elas já estão
escorregando nos pêlos em direção a sua base. Quando se tornam adultas,
elas já não têm mais curiosidade nenhuma sobre o mundo, elas acham que
tudo que acontece é normal, que nada é diferente, nada lhe chama a
atenção, ou seja, elas se acomodam com o mínimo de informações
necessárias. Estas pessoas já estão na pele do coelho e ali se
acomodaram e não tem perspectiva nenhuma de sair daquele lugar. Os
filósofos são aqueles que não querem se acomodar na pele do coelho,eles
questionam o mundo a vida toda, buscam respontas para suas perguntas,
pois amam o saber, o conhecimento. Assim, os filósofos são queles que
saem da pele do coelho e escalam seu pêlo, para chegar até as pontas do
mesmo, para assim poder olhar para todo o universo e, principalmente,
para tentar olhar nos olhos do grande mágico que tirou o coelho da
cartola!!!
Física, Química, Biologia e até Matemática já fizeram parte da
Filosofia. Mas, com o avanço da tecnologia, a filosofia e a ciência se
separaram. Então, para que serve a filosofia hoje em dia? Atualmente,
os filósofos são muito mais procurados por serem preparados para pensar
claramente sobre os problemas. É comum jornais e outros meios de
comunicação perguntarem a opinião de filósofos sobre os temas atuais.
Até governos, hospitais, museus e arquitetos pedem seus conselhos e
pareceres. Muitos filósofos trabalham em universidades. Eles ensinam
aos jovens como pensar e argumentar claramente estudando outros
filósofos.
Enfim, a filosofia impede a estagnação e desvenda o que está
encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder. Ela é a procura
da verdade, não a sua posse, como disse Jaspers, filósofo alemão
contemporâneo, concluindo que "fazer filosofia é estar a caminho; as
perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada
resposta transforma-se numa nova pergunta".
"O que a filosofia nos ensina é o risco de tomar por certo aquilo que
deveríamos prestar atenção cuidadosa, bem como a possibilidade de
descobrir, sob o prosaico comum e rotineiro, um universo de
extraordinária riqueza e variedade, diante do qual podemos somente nos
maravilhar." Frase de Matthew Lipman, filósofo norte-americano.
Olhar profª, li o que postpou sobre filosofia na antiguidade e gostei muito, observei que a fonte, foi de uma Ed muito antiga, como gosto de Filosofia, me interessou muito, gostaria que postasse mais desse autor, que confeço não o conhecia.Parabéns pelo seu blog, está um trabalho pedagógico muito bom. Profº Paulo- PB.
ResponderExcluirProfº Paulo fico feliz que gostou do texto sobre Filosofia Antiga, obrigada pelos elogios, volte sempre será um prazer.Obrigada.
Excluirolá professora Lourdes achei muito interessante os textos sobre filosofia; seu blog esta de parabéns e muito nos ajuda para um melhor aprendizado amei!!
ResponderExcluirSilvania
Gostei muito professora de conhecer um pouco sobre filosofia antiga achei tudo muito interessante. Parabéns!!!
ResponderExcluirRozineide
Oi Rosineide minha aluna!!! que bom que visitas o blog e que gostou destas postagens sobre filosofia. Volte sempre, esse cantinho é nosso. Abraços.
Excluirboa tarde, professora Lourdes... Gostei de metafísica(psicologia racial) por tratar da luta do ser humano para vencer os obstáculos em que a vida nos coloca. Acredito que nós seres humanos devemos ser realistas e não desistir fácil dos nossos ideais. UM ABRAÇO BEM CALOROSO DE SUA ETERNA ALUNA MARILHA 3 ANO 'A'
ResponderExcluirPor que a Filosofia impede a Estagnação ?
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