MEUS SEGUIDORES

sábado, 13 de outubro de 2012

PROFESSOR OU EDUCADOR Autora: profª lourdes duarte



PROFESSOR OU EDUCADOR Autora: Profª lourdes duarte


       Ser professor é estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. Ser transmissor de verdades e inverdades, cultivar amor, respeito, ser solidário e facilitador da aprendizagem, promover o conhecimento, dando ferramentas para a melhoria das condições de vida, procurando sempre se envolver com os alunos para saber das dificuldades por eles enfrentadas. O professor educador deve apontar caminhos e deixar que os alunos caminhem com seus  pés.Neste sentido, é importante buscar ser competente, buscando atingir as metas propostas pela instituição.

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência e do saber, é preparar seres humanos para a vida. Educador, não é só quem exerce uma profissão em sala de aula.
 Segundo Rosangela Cristina, Professora, palestrante e coordenadora Instituto Ser Integral, “Existe uma diferença entre ser professor e ser educador.” O professor é um profissional comprometido apenas com o conhecimento e conteúdo. O “educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade” ou seja,  o professor ensina, o educador ensina e educa e prepara para a vida. Ela acrescenta ainda que “ Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada individuo, de modo que se torne claro aos seus olhos, para que assim se possa crescer. É ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor.

O grande pensador Augusto Cury diz que “ Um excelente educador não é um ser  humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender”. Alem disso,  ser  professor pode não ser um sacerdócio, uma vocação, um dom, mas com certeza é uma opção. A escolha feita sempre remeterá ao comprometimento com o peso da bagagem sociopolítica e cultural de cada um, e seus ensinamentos contribui para combater a desigualdade social, para a criação de novas gerações mais justas e igualitárias.
Educador é aquele que educa para a vida. Ele tem que mostrar o mundo, ensinar as coisas que o mundo pode proporcionar aos seus alunos.
Não esperemos grandes recompensas materiais, a recompensa virá na forma de transformação e construção de pessoas saudáveis de mente e intelecto e consequentemente felizes.


Que não só o dia 15 de outubro seja lembrado para homenagerar os professores, mas que sejamos lembrados pela nosso contribuição em preparar seres humanos para a vida!

Feliz dia do Professor!
Abraços da Professora Lourdes Duarte.



7 comentários:

  1. Minha amiga! Como está você? Parabéns pelo post! Palavras sábias e muitos esclarecimentos! Desculpe a demora e aparecer, pois não consigo visitar a todos como gostaria.... E vamos nóis... Estou pedindo teu voto para a nova fase do Top Blog, na qual estou entre os 100 selecionados, o Top 100 Top Blog. Posso contar com teu voto? Se já votou em alguém, não tem problema, pois pode votar em quantos blogs quiser! Para votar é tudo igual como da outra vez! O Selo já está na lateral direita do blog, onde estava o outro! Desde já agradeço, de coração! Juntos chegaremos!
    Ótimo final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgrigada Eliane, estou feliz com tua visita e lindas palavras. Com certeza irei te visitar e votarei em você. Desjo sorte, você merece. Bjuss

      Excluir
  2. Olá,boa noite!
    Que mensagem linda,cheia de sensibilidade e conteúdo.Adorei!
    Ser educador é muito mais do que ser professor...
    E todos os dias os mestres merecem nosso reconhecimento e respeito.
    Parabéns professora Lourdes,pela nobre missão.

    'A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas,mas irrigar desertos.'
    (C.S.Lewis)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Clau! Você me enche de alegria com tuas visitas e comentários importantíssimos. Volte sempre, uma linda noite. Lindo este pensamento. Bjuss

      Excluir
  3. Tenho otimas lembranças de meus mestres que exigiam o maximo de mim

    Estou te seguindo passa no meu sou bu 2741 www.mannuartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida pela visita e por seguir meu blog. Com certeza irei te visitar, com todo carinho. Bjuss volte sempre.

      Excluir
  4. Olá Lourdes
    Vim retribuir a visita e te seguir.
    PARABÉNS PELO DIA DO PROFESSOR.
    Abraços
    Carmem

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte