MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MÃE TERRA, MÃE NATUREZA.



      De todos os elementos que Deus criou para glória Sua, e para utilidade dos homens, nenhum é certamente mais digno de contemplação do que a Terra, Mãe comum de todos os viventes.

     Ela nos faz ainda hoje o mesmo agasalho que fizera aos nascidos no princípio do mundo. Nem a multidão imensa de famílias que a tem habitado, nem a terrível inundação e naufrágio que ela sofreu com todos os seus filhos criminosos, nem as diversas e espantosas revoluções que a têm muitas vezes quase lançado fora do seu eixo, nem a longa sucessão dos séculos que tudo muda e consome, são capazes de esterilizar o gérmen fecundo de sua fertilidade.
     Ela será sempre, até  o fim do mundo, tão liberal e benéfica como foi no princípio...apesar da ingratidão dos homens, que parece que trabalham continuamente para destruir e aniquilar as suas naturais produções, e para consumir e enfraquecer a sua primitiva substância.

” - José Gregório de Moraes Navarro, Discurso sobre o melhoramento da economia rústica no Brasil, 1799  - Extraído do livro: Um Sopro de Destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista(1786-1888). José Augusto Pádua. Jorge Zahar Editor. RJ. 2002

9 comentários:

  1. Isto foi em 1789... de lá pra cá, muita coisa mudou, e acho que o planeta está perdendo a paciência com nossos desmandos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!! obrigada pela visita. Concordo com você amiga. Ainda falta muito para que a humanidade se conscientise de que se o planeta acaba, acabaremos juntos.Bjusss volte sempre.

      Excluir
  2. Olá Amiga Lourdes!
    Passei para te dar um abraço e desejar um lindo final de semana.
    Bjoosssss

    ResponderExcluir
  3. Passei para lhe fazer uma visita, gostei e já estou te seguindo,deixei um selinho para você no meu blog!espero sua visita!
    http://www.dicasdeartesanatoevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laninha pela visita e participação no blog. Volte sempre. Irei pegar o selinho. Bjuss

      Excluir
  4. Olá, professora Lurdes, excelente trecho do discurso de José Gregório! Mas dá tristeza saber tudo isso! Amo minha casa, meu Planeta Terra! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luisa! como é bom te ver aqui, obrigada por comentar. Volte sempre esse cantinho é nosso. Bjuss

      Excluir
  5. Obrigada Ani!! pra você tambem, volte sempre. Bjuss

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/