MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MENSAGEM DO DIA 29-10-2012 " A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NA ESCOLA E NA VIDA".






A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NA ESCOLA E NA VIDA .

Sendo hoje o dia do livro, 29-10 e como o objetivo maior deste blog é o incentivo a leitura, não poderia deixar de postar como mensagem do dia algo que falasse do livro e sua importância. 


 Pesquisando na web encontrei um artigo publicada pelo Centro de Literatura Cristã http://clcportugal.blogspot.com.br/ que diz o seguinte:

         Os livros sempre foram importantes ao longo da história. Desde o começo, a literatura fez parte também da vida cristã.
Ainda hoje, os livros oferecem a mulheres e a homens uma tremenda oportunidade de crescimento. Bons livros ajudam a amadurecer, crescer e a viver o dia-a-dia de forma correta e feliz.
Os livros ajudam-nos a pensar, analisar, crescer e aprender mais. Ler boa literatura é um hábito que todos deveriam ter.
No mundo atual, da era digital, o livro ainda tem o seu espaço e importância, e creio que ainda é um dos meios mais eficazes de aprendizagem.
Podemos desfrutar desta oportunidade com sabedoria, usando bem o potencial que Deus nos deu, os recursos que nos confiou e o tempo que nos disponibilizou, para lermos.
Deste modo considero que vale a pena ler, estudar e aprender mais, mas principalmente, a leitura de livros que edificam e que se apóiam nas Escrituras.
Neste Verão escolham um bom livro para vos acompanhar e sintam-se refrescados em cada palavra lida. 

     O  autor nos mostra que os livros sempre foram e continua sendo importantes  e  que a leitura abre um leque de aprendizagens e possibilidade de desenvolvimento cognitivo importante na vida do  ser humano.
    Para enriqueceu este texto sobre a importância do livro, postarei uma linda crônica que também encontrei na Web.



CRÔNICA A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NA ESCOLA

Autora: SoniaNogueirahttp://www.luso-poemas.net/modules/news/



A arte de ler é adquirida pelo hábito da leitura. Na maioria das vezes precisa de incentivo dos pais e professores. Mas esta menina lia desde a mais tenra idade, desde que ela foi alfabetizada, sem nenhum incentivo, apenas pela vontade de ter conhecimento de outros mundos, outras histórias.

Tinha uma amiga, na escola, a Aninha, que não gostava de estudar, o tênis para ela era a força maior que dominava seu pensamento. Conversava sempre com ela sobre a importância do estudo, da leitura de livros, da escola.


- Para que estudar amiga, eu vou me dedicar ao jogo e vou ganhar muito dinheiro.

-Jogo e estudo combinam muito bem, cara amiga. Caso nada der certo sua vida será um fracasso sem o estudo. Aninha fez uma prova para entrar no time e não passou. Chorou e através do fracasso sentiu a necessidade de adotar os livros como seus melhores companheiros. Nunca mais faltou a escola.

A sua escola era muito pobre e a leitura apenas as do livro didático. Certo dia o pensamento viajou nas áreas da imaginação e as alunas resolveram fazer a campanha do livro para a escola. Saíram pedindo livros nas casas, nas livrarias e formaram uma humilde biblioteca escolar.


Aos sábados se reuniam para fazer leitura, interpretar os textos e convidar uma aluna da oitava série para avaliar e dar prêmios as melhores leitoras.


-Quais prêmios, quem se prontificaria na grandiosa atitude de doar livros? A Lili recebeu uma luz, assim como estalão de mentes pensantes, que através do raciocino lógico adquire soluções para uma boa causa. Pelo sorriso anunciou a solução. Cada aluna trará de casa um brinde: lápis, borracha, caderno, caneta, um livrinho de cordel, custa um real na feira.


Tudo combinado e tiveram uma grande surpresa. Todos trouxerem o livrinho de cordel. Então outra idéia maravilhosa. Leram o cordel e cada uma se prontificou criar uma trova. A idéia frutificou a turma a cresceu, de cinco para quinze. As professoras formaram uma gincana para os melhores leitores da escola com a criação de versos falando sobre a importância do livro na Escola.


Então elas sentiram que a escola é a segunda casa e os livros a fonte inesgotável do saber. Sem eles a escola não caminha e a cultura de um país estaciona o progresso pára a vida se deteriora.


