MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 23 de junho de 2014

FESTAS JUNINAS NO NORDESTE ALEGRIA E FARTURA!!!






FESTAS JUNINAS NO NORDESTE

ALEGRIA E FARTURA!!!


Festa Junina apresenta características distintas no Nordeste e Sul do país
Tradicional celebração brasileira do mês de junho tem hábitos diferentes de acordo com a região em que é comemorada. No mês de junho o povo nordestina festeja o mês todo. É um costume antigo que mobiliza muitas cidades, famílias,gente de todos os lugares para acompanhar os festejos e a alegria desse povo nordestino. As festas costumam varar noite a dentro. Umas são feitas em praças, ruas, salões, casas, etc
Muito Forro e comidas Típicas, shows de cantores nordestinos, muita dança dia e noite.  As festas Juninas  aquecem a economia do nordeste.  Atraí  jovens de diversos lugares e é palco para artistas de diversos ritmos durante as festas de São João.
As bandas de forró e os forrozeiros e as comidas típicas movimentam milhões, são pessoas que curtem essas festas típicas e fazem questão de  participar.

No princípio era comemorado apenas o dia do nascimento de São João, que batizou Jesus, entretanto alguns anos mais tarde foram acrescentados a comemoração o dia de Santo Antônio e de São Pedro.
Ao longo do mês, o tradicional festejo católico é realizado em praças públicas, igrejas e clubes de todo o país com comidas típicas, fogueiras, música caipira, as quadrilhas e brincadeiras diversas compõem essa festa tão querida entre os brasileiros.


CAMPINA GRANDE UMA DAS MAIORES FESTAS JUNINAS
PARAÍBA


E tem muita festa também em  Campina Grande (PA). São mais de 300 atrações, 90 quadrilhas e 85 shows se apresentarão no palco principal.
O evento acontece no Parque do Povo, no centro de Campina Grande, uma área de 42 mil metros quadrados. Por lá, devem passar, até o final do mês, 2 milhões de pessoas.
Nos pequenos palcos espalhados pelo local da festa, se apresentam 150 trios de zabumba, sanfona e triângulo. São mil horas de forró.


CARUARU, CONHECIDA A CAPITAL DO FORRÓ



O São João 2014 de Caruaru já começou, mas ainda promete muita música, forró e animação.
O evento conta com 7 polos e mais de 350 atrações como Luan Santana, Garota Safada, Limão com Mel, Elba Ramalho, Fagner, Zé Ramalho e Banda Magníficos. A dupla sertaneja Jorge e Mateus também foi confirmada no dia de encerramento da programação do São João de Caruaru em 2014, no dia 29.06.
Com o objetivo de valorizar a cultura e tradição da festa, aproximadamente 82% dos artistas selecionados são de Caruaru. Para atender os jovens, as atrações nacionais Aviões do Forró, As Coleguinhas, Gabriel Diniz e Luan Santana, apresentam-se a partir das 19:00 horas nos sábados do mês de junho.
Os homenageados dos festejos juninos de 2014 são:  Carlos Fernando, João Luis do Forrozão
e João Alfredo Marques dos Santos e outros. Todos eles fazem parte da história de Caruaru e são grandes divulgadores de sua cultura.
Com um investimento de 11 milhões de reais, o São João de Caruaru gerou mais de 6 mil empregos e espera atrair um público de mais de 1,5 milhões.
Em relação ao texto sobre Caruaru o link é: http://www.confiramais.com.br/sao-joao-de-caruaru/


COMIDAS  E ELEMENTOS TÍPICOS





Os ingredientes dessa Festa são: Milho, pamonha, pipoca, canjica, quentão, fogueira, bandeirolas e quadrilha são elementos típicos das festas juninas.
No Nordeste, onde ocorrem as maiores comemorações de São João do  Brasil, o cardápio ainda tem muito forró pé de serra, danças folclóricas, baião de dois, bode guisado, maca junino, e este ano com maior alegria porque  junto com os festejos juninos é COPA DO MUNDO.
Futebol e festas juninas ferve no sangue brasileiro e nordestino!!


7 comentários:

  1. Que linda postagem!
    Já tive o prazer de ver uma dessas festas aí no Nordeste, amei, fui duas vezes, preciso me programar para quem sabe ir no ano que vem, pois é lindo demais!
    Esse ano minhas férias foram em Manaus, amei conhecer aquele lindo lugar!
    Amiga, abraços apertados, com prazer estou voltando e visitando meus amigos entre eles, você!

    ResponderExcluir
  2. Que grande festa!

    Nem o S. João do Porto se lhe compara.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida! Paz e luz!
    Acho a festa de São João muito rica, deu saudades só em ver essas
    fotos e relato.

    Bjs, ótima semana junto a sua família!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, eu gosto muito de festas juninas, vim retribuir a visita , boa sorte no sorteio, e achei interessante o seu blog...........bjus e uma ótima semana......

    ResponderExcluir
  5. Quanta coisa gostosa nesta festa, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  6. As festas juninas no nosso nordeste, são muito boas.
    Adoro as comidas, o colorido e a alegria do povo.
    Muito legal o seu post.
    Bjs. Lourdes.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/