ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE, 2012
DISCIPLINA: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA.
TURMA: 3º NORMAL MÉDIO
PROFESSORA:
Maria de Lourdes Duarte.
OBJETIVOS:
GERAL:
Oportunizar aos alunos do Normal
Médio, estudos relevantes ao que se refere a aprendizagem enfocando atividades
que envolvam a matemática do cotidiano,
preparando-os para se tornarem futuros
professores que valorizam o conhecimento
de mundo dos alunos.
ESPECÍFICOS
• Realizar
discussões relacionadas a problemas do cotidiano ,tomando por base, as estratégias utilizadas pelos adultos não
alfabetizados para resolver diferentes
situações que envolvam a matemática no cotidiano diagnosticadas através de
pesquisas;
·
Possibilitar
aos alunos fazer o uso de cálculos através da utilização de pesquisas em jornais e revistas;
·
Desenvolver
com os alunos a análise crítica de seu cotidiano, através da interpretação de
dados e problemas envolvendo diferentes situações de cálculo;
·
Vivenciar
projetos com temas que envolvam a matemática do cotidiano, de forma lúdica, dramatizando
peças teatrais e outros meios.
·
Incentivar
os alunos a desenvolver o conceito de
cidadania, ética e moral
Nas aulas de Matemática.
·
Interligar
o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em
tudo que fizermos;
·
Refletir
a importância da matemática ser significativa e fazer parte da compreensão da
realidade e da vida diária do ser
humano;
·
Desenvolver
o raciocínio lógico e estimular a
curiosidade;
·
Encarar
a matemática de maneira mais natural,
para que os alunos sejam capazes de construir seu próprio conhecimento matemático;
·
Fazer
cálculos em relação aos prejuízos que a escola tem mensal e anualmente,
quando carteiras são danificadas e
outros equipamentos da escola;
·
Mostrar
vários momentos em que a matemática se faz presente na vida do ser humano como
por exemplo: na conta da água, da energia, etc. ;
·
Desenvolver
de forma lúdica atividade que envolve a
matemática do cotidiano: dramatização de uma peça teatral : “ Economize a água
pra sua conta não pesar no bolso , água é vida;
·
Apresentar
de forma lúdica demonstrações de depredações do patrimônio público escolar e os prejuízos
em relação ao orçamento gasto mensal e anualmente e conscientizar que
depredação do patrimônio público é crime.
JUSTIFICATIVA:
A matemática é considerada uma disciplina muito
difícil por parte da maioria dos alunos. Muitos se caracterizam impotentes
diante de tantos números e fórmulas utilizadas em sua estrutura. Esta
indiferença com relação à aprendizagem da matemática nas escolas tem sido
atribuída à característica mecanicista com que tem sido ensinada em quase todas
as escolas. No entanto, a Matemática é parte necessária da formação do cidadão,
não só porque expressa linguagem crucial da mente humana, mas igualmente porque
o mundo que criamos em torno de nós tende a envolver-se, cada vez, em
linguagens matemáticas. A
matemática é muito importante para as nossas vidas. A matemática é uma
disciplina fundamental na soma dos nossos conhecimentos. Muitos acham ou pensam
que a matemática é como qualquer outra disciplina, mas sabemos que isso não é
verdade, essa disciplina nos acompanha a onde quer que estamos até em situações
simples do nosso cotidiano.
Pensando na importância da matemática, na vida diária dos cidadãos, é
que nos empenhamos em uma pesquisa que trouxessem luzes para clarear o
desenvolvimento deste projeto, que servirá de orientação para os alunos do
Normal médio, que se preparam para ser futuros professores que poderem refletir,
que o ensino da Matemática deve ir além da sala de aula porque ela faz parte da
vida de todos.
