MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MENSAGEM DO DIA 28-11-2013 " CATEGORIAS DE AMOR"



CATEGORIAS DE AMOR




Quando era criança, assistia a filmes e novelas românticas e pensava: será que um dia escutarei “eu te amo” de alguém? Passou o tempo. Cresci, ouvi e retribuí. Clichê? Que seja, mas não há quem não se emocione ao escutar e ao dizer, ao menos nas primeiras vezes, em pleno encantamento da relação, quando a declaração ainda é fresca, pungente, verdadeira, a confirmação de algo estupendo que se está experimentando, um sentimento por fim alcançado e que se almeja eterno.

O tempo seguiu passando, e me encontro aqui, agora, descobrindo que há outro tipo de “te amo” a ser escutado e falado, diferente dos que acontecem entre pais e filhos e entre amantes. É quando o “te amo” não é dito a fim de firmar um compromisso, para manter alguém a par das nossas intenções ou experimentar uma cena de novela. Ele vem desvinculado de qualquer mensagem nas entrelinhas, não possui nenhum caráter de amarração e tampouco expectativa de ouvir de volta um “eu também”. É singular. Estou falando do amor declarado não só quando amamos com romantismo, mas também de outra forma.

Explico: Tenho dito “te amo” para amigas e amigos e escutado deles também. Amor manifestado espontaneamente àqueles que não me exigem explicações, que apóiam minhas maluquices, que fazem piada dos meus defeitos, que já tiveram acesso ao meu raio X emocional e sabem exatamente o que levo dentro – e eu, da mesma forma, tudo igual em relação a eles. Mais do que nos amamos – nos sabemos.

É um “te amo” que cabe ser dito inclusive aos ex-amores, ao menos aos que nos marcaram profundamente, aos que nos auxiliaram na composição do que nos tornamos, e que mesmo nos tendo feito sofrer, foram fundamentais na caminhada rumo ao que somos hoje. E indo perigosamente mais longe: esse ex-amor pode ainda ser seu marido ou sua mulher, mesmo já não fazendo seu coração saltar da boca. Pelo trajeto percorrido, e por ter alcançado o posto de um amigo mais que especial, merece uma declaração igualmente comovida.


É quando o “eu te amo” deixa de ser sedução para virar celebração.


Martha Medeiros



10 comentários:

  1. Amiga Lourdes, adoro essa palavra amor, sempre digo à todos, "ah meu amor,"até fico meio sem jeito quando percebo que digo até para pessoas que acabo de conhecer, meus amigos, clientes da micro empresa que temos e viram nossos amigos, meu marido e eu que trabalhamos juntos!
    Amar é a mola que move o mundo, ou deveria ser né mesmo?
    Abraços e tenhas uma linda tarde!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lourdes,ah! como é bom falar sobre o Amor.E sabemos que há diversas formas de amar. Seu texto é maravilhoso. Sempre falo que devemos dizer para as pessoas "Eu te amo" , pois" eu gosto" é como gostar de uma boa maionese, um bom churrasco e pessoas nós amamos. Só o amor é real. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,passando para lhe desejar um ótimo final de semana .

    Deixo meu carinho e paz.

    Http://reginalayddepaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Lourdes!
    É bom falar sobre amor!
    Se existir mais amor o mundo será melhor, mais justo, sem ódio .
    Um mundo de amor excelente! Para quem ama e sabe amar.
    Desejo um feliz fim de semana com muito amor
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga eu não vou dizer eu te amo mas digo eu te Io ti voglio bene
    e adoro ser sua amiga de coração, embora não a visite tanto como gostaria mas nunca a esqueço, gosto imenso de ler suas postagens.
    Amiga tenha um lindo fim de semana com beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida amiga vim agradece os lindos versinhos que vc deixou lá no meu blog, muito obrigada pelo carinho vc é uma amiga muito especial e querida que Deus te abençoe grandemente beijo e um bom fds

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga! Sempre lindas palavras e sentimentos! Hoje em especial essas palavras caíram bem fundo do meu maior sentimento! Você é muito especial! Bjus e Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Lourdes.
    As pessoas estão deixando de expressar o seu sentimento como receio,não sabendo eles que a palavras eu te amo é linda quando expressada com sinceridade.
    Eu confesso,digo eu te amo todos os dias para a minha filha e para os meus pequenos ,mais para o meu namorado já ouvir ,mais ainda busco coragem para retribui,mesmo já o amando rsrs.
    Um lindo més de Dezembro que lhe traga muitas saúde,paz e amor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lourdes, belo texto, expressando as categorias do amor. belo muito belo
    que o amor reine em nossos corações, e o mundo com certeza será melhor. bjsss

    ResponderExcluir
  10. Belíssimo texto. O amor deveria reinar os corações, mas infelizmente o "eu te amo" é dito muitas vezes sem o verdadeiro sentir. O amor é a salvação da humanidade. Beijos.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/