MEUS SEGUIDORES

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PROJETO DIGA NÃO AS DROGAS ( VIVENCIADO NA ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO-PE)





Este Projeto, foi vivenciado na Referida escola, promovido pelos alunos do Normal Médio nas disciplinas que leciono, e vivenciado  com toda escola.
Deixo como sugestão de um trabalho de combate  e prevenção ao uso indevido das drogas,  mostrando as consequências  causadas pela dependência química  dos diferentes tipos de drogas. É um trabalho que vem  dando certo, porque tem sido compartilhado com todos que fazem a escola e a mesma busca parcerias com diferentes órgãos públicos e a sociedade.
 
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO

TURMA: 4º NORMAL MÉDIO

PROFESSORA: Maria de Lourdes Duarte

PROJETO DIGA NÃO AS DROGAS



 “ Agente Constrói e as Drogas Destroem”
DROGAS TÔ FORA!




TEMAS ABORDADOS:


- O que é droga?

- Tipos de drogas

- Efeitos e consequências do uso das drogas

- Drogas fenômeno sociocultural complexo

-  Formar parcerias no combate as drogas.

-  As drogas e o poder de destruição.

- O que é dependência química?

- Abstinência e tratamento

- Situações de risco e situação de Proteção nas redes Sociais.

- A importância da família presente na vida dos filhos.

_ A prevenção do uso de drogas no modelo da educação  escolar.

 A dependência de drogas no modelo sistêmico social- os riscos oferecidos no convívio social.



JUSTIFICATIVA

            Nos dias atuais, o uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, visto que acarreta dependência química e não  está sendo  um problema simples de resolver, visto que  existem diferentes tipos de drogas, lícitas e ilícitas e o uso indevido  das mesmas vem sendo cada vez mais difundidas entre crianças e jovens em idade escolar  prejudicando a vida desses indivíduos, pois os efeitos  maléficos causadas por essas substâncias acarretam consequências  trágicas à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.


            O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas  uma vez diagnosticado alunos com dependência química, sendo imprescindível  informações sobre o assunto, numa tentativa de uma educação preventiva e  uma conscientização de todos  pela valorização da vida.

            O desafio do projeto, é a luta para ajudar alunos usuários  e mostrar aos demais que a dependência química  é algo prejudicial e que os usuários precisam de ajuda para se libertar do uso  indevido e  não tornar-se reincidente. Bem como, orientar a todos quanto aos riscos que as drogas oferecem e para que não sejam tentados a experimentar qualquer tipo de drogas.

            Este projeto visa também, buscar parcerias para o combate as drogas e mediante situações pedagógicas diversas poder desencadear uma relação de confiança  entre Equipe Gestora, Professores e Alunos , promovendo  condições para que todos envolvidos construam novos conhecimentos e habilidades significativas no combate as drogas.


OBJETIVOS

·         GERAL:
            Mediar, com intencionalidade educativa inúmeras  situações pedagógicas, no contexto escolar e social, envolvendo alunos, professores , pais  e sociedade, com mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta , prevenção, orientação e tratamento em difusão dos conhecimentos sobre drogas.

  ESPECÍFICOS:
- Sensibilizar a comunidade escolar quanto às políticas de prevenção ao adolescente em situação de risco pelo envolvimento das drogas;

- Identificar situações de risco relacionadas ao uso das drogas e o papel da escola nas ações de  prevenção e proteção integral aos adolescentes, contextualizadas no Estatuto da Criança e do adolescente ( ECA);

- Identificar as diretrizes das políticas públicas e legislativa brasileira sobre drogas na forma de como orientar as ações e prevenção do uso de drogas;

- Reconhecer a escola como espaço de  convergência das políticas  públicas de saúde e educação;

 - Valorizar a abertura da escola para a comunidade na construção  de parcerias e em especial envolver a família na educação dos filhos;

- identificar  o que são drogas, os diferentes tipos de drogas em uma abordagem  multidisciplinar que identifique os efeitos no organismo e suas consequências em todos os  aspectos físico, psíquico e social;

-  Refletir a tolerância e a abstinência e a descontaminação do usuário  com tratamento e acompanhamento: família, escola, psicólogos,etc.;

- Diagnosticar o índice de alunos envolvidos com drogas. Para
 conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.

- Motivar e mostrar a importância da participação de todos no combate as drogas;



ESTRATÉGIAS:

            Inicialmente, desenvolver o projeto com alunos do 4º Normal Médio, uma vez que estão se preparando para a conclusão do curso e sairão preparados como facilitadores da aprendizagem e formadores de opiniões.

A classe envolvida, tomará frente aos estudos e incentivo a vivência do projeto .

            De início os alunos trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas, organização de trabalhos escritos, e debates, entrevistas com Ex Usuários, psicólogos, Agentes Sociais  do CREAS, Polícia Militar,  Membros do Conselho Tutelar e outras camadas da sociedade..
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas., causas e consequências. Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.   Utilização do material do Curso de Prevenção do uso de drogas para Educadores de Escolas Públicas, organização de panfletos educativos, murais, cartazes e culminância do projeto, com apresentação de uma peça teatral para toda escola.



DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Pesquisas de campo e organização de materiais escritos.
ATIVIDADES:
- Entrevistas:

- Delegacia (Polícia Militar)
- Membros do Conselho Tutelar
- Ex  usuários

- Agentes Sociais Do CREAS

- Psicólogos, etc.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1.      Pesquisas

2.      Questionários

3.      Observações

4.      Conversas informais

5.      Leitura e interpretação de documentos já existentes

6.      Debates em sala de aula.

7.      . Relatórios

8.      Confecção e exposição de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências maléficas à vida.

9.      . Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.

10.  Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas

11.   Vídeos que mostrem o antes e o depois do uso das drogas.

12.  Organização de peça teatral com base nos estudos e pesquisas, com apresentações para toda escola. Confecção de panfletos educativos.



CULMINÂNCIA:
            Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros  apresentados para tida escola, (fundamentados nas pesquisas feitas); confecção de murais, panfletos educativos... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola.


AVALIAÇÃO:
            A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios preestabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.



RESULTADOS ESPERADOS:

            Com este projeto, esperamos que alunos, professores, pais e todos que fazem a escola, se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de combater as drogas, conscientizar quanto aos riscos que as mesmas oferecem e acima de tudo, que a escola é  o espaço adequado para ensinar e educar   para a vida.

FOTOS DOS ALUNOS EM UMA PEÇA TEATRAL INTITULADA: 


 “ Agente Constrói e as Drogas Destroem"

 DROGAS TÔ FORA!














10 comentários:

  1. Parabéns profª a senhora com seus alunos dão um school com a vivencia de projetos tão importantes. Temos que combater as drogas sim, elas estão presentes em todas as camadas sociais e infelizmente nas nossas escolas. Parabéns! Profº Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Prof Antônio pela visita e pelos elogios. Volte sempre. Abraçoss

      Excluir
  2. Que lindo Profª Lourdes, parabéns pela postagem, e pelo projeto.
    Que haja uma concientização sobre os riscos q as drogas traz na vida de quem usa na sociedade e na família. Também sou de PE só q moro em Recife estou torcendo para q esse projeto junto a Escola Raimundo Honório seja um sucesso. Deus abençoe a todos os professores e alunos da escola. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Conterrânea, obrigada pelo incentivo a continuidade do projeto, adorei seu comentário. abraçoss, volte sempre!!!

      Excluir
  3. Que lindo Profª Lourdes, parabéns pela postagem, e pelo projeto.
    Que haja uma concientização sobre os riscos q as drogas traz na vida de quem usa na sociedade e na família. Também sou de PE só q moro em Recife estou torcendo para q esse projeto junto a Escola Raimundo Honório seja um sucesso. Deus abençoe a todos os professores e alunos da escola. bjsss

    ResponderExcluir
  4. Boa noite profª Lourdes!
    Que projeto desafiador e bonito.
    Uma utilidade pública.
    Boa sorte.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, obrigada pelos elogios, temos sim que combater esse mal nas nossas escolas. Obrigada!! Bjuss

      Excluir
  5. Parabéns professora Lourdes Duarte, alunos e toda escola, que se preocupa em ensinar e trabalhar com projetos inovadores e temas importantes como este. as drogas existem e as escolas não podem fechar os olhos, fingir que elas não existe. ensino de qualidade se faz assim. Parabens, sou ex gestora de escola, sei que não é fácil, mas temos que fazer algo. Auxiliadora. bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Auxiliadora pela visita e por comentar. É muito importante, ter aprovação de uma profissional da área. com certeza, dirigir uma escola não é fácil, nunca assumi uma direção , mas percebo o quanto é grande a responsabilidade. obrigada, volte sempre. abraçoss

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/