A matemática precisa ser significativa,
fazer parte da compreensão da realidade, pertencer aos desafios de desconstruir
e reconstruir a realidade. Alguns
alunos interiorizam desde cedo uma autoimagem de incapacidade, em relação ao aprendizado da matemática,
isto tem
causado grandes problemas em vários aspectos da formação do ser, em um
contexto sociocultural, algumas pessoas tem certo conformismo em
demonstrar seu pouco
conhecimento matemático, e com ironia dizem "sou péssimo em
Matemática". Muitas vezes essas dificuldade , esses traumas, vem da
base,
ou seja, dos anos iniciais de aprendizagem que não foram devidamente
explorados.No curso Normal Médio, prepara-se futuros profissionais da educação,
desta forma é importante desenvolver projetos que mostrem a diferença de uma
pedagogia tradicional e ultrapassada e uma pedagogia construtivista e inovadora. Esse
projeto sendo vivenciado na disciplina
Didática da Matemática além de explorar
os conhecimentos relacionados a matemática do cotidiano, prepara didáticamente
os alunos, para se tornar educadores que valorizem o conhecimento de mundo dos alunos, por isso a importância deste projeto.
DESENVOLVIMENTO:
·
Pesquisas
em diferentes fontes bibliográficas e organização de material escrito.
·
Organização
de vídeos ou slaydes que enfatizem o tema: a Matemática na escola
e no cotidiano.
·
Escrever
peça teatral para ser encenada, demonstrando diferentes situações em que a
matemática faz parte da vida do ser
humano.
·
Organização de murais, cartazes e outros materiais
de conscientização.
·
Culminância do projeto , apresentação de uma peça de teatro simulando o comércio em uma feira livre.
A DIRETORA DANIELLE E A DIRETORA ADJUNTA ANDRÉIA, APOIANDO OS ALUNOS NA VIVENCIA DO PROJETO.
ALUNOS SIMULANDO UMA FEIRA LIVRE.
ALUNOS ASSISTINDO A PEÇA.
Segundo Marcos Noé, graduado em Matemática, noções básicas naturais de
Matemática são aprendidas antes mesmo do ingresso na sala de aula, situações
ligadas às formas geométricas, quantidades, espaço e localização fazem parte
dos momentos de qualquer criança. Parte dessa experiência é aproveitada nas
séries iniciais e posteriormente no ensino fundamental.
Uma boa parte da vida escolar do jovem é centrada na sala de aula, que precisa
dispor de todos os requisitos básicos, buscando aproveitar a perspectiva do
aluno. O ambiente da sala precisa ser um lugar onde o aluno esteja disposto a
pensar os problemas e as diferentes formas de resolução, através da
criatividade própria.
AVALIAÇÃO:
·
A
avaliação dar -se-á sistematicamente durante a vivência do projeto:
·
Interação
dos alunos
·
Participação
na atividades em grupo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério
da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais/Matemática ? Vol. 3, 1º e 2º
Ciclos do Ensino Fundamental. MEC/SEF, Brasília, 1998.
BOGDAN, Robert C. BIKLEN, Sari Knopp. Investigação
Qualitativa em Educação: Uma Introdução à teoria e métodos. Lisboa: Porto
Editora, 1994.
Vitorio Helatczuk
http://www.cefapropontes.com/
Fotos: Todas as fotos são dos alunos da Escola Raimundo Honório e as mesmas encontram -se arquivadas na referida escola.
Muito legal esses projetos pedagógicos, precebemos a interação dos alunos, muito bom mesmo , parabéns a todos e a você professora.Bennadete-Pe.
ResponderExcluirObrigada pela participação comentando. Que bom que gostou, volte sempre.
ExcluirNão é fácil trabalhar com projetos, requer a integração dos alunos, mas quando vivenciados os resultados são positivos. Sou professor e fico admirado com seus trabalhos, anotei este site para não esquecer e sempre que voto encontro novidades em relação aos projetos pedagógicos. Parabéns profesora ne alunos, Profº Carlos.
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário. Realmente gosto de trabalhar com projetos porque os alunos interagem no processo de ensino aprendizagem.Volte sempre!.
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