MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




                Dia da Consciência Negra 20 de Novembro




O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura .

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

 Segundo Matilde Ribeiro, “A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial. 

Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!” 


"É preciso lembrar sempre sobre o grande crime cometido contra os negros e lutar para que o preconceito, de qualquer tipo, jamais persista, para que as gerações futuras não tenham os mesmos motivos para envergonhar do que foi feito no"( Vida Curiosa)

FONTES DE PESQUISAS:
Matilde Ribeiro Mi http://www.planalto.gov.br/nistra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
http://www.trabalhosfeitos.com/
http://www.brasilescola.com/
http://www.brasilescola.com/sociologia/
 http://vidacuriosa.blogspot.com.br

Fotos: Retirada do Google.

2 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens em homenagem a raça negra. O preconceito ainda existe, este deveria já ter sido abolido definitivamente, todos são mfilhos do mesmo Deus e para Ele não exite cor de pele, este exemplo mé o maior para toda humanidade. Parabéns professora. Quero fazer uma resalve em relação ao seu blog, é um dos melhores que encontro. Educativo, cultural , ilustrado e com mensagens maravilhosas.sua fã apenas uma mãe cuidadosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde!!Com certeza não deveria existir preconceito, mas existe. Todos os seres humanos merecem ser felizes do jeito e como querem ser. Todos somos diferentes e como você falou, filhos do mesmo Deus e Ele ama a todos igualmente. Obrigada pela participação e elogios, fico feliz que gosta do meu blog e sempre está presente como seguidora e comentarista. Volte sempre!! Abraçoss

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/