MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POLUIÇÃO DA ÁGUA, DOS RIOS E MARINHA.


O PLANETA PEDE SOCORRO, DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE PARA SALVA-LO, MESMO QUE PAREÇA POUCO.


POLUIÇÃO DA ÁGUA

Introdução 
 
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. 

Falta de água 

Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo  da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano. 
Nos dias atuais a realidade é outra, os problemas se agravam e sérias consequências  são percebidas, o planeta pede socorro.

Causas da poluição das águas do planeta 

As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquilífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aquífero situa-se em subsolo brasileiro.


Problemas gerados pela poluição das águas 

Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.



Soluções 

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.

Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.
 
Dicas para ajudar a diminuir a poluição das águas: não jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água. Não lançar esgoto doméstico em córregos. Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.



Fonte de pesquisa:
 http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/


  POLUIÇÃO DOS RIOS


Introdução


Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos.
Causas e Consequências
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais.
Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.
Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as águas dos rios. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.
A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.
Soluções para não provocar a poluição dos rios:
- Pessoas e empresas não devem jogar lixo dentro dos rios;
- Investimentos do setor público no tratamento de esgoto;
- Os governos devem punir rigorosamente pessoas e empresas que poluem os rios.
- Os governos não devem permitir a ocupação irregular próxima às margens dos rios.


Os rios mais poluídos do Brasil:

- Rio Tietê (principalmente na região da cidade de São Paulo)
- Rio Iguaçu (Paraná)
- Rio Ipojuca (Pernambuco)
- Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul)
- Rio Gravataí (Rio Grande do Sul)
- Rio das Velhas (Minas Gerais)
- Rio Capibaribe (Pernambuco)
- Rio Caí (Rio Grande do Sul)
- Rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro)
- Rio Doce (Minas Gerais)
- Rio Tamanduateí (principalmente na região da cidade de São Paulo)
- Rio Pinheiros (principalmente na região da cidade de São Paulo)
 

Exemplos de rios que foram despoluídos:

- Rio Tâmisa (Londres, Inglaterra)
- Rio Neiva (Portugal)
- Rio Sena (Paris, França)


Fonte de pesquisa:
 http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/




POLUIÇÃO MARINHA
O que é

 
Poluição marinha é aquela caracterizada pela presença de lixos sólidos e poluentes líquidos nas águas dos mares e oceanos, que são frutos de atividade humana. 
Principais causas da poluição marinha e poluentes:
- Petróleo, combustíveis e outros produtos químicos que chegam as águas dos oceanos quando ocorrem vazamentos em navios ou são descartados propositalmente por pessoas responsáveis por embarcações;
- Acidentes em oleodutos ou plataformas de petróleo que geram vazamento para as águas marinhas. Esse fenômeno é conhecido como Maré Negra;
- Lixos materiais (plásticos, ferros, vidros entre outros) que são jogados por pessoas que estão em navios ou jogados na praia;
- Lançamento de esgoto doméstico e industrial, sem o devido tratamento, nas águas. Grande parte do esgoto que chega nos mares e oceanos tem como origem os rios que receberam estes poluentes durante seu trajeto;
- Descarga de lama de dragagem;
- Deposição de resíduos radioativos ou perda acidental de submarino nuclear.

.

 Peixes mortos em consequência da poluição marinha
Problemas gerados (consequências) para o meio ambiente
- Prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico.
- Contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por pessoas.
- Mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados. Nos casos de vazamento de petróleo, também é comum ocorrer a morte de muitos pássaros que entram em contato com o petróleo.
- Águas das praias tornam-se impróprias para o banho.
- Alta mortandade, dependendo da poluição, de espécies animais marinhas.
- Degradação de regiões de mangues. 

Fonte de pesquisa:
 http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/
Imagens: Cópias do Google


12 comentários:

  1. Olá querida! Obg pela visita... Também te sigo. Parabéns pelo blog ^^ Bjoo Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone! Obrigada pela visita e por seguir meu blog. Volte sempre esse cantinho é nosso. Bjuss, uma linda noite.

      Excluir
  2. Oi Lourdes, agua é um dos bens mais preciosos que temos, pena que nem todos percebem isso. Sem contar que a poluiçao marinha deixa um estrago tremendo em nossos animais.
    Bjks e otimo findi semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Alice! Verdade se todos desse o devido valor, economisava e jamais poluia. Obrigada pela visita, volte sempre!! Bjuss

      Excluir
  3. Olá.
    Postagem muito legal assim como todo o blog,parabéns.
    Quer fazer parte do Portal de Blogs Teia, só os melhores blogs são convidados e o seu se encaixa perfeitamente.
    Se desejar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, elogios e convite. Com certeza irei conhecer seu projeto. Que bom que meu blog se encaixa nos padrões de um blog de qualidade. Agradeço muito. Abraçoss

      Excluir
  4. Lourdes querida...

    Sou mega preocupada com esta questão...
    Me assusta saber que tem pessoas que ignoram o fato de que se não cuidar vai faltar; água vale muito mais que ouro, que petróleo que diamantes água é vida e sem ela nada se mantém...
    O CONAMA,vem fazendo um excelente trabalho junto as grandes fábricas obrigando-os a ajustarem seus esgotos e fazendo com que estes devolvam uma água relativamente limpa aos esgotos, muitas destas fábricas tem estações de tratamento que são rigorosamente inspecionadas e a multa é altissima aos que desrrespeitarem as normas...
    Contudo, porém, a grande maioria da população não se importa com este tema e vemos diariamente desperdícios que chegam a doer...
    Eu sinceramente acho que assim como para as empresas deveriam ser multados estes ditos cidadões que estão ignorando este tema tão importante porque, minha miga querida quando faltar água potável não adiantará chorar pela água disperdiçada, aí será tarde e sentiremos o peso de lixões mal tratados que derramam o maldito chorume que contaminam os lençóis freaticos e os rios sentiremos o peso de jogar lixo nas ruas e nos rios e mares, será tarde para pensar porque exageravamos no banho entre outras práticas que alguns acham sem importância...
    Espero que possamos amenizar o mal que estamos fazendo lentamente ao planeta e a nós mesmos...
    Parabéns pela postagem como sempre és maravilhosa!
    Bjs da tua miga da
    Toca da Joaninha
    PS* Desculpe falar tanto, mas este tema realmente mexe comigo :(

    ResponderExcluir
  5. Falta ainda MUITO cuidado e RESPEITO. O tema é lindo, há de se conscientizar! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  6. I’m impressed, I must say. Really rarely do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you have hit the nail on the head. Your idea is outstanding; the issue is something that not enough people are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled across this in my search for something relating to this.
    From India

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, tive que ytraduzir para responder seu belo comentário."Estou impressionado, devo dizer. Realmente raramente eu encontro um blog que é tanto educativo e divertido, e deixe-me dizer-lhe, você bateu o prego na cabeça. Sua idéia é excelente, o problema é algo que não basta as pessoas estão falando sobre inteligente. Estou muito feliz que eu tropecei através deste na minha busca por algo relacionado a isso. Da Índia los " Obrigada, pela visita e por deixar comentários que valorisam as postagens e o blog. Volte sempre!!

      Excluir
  7. Muito bom este texto, temos que conscientizar as futuras gerações. uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  8. ola estou na 5 serie tenho 10 anos,e o meu professor de português pediu para fazermos uma fabula com a lição de vida sobre o disperdicío de água

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/