 

A Importância do Livro Para a Escola

Escola sem livros é pobre

O aluno custa a aprender
O livro é um ouro nobre
Ajuda você a crescer

O livro é a melhor arma

Atira só letra e cultura
Faz da escola um carma
Para uma paz futura

A escola que tem livros

Incentiva a boa leitura
Os olhos são como crivos
A mente borda a brandura

O livro é ouro em papel

A escola é prata e luz
Ambos são bolsa e farnel
Que na vida nos conduz

Sem livros e sem escola

O mundo não tem cultura
É como cego que implora
A luz que vem da altura

Fontes de Pesquisas:

SoniaNogueirahttp://www.luso-poemas.net/modules/news/


Imagens: Cópias do Google 


17 comentários:

  1. Eu amo os livros e amo ler! Estou passando pro meu bb este hábito. É um momento onde podemos viajar e ser outra pessoa.
    Vim agradecer suas visitas no meu blog e seus comentários. Um grd bj.
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta! Obrigada pela visita, você tem razão, lendo viajamos e conhecemos muito. Abraçoss Volte sempre.

      Excluir
  2. Minha amadinha professora e amiga Lourdes

    Obrigada!
    pelas visitas, carinho e amizade sempre.
    Embora não nos conhecemos.
    É como já fossemos amigas e irmãs a muito tempo.
    Um presente de DEUS em minha vida.
    Que DEUS a abençoe grandemente.
    Fique na Paz do Senhor Jesus, junto de sua família.
    Em breve volto para saber do concurso.
    Beijos da amiga que te ama em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sú! Que lindo comentário, realmente , somos todos irmãos em Cristo. Volte sempre!! Uma noite abençoada.

      Excluir
  3. Profª Lourdes, seu comentario no meu blog me emocionou muito, pq as palavras que colocou é o que eu preciso ouvir..esperar a hora de Deus..fiquei muito contente com o carinho, e desejo q sua semana seja bela e que vc seja muito feliz sempre e que tenha sempre essas lindas palavras para confortar suas amigas virtuais, que por trás do aparelho são bem mais do que reais, são mulheres....beijão minha querida te adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari Alice! fico feliz que gostou, seu comentário também me encheu de alegria. Volte sempre , esse cantinho é noss. Bjuss uma noite abençoada.

      Excluir
  4. Olá!
    Faço parte das Blogueiras Unidas e vim fazer uma visita ao seu blog. Adorei o texto sobre a leitura, eu sempre me interessei muito em estudar e procuro passar isso p/ meu filho, inclusive falei p/ ele sobre o conteúdo do seu blog, excelente, muita informação interessante. Parabéns pela iniciativa, estou seguindo. Bj
    http://bordadinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida pela visita e por seguir meu blog. Que bom que gostou das postagens, agradeço muito o seu carinho. Volte sempre. Bjuss

      Excluir
  5. Olá minha querida, tudo bem?
    Desculpe-me a demora de passar por aqui os meus dias
    estão super corridos!
    Linda postagem, textos maravilhosos!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Minha querida Andreia! te entendo não se preocupe. Acredito que todas nós fazemos milagres com nosso tempo para estarmos nesta blogfera que nos encanta. Bjuss Uma linda noite.

      Excluir
  6. Aí amiga confesso que ando preguiçosa para ler,mas amo ler,tenho alguns aqui me esperando!lindo post beijos!
    Ângela Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela, as vezes não é preguiça, é a falta de tempo, o tempo corrido para tudo. Obrigada pela visita, volte sempre. Bjuss

      Excluir
  7. Oi Lourdes querida


    Passei para te agradecer o comentário tão carinhoso em meu blog e te dizer que a reciproca é verdadeira viu.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ani!! que que gostou, tenho carinho especial pelos meus seguidores, Volte sempre uma linda noite.Bjss

      Excluir
  8. Olá boa noite prof. Lourdes
    Linda postagem , textos maravilhosos!! Eu adoro ler, tenho muitos livros em casa, e sempre tentei incutir nos meus familiares o gosto pela leitura, o meu pai adorava ler, e foi ele que passou para mim o gosto pela leitura, e hoje eu faço o mesmo!! Só que a minha paixão agora é outra , a pintura, e passo a maior parte do meu tempo a pintar, mas sempre que tenho um tempinho não me esqueço que tenho alguns livros que ainda não li :)
    Bjs e uma boa semana cheia de produtividade
    Dulcineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dulcineia!! Que bom que gostas de ler, mas a arte também é cultura e mesmo que você já não tenha tanto tempo para os livros a sua mente viaja na arte que desenvolve. Parabéns!! Bjuss uma linda noite.

      Excluir
  9. Querida amiga
    Estou passando para lhe desejar um maravilhoso final de semana e dizer que estou com saudades.
    Desculpe a ausência, mas é a falta de tempo.
    Fique com DEUS.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/