MEUS SEGUIDORES

sábado, 29 de julho de 2017

DIFÍCIL SER NATURAL NA SOCIEDADE ATUAL Autora : Prof Lourdes Duarte



DIFÍCIL SER NATURAL NA SOCIEDADE ATUAL
Autora : Prof Lourdes Duarte


   É curioso como é difícil ser natural, nessa sociedade conturbada pelo egoísmo, preconceito, posição social ou status social elevado, pela valorização da beleza física e não da beleza interior. Uma sociedade em que as leis existem, mas difícil ser cumpridadas à risca, quando necessário. Uma sociedade em que os valores e os bons costumes estão sendo esquecidos e que a maioria das pessoas  vivem por si, pensando mais em ter do que ser. Vivem , sem pensar no outro, na verdadeira amizade, no verdadeiro amor e no irmão que sofre.

   Difícil ser natural, sem se deixar influenciar, vivendo numa sociedade  em que  todos se acostumaram a rotina e a um único ideal, aqueles que não opinam da mesma ideia ou aqueles que não respeitam essa ideia são massacrados, gerando conflitos, manifestações. Onde o mundo vai parar com tantas crises, corrupção e falta de amor!

   Infelizmente, poucos são os que  se preocupam com bem estar do próximo, acreditam que fazendo uma única boa ação já é o suficiente, mas não fizera apenas que sua obrigação e se vangloriam por causa disso, esquecendo-se  que somos apenas um instrumento de Deus nesse mundo carente de amor.

Hoje, a sociedade família está deixando de lado o que há de mais sagrado, a educação em valores éticos e morais dos seus filhos e muitas vezes entregam seus filhos as escolas como se a  elas   fossem exclusividade, ensinar e educar. Esquecem-se de que a família deve caminhar lado a lado com as escolas, acompanhando a educação dos filhos e suas aprendizagens.

      Então, as pessoas começam a se questionar, por que tantas distorções, por que tanta violência nas sociedades atuais? Tanta corrupção? O devemos fazer? Quando isso vai mudar?

Então, começam elencar uma série de culpados. De uma coisa é certa.  Os pais dificilmente ensinaram ou ensinam seus  filhos a serem corruptos, preconceituosos, delinquentes ...

      Li certa vez um autor desconhecido , ele diz “Somos seres de muitas faces e múltiplas cascas que trocamos no decorrer da vida , buscando o cerne e a essência de nossa humanidade. O que realmente somos”.

Por vezes temos uma grande dificuldade em sermos autênticos, em sermos nós mesmos. Muitas vezes agimos não porque achamos correto, mas para agradar os outros. 

   O importante é que sejamos Nós! Que sejamos o que pensamos e o que dizemos, sem que isso nos confunda ou engane. Pois a capacidade de acertos é maior que as dos erros.

Martin Luther King diz que “ Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?”.

Pense nisso!

51 comentários:

  1. Prontinho,querida amiga Lourdes. Pus seus blogs na minha lista de "Blogs a visitar e já recebi sua atualização!Sou a primeira a comentar.Marquei as "reações"também para o texto.

    Realmente nos dias de hoje,tão conturbados,é difícil sermos autênticos,mas penso que podemos ser! Basta não colocar máscaras,não fingir ser o que não se é e implantar o amor ao próximo sempre que puder!
    Esse amor ao irmão em Cristo está faltando!
    Alguns realmente são forjados,moldados por uma sociedade e nem sempre para o bem.
    Todos deveriam ler as pérolas que escreve de reflexão,amiga.

    Vou ficando por aqui,porque já é hora do almoço.

    Beijos sabor carinho e um sábado de Paz Profunda!

