MEUS SEGUIDORES

terça-feira, 18 de setembro de 2012

RECICLAGEM COM VIDRO E A IMPORTANCIA PARA O MEIO AMBIENTE.



RECICLAGEM COM  VIDRO E A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE


       O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado. O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.
     O Brasil produz aproximadamente 800.000 toneladas de embalagens de vidro anualmente e 27,6% (220,8 mil toneladas) desse total correspondem as embalagens de vidro recicladas. Deste montante, 5% é gerado por engarrafadores de bebidas, 10% por sucateiros, 0,6% oriundo de coletas promovidas pelas vidrarias e 12% provém de refugos de vidro gerados nas fábricas. Dos outros 72,4%, parte é descartada, parte é reutilizada domesticamente e parte é retornável.
      O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum, podendo passar pelo processo de reciclagem várias vezes, sem perder suas características e qualidades. Estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado e a expectativa é que este número aumente.


Importância

     A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o vidro é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

Coleta seletiva

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro é a separação e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de vidro. 


                       Separação no processo de reciclagem
Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades.

Tipos de vidros recicláveis
  • Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • Potes de alimentos
  • Cacos de vidros
  • Frascos de remédios
  • Frascos de perfumes
  • Vidros planos e lisos
  • Pára-brisas
  • Vidros de janelas
  • Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana)

Curiosidade:
- A principal matéria-prima usada na produção de todos os tipos de vidro é a sílica (dióxido de silício). As composições individuais dos vidros são muito variadas, pois pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades específicas, tais como índice de refração, cor, viscosidade etc. O que é comum a todos os tipos de vidro é a sílica, que é a base do vidro.



·         POSTAREI ALGUMAS PEÇAS RECICLADAS  COM VIDRO PARA MOSTRAR QUE COM CRIATIVIDADE NADA SE PERDE. O QUE PENSAMOS QUE É LIXO  SE TRANFORMA EM LINDAS PEÇAS DECORATIVAS E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS E OUTRAS.
·         TODAS AS PEÇAS DESTA PÁGINA NÃO SÃO MINHAS. TODAS FORAM CÓPIAS DO GOOGLE. CASO ALGUÉM IDENTIFIQUE COMO SUA, AGRADECEREI SE  FOR COMUNICADA  NO COMENTÁRIO, QUE FAREI AS DEVIDAS CORREÇÕES.
Parabéns a todos os artistas!




OBSERVAÇÃO: Mais uma vez reforço: nem uma dessas linda peças são minhas, todas foram cópias do Google, caso  artistas identifiquem como suas ou sua, ficarei grata se me comunicar, escreverie seus créditos e sua autoria. Obrigada, parabéns pelo belo trabalho de reciclagem.

Fontes de Pesquisas:

·         http://qualidadeonline.wordpress.com
 http://www.brasilescola.com/quimica/reciclagem-vidro.htm

·       http://reciclaedecora.com/reciclar/reciclagem-de-vidros/

 http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/01/como-reciclar-garrafas-de-vidro-em-lindos-vasos/
·      

4 comentários:

  1. Muito bacana teu cantinnho Profª Lourdes. Será um prazer acompanhar teu trabalho!!!

    Um abraço!

    E vamos multiplicar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida, que bom que estais seguindo, volte sempre um forte abraço. Bjuss

      Excluir
  2. Ola agora vou deixar o convitinho pra vc visitar meu blog e participar do sorteio. bjss
    http://dettynha-trocando-ideias.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-by-dettynha.html

    ResponderExcluir
  3. OLá Lurdes ...
    Teu cantinho é muito bacana e percebi que temos o mesmo gosto em comumm usamos o mesmo modelo .
    Realmente o que você menciona sobre leitura é importante , eu amo ler e amo comprar livros para os meus filhos também incentiva-los a leitura é muito importante e as atividades manuais tambem.
    Gostei da tua página .
    Quando tiver um tempinho me visite será uma alegria recebe-la.
    Um forte abraço
    Deus abençõe
    Clarina

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/