MEUS SEGUIDORES

terça-feira, 11 de setembro de 2012

RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA









     Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos produtos podem ser reciclados, para cada tipo de reciclagem tem um símbolo:



RECICLAGEM DE PAPEL

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. 

Importância
A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.

Coleta 
    Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel é a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel.

Com o papel o papelão, várias peças podem ser criadas, nas escolas como material de apóio  pedagógico e  peças decorativas e outras. 

Postarei algumas fotos com várias sugestões belíssimas, lembrando que nem uma delas  são da minha autoria nem as fotos. Todas foram cópias do Google.
Caso alguém identifique como sua, ficarei grata se for comunicada no comentário  que serão feitas as devidas correções. 

Texto, fonte de pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
 













4 comentários:

  1. Este Selinho eu fiz com carinho para as pessoas queridas que estão sempre comigo...
    E que me deixam muito contente com seus Espaços Maravilhosos...
    Espero que você goste,
    Deste Mimo que estou te dando, porém não se sinta obrigado a colocá-lo no seu Blog, eu
    com certeza vou gostar disso, mas não ficarei chateada e nem ofendida casa não queira colocar,
    nem tão pouco ficarei observando se colocou ou não...
    Estou te dando por que acho que merece...
    Um enorme beijo no seu coração...

    Sandra Duarte Borges

    http://sandraduarteborges.blogspot.com.br/2012/09/meu-selinho-para-voce.html

    PS.; vou começar as publicações para o sorteio... mts bjks e ótima semana...

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Canada a reciclagem e' incentivada por ser paga. nos separamos tudo em casa e vamos a um armazem que recebe e paga. Com isto tambem varios postos de trabalho sao posto a disposicao de muitos, incluindo dos jovens , em ferias escolares, Pena em Portugal nao tomarem esta iniciativa
    Gostei do artigo. Tenha uma boa semana Lourdes.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Ainda temos muito chão pela frente, mas pelo menos, começamos! Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, tudo bem?
    Queria ter mais tempo para visitar vocês com mais frequência, mais fico muito contente quando vc me visita e deixa seu carinho, muito obrigada, bjs

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/