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
  2. minha querida Donetzka , voc~e tem razão,nos dias de hoje,tão conturbados,é difícil sermos autênticos,mas penso que podemos ser! Basta não colocar máscaras,não fingir ser o que não se é e implantar o amor ao próximo sempre que puder! Com certeza, se nós mesmos, ter personalide, agirmos com coerência por nós e não pelos outros. obrigada pelo carinho, retribuirei sua visita com o maior prazer, és uma amiga especial. Volte sempre, abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Professora Lurdes lindo blog.
    Eu li este texto acima e adorei e concordo é difícil ser natural, nessa sociedade conturbada mesmo.temos que colocar nossa vida e tudo nas mão de Deus né ? Dai conseguimos nos dar bem na graça de Deus bom final de semana .
    Estou seguindo este blog seu beijos.
    http://daianematt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Daiane, por seguir o blog, seja sempre bem vinda! Fico feliz que gostou da mensagem e amei seu comentário. Volte sempre, abraçoss

      Excluir
  4. Adorei o texto!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Um excelente e lúcido texto, querida Lourdinhas! Em teoria dá sempre certo, mas na prática, é bem mais difícil.

    Ser natural não é fácil, não, uns porque são falsos e outros pke têm receio de serem criticados e não aceites pela sociedade.

    A escola ensina. A casa educa. As pessoas nunca mais entendem esse binómio mto importante, e nós, melhor do k ninguém, sabe disso e tentamos dizer aos educadores, isso mesmo, mas, mtas vezes, em vão.

    As famílias são e estão destruturadas e, desse jeito, não podemos ter crianças e jovens "normais".

    Para onde caminhamos? Para o "abismo"

    Todos os dias faço a minha parte, mas é preciso fazer mto mais.

    Agradeço tuas carinhosas palavras lá no blog.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Céu, me alegro muito com sua visita sempre com comentários importantes e bem centrados no que escrevemos. Obrigada, seja sempre bem vinda! Abraços com desejos de um final de semana de muita paz.

      Excluir
  6. Lindo texto. Ser autênticos e naturais, e uma boa ensinança para os nossos filhos.
    Bom domingo! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu texto, Lourdes.
    Ser natural é um objectivo a perseguir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga,boa noite!
    Nos dias atuais é como diz a letra da canção: "Cada um de nós imerso em sua própria arrogância,esperando por um pouco de afeição".
    Maravilhoso post!
    Tenha um fim de semana abençoado!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana, bem lembrada a música, é como se cada um vivesse no seu espaço sem precisar do outro. Alienados ao seu mundo. Grata pela visita, volte sempre. Abraços

      Excluir
  9. Olá amiga Lourdes: concordo com o seu texto. É cada vez mais difícil ser natural num mundo cada vez mais egoísta, em que os valores morais são muitas vezes esquecidos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Nada mais certo do que esse texto que você escreveu. Há certas coisas em que ainda dá para acreditar no ser humano. Ontem ouvi Ave Maria cantada por Mirusia com André Rieu (https://www.youtube.com/watch?v=3d4xXvF2ukY ), amiga, enquanto houver esse sentimento que vi, um tiquinho de esperança ainda existe em certas coisas. Muito pouco, mas toca fundo. Gostaria que você ouvisse. Deixo o link.
    Deixei uma resposta para você no comentário!
    Um beijo, uma linda semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís, concordo com você, não podemos perder a esperança jamais. Assisti o vídeo lindo demais e não é atoa que esta com
      13.754.286 visualizações. Vozes lindas! André Rieu & Mirusia - Ave Maria.
      Obrigada pela indicação. Realmente fiquei encantada com seu blog das Artes. Parabéns!
      Tenha um lindo Domingo, volte sempre. Abraços

      Excluir
  11. Olá Lourdes !Um excelente texto! O mundo está conturbado,sem norte,sem direção. Nunca se ouve tanta necessidade de ter,deixando de lado a essência que é Ser.Ser humanos.Por cá nas escolas secundarias existe o professor e o educador. Eu trabalho em uma escola.As escolas por cá são tempo integral, o dia todo. Ouço todos os dias os professores e educadores a questionar sobre o futuro destes jovens. Jovens tem a maior informação que ja existiu no mundo e caminha para a solitude.Bom Domingo!beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, fico feliz que gostou, amei sua visita, seja sempre bem vinda!
      Atualmente trabalho em uma escola integral, a realidade não é diferente. Obrigada, volte sempre, abraços

      Excluir
  12. É um texto maravilhoso para refletir, pois realmente nos dias de hoje está sendo difícil ser natural nessa sociedade em que vivemos, bjs
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto. Os humanos andam mesmo insuportáveis e mais perdidos que cego em tiroteio...

