MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CRÔNICA: ELEIÇÕES DE NOVO




Crônica – Eleições de novo…

Padre Xiko Bianchini

Sempre que se realizam eleições em nosso país, escrevo e exponho meus sentimentos. Também neste ano, não posso deixar de manifestar o que penso a respeito das eleições municipais que estão prestes a se realizar.
Primeiramente precisamos lembrar que a democracia exige eleições. No momento em que não houver mais eleições é porque estamos numa ditadura. As eleições, portanto, fazem parte de nosso estado de direito e são uma exigência desse estado.
Podemos discordar da forma como são conduzidas as campanhas, da maneira como são escolhidos os candidatos, mas precisamos aceitar as eleições, se quisermos ser democráticos, embora saibamos que em cada campanha eleitoral, em nosso país, são investidos milhões de reais. Poderia ser diferente? Não sei, a verdade é que é isso o que acontece.
De minha parte, quero sublinhar a importância das eleições como forma de participação na escolha daqueles que dirigem os destinos da sociedade. Com certeza, as eleições fazem e desenvolvem, ou deveriam desenvolver, em cada um de nós, a consciência de responsabilidade e a consciência crítica.
 Costuma-se dizer que eleição é a festa da democracia. Como seria bom se, realmente, fizéssemos das eleições um grande momento de tomada de consciência dos valores que temos, das dificuldades que precisamos superar e, sobretudo, se  delas resultasse um grande compromisso de solidariedade para que tivéssemos municípios, estados ou um país  melhor.
O ideal seria que o desenrolar do processo eleitoral   fosse um tempo em que tomássemos ciência do quanto, ainda, precisamos crescer; mais ainda, deveria ser um convite a não pensarmos que o desenvolvimento, o progresso e o bem estar dos municípios, estados e país sejam responsabilidade apenas dos governantes, evidentemente, sem tirar as suas responsabilidades, mas, é, com certeza responsabilidade, também, de todos nós. Ao ouvirmos as promessas dos candidatos, do que pretendem fazer, do que fizeram, somos convidados a pensar sobre as nossas atitudes, sobre a nossa postura em relação ao nosso papel de cidadãos, questionando-nos sobre o que fazemos ou pretendemos fazer pela nossa cidade. “O que fiz e como desejo contribuir  para o bem de minha cidade?”
Se tivermos essa postura crítica em relação às  nossas responsabilidades, aos poucos, a política poderá deixar de ser apenas interesse de alguns para ser de todos.  Cada cidadão, primeiramente, pelo voto consciente e pela participação ativa, pode contribuir  para que tenhamos uma sociedade melhor na qual todos tenham uma vida digna e de qualidade.
Como cidadãos, somos construtores da sociedade! Como cidadãos, somos responsáveis por dar também a nossa parte e, não é pequena, nem insignificante. Não tenho dúvida de que temos motivos para criticar nossos governantes, assim como temos motivos para elogiar os acertos que fazem, mas não podemos ficar olhando e esperando unicamente deles a solução dos problemas. Se nós, como cidadãos, não assumimos nossa vocação de participantes ativos no processo de transformação da sociedade quem vai assumir?
Façamos, pois, das eleições, caros leitores, uma grande oportunidade de cidadania e de consciência de povo da mesma terra, mesma cultura, mesma história e mesmo destino.


Postado por admarazao em 08 set, 2012
http://arazao.com.br/colunistas/xiko-bianchini/cronica-eleicoes-de-novo/
Fotos: Cópias do Google

11 comentários:

  1. Lourdes, adorei essa corujinha rosa mas ela atrapalha para ler os textos =/

    www.belezapuraonline.blogspot.com.br
    Loja: www.shopbelezaonline.loja2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! obrigada pela visita, é só afastar um pouco que ela deixa ler. Esta destricuindo carinho pra você. Bjuss

      Excluir
  2. Oi Lourdes otimo texto, quem dera pudessemos nos orgulhar sempre de nossos politicos. Mas mesmo assim devemos tentar sempre eleger o melhor para todos nós.
    Bjks e otimo findi semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Obrigada pela visita, adorei seu comentário, volte sempre. Uma linda noite, feliz eleições. Bjuss

      Excluir
  3. Também penso que as eleições deveriam ser um momento em que as pessoas teriam conciencia do poder de mudar a situação do país. Fico chateada quando vejo muita gente tirando o corpo fora, dizendo que não vai votar em ninguém...ora, se temos oportunidade de mudar nosso país, porque não exercer esse direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Wilma, infelizmente a maioria das pessoas votam por conveniencia ou por partido, não observa as verdadeiras propostas. o voto emj branco não deveria existir. Abraços um feliz Domingo e que as eleições corra tudo em paz.

      Excluir
  4. Olá prof Lourdes bom dia!!
    Vim desejar um lindo e feliz fim de semana!!
    Bjs
    Dulcineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dulcinéia! Obrigada pela visita, volte sempre, uma feliz eleições. Bjuss

      Excluir
  5. Bom dia Lourdes!
    Eu gosto muito quando chega o dia de votar.
    Vou feliz da vida;pois é uma oportunidade de exercer minha cidadania.
    Gostei muito da crônica.
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau! realmente é muito bom exercermos a nossa cidadania e escolhermos os nossos representantes. Feliz eleições, bjuss

      Excluir
  6. Olá! Obrigada pela visita, volte sempre. Boa noite!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/