MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DOADORES DE SANGUE E CAPTAÇÃO.




CAPTAÇÃO DE DOADORES


O saudoso sociólogo e portador de hemofilia: Hebert de Souza (Betinho) contava uma estória, que dizia o seguinte:
Uma floresta estava pegando fogo, e um beija-flor começou a carregar água no bico para apagá-lo, enquanto que a bicharada toda só corria de um lado para o outro, preocupados porque não iam ter onde morar.
O leão, rei da floresta, parou o beija-flor e perguntou:
- Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar esse fogo sozinho?
O beija-flor prontamente respondeu:
- Não! Eu sei, mas estou apenas fazendo a minha parte!
 
MORAL DA HISTÓRIA
Se todos fizerem a sua parte e trabalharem em torno do mesmo objetivo será muito maior a chance de conquistá-lo.
 
QUEM PODE SER DOADOR DE SANGUE?


O doador de sangue é o elemento vital para o funcionamento do Hemocentro.
Os aspectos relacionados às terapias que utilizam sangue e seus derivados, há muitos deixaram de ser problema dos médicos ou dos HOSPITAIS , Mas precisa de doadores, porque  os bancos de sangue precisa está abastecidos para as emerg~encias, que são muitas diariamente.

O indivíduo que deseja doar seu sangue em prol de outras pessoas precisa se encaixar em alguns requisitos como:

- Ter boa saúde,
- Ter acima de 18 anos,
- Pesar acima de 50 kg,
- Não estar grávida,
- Não estar em jejum,
- Não estar doente e/ou com febre,
- Não utilizar medicamentos,
- Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária
- Não utilizar drogas injetáveis e outros.

Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física.

Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação um lanche é servido ao doador que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia.

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária.

O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas. 


Fontes de pesquisa:  www.famema.br/hemocentro/captacao.htm
 www.mundoeducacao.com.br › Saúde e Bem-estarDicas Saudáveis
Por gabriela cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte