MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MENSAGEM DO DIA 03 - 09-2012 " MANIA DE SUPERIORIDADE"



Mania De Superioridade


    Existem pessoas que, por terem maior bagagem de conhecimento que outras, se julgam superiores, achando-se com o direito de menosprezar aquelas que, menos favorecidas, não dispõe do mesmo cabedal de conhecimentos, mas que nem por isso podem ser consideradas inferiores.
" A luz não vem ao mundo para zombar das trevas; mas iluminá-las."
Sem dúvida alguma... Essa é a atitude correta. Todo aquele que tiver mais "luz", deve procurar iluminar aqueles que não a tem, ao invés de menosprezá-los.
Nunca podemos nos esquecer ainda, de que não somos detentores do conhecimento absoluto. Sempre existe algo que não conhecemos.
Exemplificando: um grande cientista, possivelmente não saberá consertar uma torneira.
Então, apesar de todo seu cabedal de conhecimentos, ele vai precisar dos conhecimentos específicos de um humilde encanador.
Tudo na vida é uma troca de conhecimentos. Assim sendo, antes de zombar de alguma pessoa que seja ignorante naquilo em que você é sábio, procure saber se seus conhecimentos são tão profundos, que dominam também a especialidade desse alguém.
Como é praticamente impossível ao cérebro humano absorver o conhecimento total, sempre devemos manter nossa humildade e, da mesma maneira que procuramos saber mais, também devemos dividir com os outros aquilo que sabemos, ao invés de nos vangloriarmos de nossos conhecimentos profundos sobre determinado assunto, tachando de ignorantes aqueles que não tem o mesmo grau de conhecimento.
Será que não existe alguma coisa que um humilde faxineiro nos possa ensinar? Não tenha dúvidas de que existe. Nem que seja uma lição de humildade. E essa, amigos, já é uma grande lição de vida que, se bem aproveitada, pode nos ensinar a viver melhor...
Essa lição, inclusive, pode mostrar que o orgulho desmedido que muitas pessoas sentem por suas origens, por sua situação financeira, ou por seus conhecimentos, muitas vezes pode se virar contra elas mesmas, pois sua atitude acaba afastando muitos amigos, que acabam se cansando de certas atitudes prepotentes e as deixam sós. E de que vale o orgulho nessa altura dos acontecimentos?
Então Amigos (as)... o negócio mesmo é procurar dividir nossa "luz" com quem não a tem, ao mesmo tempo em que podemos nos iluminar um pouco com a "luz" que outras pessoas tem, e da qual somos carentes. Assim, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa "área iluminada", "iluminamos" áreas alheias. Não lhes parece uma troca justa?
Aliás, a melhor maneira de evitar o apagão, é com idéias luminosas, porque superior mesmo é Jesus e morreu pelo perdão dos nossos pecados, morreu por nós. Essa é a maior de todas as lições.


Autoria desconhecida
Imagens: Cópias do Google.

23 comentários:

  1. Oi Lourdes, vim agradecer sua visita, tambem gostei muito de seu cantinho, depois voltarei com mais tempo pra ver mais.
    Otimo texo, essa mania de se "achar" melhor que os outros, ta super por fora. Todos nos somos iguais diante de Deus;
    Bjks e linda semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! obrigada pela visita e participação no blog. Fico feliz que gostou, volte sempre!! Abraçoss

      Excluir
  2. Mil vezes parabéns pelo texto! A verdadeira sabedoria jamais se gaba por saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada pelas suas visitas, você me impulsionam a continuar. que bom que gostou. Volte sempre, abraçoss

      Excluir
  3. Belas palavras;
    Obrigada pela visita ao meu blog. É muito bom receber visitas tão ilustres quanto a sua. Agradeço também pela mensagem que você deixou.
    Um forte abraço, te uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaquelina!! todos nós somos estamos no mesmo patamar, niguem é melhor que ninguem somos sim diferentes. Fiquei fliz com tua visita, participe do meu blog ficarei feliz!! Bjuss

      Excluir
  4. Boa tarde Lourdes, minha primeira visita aqui e já vou ficando. rs.
    Seu texto é muito coerente, é total verdade. Presenciei esta experiência pessoalmente certa vez junto a um universitário, bastante arrogante, não pude evitar de mencionar, e um agricultor. Ambos tinham praticamente a mesma idade e o universitário se achava o máximo por ter conhecimento de Física, Química, Atualidades e adorava constranger o outro, que havia estudado somente até a quarta série. Com o tempo, fomos percebendo o conhecimento 0 do universitário a respeito de agricultura e outras coisas que só tem conhecimento quem vive no campo.
    O grande problema é que as pessoas que estudam mais tempo, adquirem um "status" de serem os donos da suprema verdade e inteligência e na prática, sabemos que não é assim. Todos, sem exceção, "estudados" ou não, possuem um conhecimento único que os demais não possuem.
    E este complexo de superioridade, além de irritante, todos sabemos que não passa de uma camuflagem para ocultar um imenso complexo de inferioridade, seus "conhecimentos" são as muletas que se apoiam para poder se manter de pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chistian! obrigada pela visita, participação no blog e por deixar esse importantíssimo comentário. Concordo com você minha linda as pessoas que se acham superiores a tudo e a todos acabem debaixo do mesmo chão como todos. depois da morte essa cascata não vale nada. No plano de Deus contará muito o que de bom fizermos em vida e janma is o que temos. Volte sempre, bjus

      Excluir
  5. Oi Lourdes,passei pra agradecer a visitinha que fizestes la no meu cantinho,e vim conhecer o seu ,e adorei é um blog bem interessante e vou segui-la beijos e bom inicio de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Neide! fiquei feliz e agradecida com tua visita e pos seguir o blog. Volte sempre esse cantinho é nosso. Bjuss

      Excluir
  6. Adorei o texto...bom refletir!

    Bjs e te desejo um bom começo de semana com paz e saúde!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá minhas lindas meninas! obrigada pela visita, voltem sempre, uma linda noite!!Bjuss

      Excluir
  7. PASSEI PARA CONHECER SEU CANTINHO,ADOREI ESSE TEXTO,PENSO MUITO SOBRE ISTO ,MUITAS PESSOAS QUE POR TEREM UM CONHECIMENTO MAIOR REALMENTE SE JULGAM SUPERIORES AS OUTRAS... MUITAS CONFUNDEM-SE PRESUMINDO QUE CONHECIMENTO SEJA SINONIMO DE INTELIGENCIA,TORNANDO-SE PESSOAS ARROGANTES E PREPOTENTES ...LAMENTÁVEL ATÉ PORQUE SER MAIS´, OU MENOS INTELIGENTE NÃO NOS TORNA MELHORES NEM PIORES QUE O OUTRO ,COMO O TEXTO FALA,TODOS NÓS SOMOS DOTADOS DA CAPACIDADE DE ENSINAR OU APRENDER ALGO COM ALGUÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada pela visita e bela reflexão. seu comentário é muito importante. Foi até seu blog, suas postagens são maravilhosas, mas fiquei sem saber como comentar e como seguir. Caso volte a esse blog, fique certa de que não respondi no teu espaço por não saber como e jamais porque disconsiderei tua importante visita ao meu blog. Volte sempre e voltarei outras vezes ao teu espaço cultural Bjus fica com Deus.

      Excluir
  8. Professora Lourdes como eu percebo este seu texto...Eu conheço
    essas pessoas com a mania da superioridade...aqueles que acham
    que os outros tudo o que fazem é errado, o livro que lêem,
    o filme que vêm, a música que ouvem, como se o gosto próprio
    não contasse para nada. Eu não dou qualquer importância a esse
    tipo de pessoas, sempre agi de acordo com o que penso.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Irene! realmente, qqqquanto mais lemos o texto mais refletimos e infelizmente tem muita gente assim, pisa nas outras pessoas só porque tem algo mais ou por saber mais. Temos muito o que aprender na vida e talvez o que aprendemos com os humildes sejam lições que nos modifica e nos marca para toda vida. Bjuss, volte sempre.

      Excluir
  9. Oi Lourdes! Conheço muita gente com essa mania feia de superoridade. Muito triste isso!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola minha querida, infelizmente conhecemos!! Obrigada pela visita. Bjuss

      Excluir
  10. Esse sentimento de superioridade demonstra falta de sabedoria. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marilene e falta de amor e respeito ao próximo. Bjuss uma noite abençoada.

      Excluir
  11. Uma belíssima mensagem com certeza, já estou seguindo seu lindo blog e cumprindo assim as regras do sorteio, fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Particia pela visita, por seguir o blog e por participar do sorteio, suas estrelinhas vão brilhar. Bjuss

      Excluir
  12. Disse tudo aí :)

    http://belezapuraonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/