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma triste realidade, mas é o que acontece. Contudo, ainda acredito que o ser humano pode mudar e mudando muda o mundo em que vivemos. Obrigada pela visita, volte sempre.Abraços

      Excluir
  14. Este é um dos maiores desafios do ser, ser ele mesmo, manter a sua integridade nos dias atuais. É um desafio diário, para muita atenção.
    As máscaras pulam bem ao nosso lado, são tentadoras e vestem muito bem em uma parte nossa, que não se pode ver, mas pode-se sentir com profundidade: o ego.
    Muito beijinhos querida e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga, ser natural ser autêntico, hoje é um grande desafio. Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda! Volte sempre, abraços

      Excluir
  15. Adorei. É muita verdade num texto só.
    Ser natural e ser diferente, é muito complicado hoje em dia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. PROF LOURDES,
    Sou seu mais novo seguidor!
    Cheguei até aqui através do blog da Joana Claro.
    Excelente postagem e a convido para conhecer os meus blogues também!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo por seguir o blog, com certeza irei conhecer o seu. Seja bem vindo!

      Excluir
  17. Que texto tão belo e pertinente, infelizmente a sociedade muda seus conceitos e faz apenas aquilo para seguir um padrão. Claro que muitas vezes o desejo de ser aceito é incontrolável, mas o que realmente importa são nossos princípios e virtudes, sermos NATURAIS!
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você amiga, muitos valores estão sendo esquecidos e a sociedade vai transformando o modo de pensar e agir das pessoas ou as pessoas vão transformando a sociedade. Obrigada pela visita, volte sempre, abraços

      Excluir
  18. Boa tarde, nesta sociedade de necessidades e de dependência, dificilmente as pessoas não podem ser naturais, tudo começa pela independência, só assim se consegue ser livre e natural.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, ser natural, autêntico na atualidade está difícil. Grata pela visita, volte sempre.

      Excluir
  19. Preciosa reflexão!
    As vezes tenho a sensação que o mundo anda as avessas!
    Está esquisito!Precisamos prestar atenção, como bem disse,cada um fazendo sua parte!
    Beijo carinhoso, feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Fico feliz que gostou. Grata pela visita, volte sempre, abraços

      Excluir
  20. Querida Lourdes!
    Adorei ler o seu magnifico texto. É dificil ser natural na sociedade em que vivemos, o importante e ser nós mesmos.
    Linda e feliz semana
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Amélia, que bom que gostou da mensagem. Amei sua visita, volte sempre, abraços

      Excluir
  21. Já dizia a mensagem no horáculo de Delfus: "Conheça-te a ti mesmo".
    Eu tenho essa frase bem grudada no fogão da cozinha k.
    Baile de Máscaras só é bom no carnaval de veneza!
    Adorei te ler.
    Bom começo de mês.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga, já li essa frase é e muito verdadeira. Gostei do comentário e amei sua visita, obrigada, volte sempre. Abraços

      Excluir
  22. Mais um texto de reflexão, para ler e reler.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, professora! Este espaço é sempre uma lição de cidadania. Graças a Deus eu tive um pai que me impingiu desde de tenra idade que o importante é a gente ser autêntico. Nós morávamos em praia distante de grandes centros, como crianças matutas, mas papai recomendava a conservar o mesmo sotaque, costumes e tradições da família. Quando fui interno em colégio de padres a conviver com o mundo civilizado, eu poderia até ser motivo de chacota de outros, mas todos os garotos me respeitavam por eu ser autêntico. Grande abraço, professora e muito obrigado pela partilha. Laerte.

    ResponderExcluir
  24. A sociedade muda as pessoas de tal forma que é difícil ser natural. A influência é grande é preciso ter personalidade forte. Abraços

    ResponderExcluir
  25. Um magnífico texto, para ler, reler e refletir.
    Continuação de boa semana, amiga Lourdes.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. É enquanto o TER predominar sobre o SER vai ser difícil encontrar a felicidade, a saída dessas crises que estão levando-nos a vivermos na incerteza, tirando nossas forças, nossos valores. Apenas Deus para, cada vez mais, nos fortalecer e nos iluminar para encontrar a saída dessa situação obscura. Abraços e uma boa noite.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/