MEUS SEGUIDORES

sábado, 9 de junho de 2012

TRADIÇÕES JUNINAS, ADIVINHAÇÕES E SIMPATIAS.



FESTAS JUNINAS E ADIVINHAÇÕES.



Nenhuma outra festa no Nordeste é tão rica  em  cultura e tradição popular quanto as festas juninas. Cheias de símbolos e de brincadeiras passadas de uma geração para outra, essas festas ficam gravadas para sempre na mente e no coração de quem participa.
Santo Antônio, São Pedro e São João são os santos de devoção mais popular do Brasil. Quase todo homem que tem Antônio, Pedro ou João em seu nome, e não são poucos, sente-se na obrigação de homenagear seus santos patronos. No ciclo cultural desses três santos,  denominados de festas juninas,o seu culto divulgado e fixado através dos tempos formou características bem populares em especial no Nordeste, nos assuntos de encontrar casamentos, em previsões para o futuro, e como proteção à viuvez. Nesse período as adivinhações e simpatias são vivenciadas fortemente pelas jovens que querem ver seus sonhos realizados.




Fazer adivinhações na véspera de São João, o Santo mais popular dos festejos, sempre  foi e continua sendo uma brincadeiras que mais  se leva a sério.
As adivinhas (quase) tudo respondem; Quer saber se vai casar?Quando?Com quem?Homem velho?Novo? bonito? A primeira letra do seu nome,etc.
Os Santos juninos, principalmente Santo Antônio, conhecido como o Santo casamenteiro e São João, são os mais requisitados.
 Quando se tratava de fazer adivinhações, os objetos utilizados nessas ocasiões devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão nada funcionava.



ADIVINHAÇÕES E SIMPATIAS:

Fontes: Barão de Studart,Câmara Cascudo,Amiano Marcelino e,é claro,a tradição oral.

Algumas adivinhações para a noite de São João.São certeiras!


1- Na noite se São João, passa-se um ramo de manjericão na fogueira e atira-se ao telhado;se na manhã seguinte,o ramo ainda estiver verde,o noivo será jovem,se murcho,é velho.

2- Na véspera de São João faz-se um pirão com um tantinho de farinha e, dentro,se coloca um grão de milho;com os olhos bem fechados divide-se o pirão em três partes e se coloca uma na porta da rua,outra embaixo da cama e a terceira na porta do quintal.Se for encontrado o pedaço na porta da rua,casamento breve;se em baixo da cama,vai demorar,pode começar o enxoval bem devagarinho e,se for no quintal,esqueça casamento.

3-  A meia noite do dia 23, introduza uma faca virgem numa bananeira.Reze uma Salve Rainha; depois disso você tem que voltar pra casa sem olhar para trás.No dia seguinte, aparecerá na faca a inicial do noivo ou noiva.Se não aparecer nada é porque não haverá casamento.


4- Se duas agulhas forem colocadas numa bacia com água, com uma certa distancia uma da outra e essas agulhas se juntarem,prepare o buquê;vai sair casamento, logo, logo.Isto na noite de São João,claro!

5-- Ou escreva o nome dos possíveis pretendentes em papeizinhos pequenos; coloque-os numa bacia com água;o nome que amanhecer aberto é o do noivo ou noiva.

6-- Na noite junina encha a boca de água e fique atrás da porta;o primeiro nome que ouvir é do noivo ou noiva.

7- Pegue uma moeda de 10 centavos e atire na fogueira;na manhã seguinte,retire-a das cinzas e ofereça a um pobre;o nome dele será o nome do seu noivo.

8- na noite de São João, ponha um pouco de clara de ovo num copo virgem, com água; e diga: São João ,de Deus amado São João,de Deus,querido Deparai-me a minha sorte Neste copinho de vidro. No dia seguinte, você verá uma igreja(bodas)um navio(viagem) ou um caixão(morte ou viuvez).

9- Perto da meia-noite, na véspera ,dia 23,encha uma bacia com água e olhe para dentro;se não aparecer o rosto é morte certa,ainda este ano.É a representação do reflexo,da individualidade,do “alter ego”;ás vezes,a morte não é física,é a morte moral do indivíduo,sujeito ás convenções e esquecido de si mesmo,dos seus sonhos.

10- "Todos os folclorista brasileiros têm registrado entre as adivinhações da véspera e noite de São João, aquelas que se relacionam com vegetais de rápido crescimento. O alho se planta nas vésperas, para verificar ao meio-dia seguinte se grelou. Então a resposta à consulta é um sim, se estiver com dentes é um não. assim como grãos de milho; galhos verdes passados à chamas das fogueiras são atirados para o telhado. Se estiverem verdes no dia imediato sim, se murchos não".

11- "... Busca-se colher uma pimenta, ou folha de qualquer vegetal, no escuro. Se tirar folha ou pimenta verde, o noivo é moço. Se folha murcha e pimenta vermelha, o noivo é além dos trinta. Se folha seca e pimenta murcha, o noivo é um velho".


 INVOCAÇÃO A SANTO ANTÔNIO  



1.Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará no frigorifico.Coloque a imagem no  congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.

.
2.Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.

3 Amarre uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, pedindo que lhe dê um marido. Reze um Pai Nosso e uma Salve Rainha. Pendure a imagem de cabeça para baixo sob a sua cama. Só desvire quando alcançar o pedido.




Fontes
-  Noite de Festejos e Adivinhações

- Barão de Studart,Câmara Cascudo,Amiano Marcelino e,é claro,a tradição oral.

3 comentários:

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/