MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 22 de junho de 2015

CHEGOU SÃO JOÃO ! NO NORDESTE TEM COMIDAS E ANIMAÇÕES. VIVA SÃO JOÃO!



 

CHEGOU SÃO JOÃO!



“Segundo a tradição cultural nordestina, no mês de junho o céu fica mais iluminado com fogueiras e balões e bandeirolas por todo lado”.


     O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.


Embora se comemore os três Santos, Santo Antônio, São João e São Pedro, o forte mesmo é o Santo Antônio.

Em todos os recantos do nordeste comemora-se com muita alegria e fartura. A culinária é muito atraente e diversificada, de região pra região, assim como as festas, atraindo muitos turistas e estes movimentam a economia.
Os  nordestinos afogam as tristezas, e reúnem-se em plena alegria ao lado de uma fogueira ou ao som do Sanfoneiro, forosando a noite inteira.


NO NORDESTE É ASSIM:

 PERNAMBUCO

CARUARU, a cidade pernambucana situada a 130 km da capital Recife, todos os anos, deixa de ser tranquila, durante os 30 dias de festança. As ruas são tomadas por bandeirinhas multicoloridas, vilas cenográficas são produzidas, as barracas com delícias típicas como canjica, pé de moleque e pamonha são sucesso e as iguarias ganham até versões gigantes, as tradicionais fogueiras ardem com chamas altas e sem pulos e, claro, não poderia faltar a quadrilha que, nas festas juninas no nordeste, chegam a ter 4 mil participantes.

O arraial conta ainda com apresentações de bandas de pífano, trios de forró pé de serra e shows com os nomes do momento.





 

CAPITAL PERNAMBUCANA - Na véspera e dia de São João têm shows em vários bairros do Recife e na maioria dos municípios pernambucanos os festejos continuam com muita animação e comidas típicas. Mesmo com a crise em diferentes setores, os pernambucanos se superam em alegria neste período junino.


SERGIPE

O céu nordestino é o mais iluminado do Brasil no mês de junho e somente nele tem um barco de fogo. Ele é preso bem alto e, depois de aceso, parece mesmo que está voando. E tem as quadrilhas juninas, que fazem verdadeiros espetáculos. São mais de 100 em Sergipe e muitas chegam a fazer até três apresentações por noite.

São João é sinônimo de mais dinheiro também para os sanfoneiros. São mais de 500 em Sergipe e, mesmo cobrando cachê dobrado, é tanto show que alguns recusam trabalho. "Se você liga em cima da hora, ás vezes você dá sorte", conta o sanfoneiro Erivaldo de Carira.


PARAÍBA

 Em Campina Grande, cidade a 135 km de João Pessoa, acontece uma das maiores festas juninas do nordeste e, como eles dizem com orgulho, do mundo. O endereço da bagunça é sempre o mesmo, a imensa área a céu aberto do Parque do Povo. É lá que o arraial é armado nos 30 dias de festa com direito a bandeirolas, balões, fogueira, cidade cenográfica com réplicas de prédios históricos do centro, barracas e mais barracas com comidas regionais que vão do pé de moleque até a buchada de bode, quadrilha, forró pé de serra, shows e tudo mais que fizer parte das tradições que embalam as festas juninas no nordeste. A festança deste ano acontecerá de 6 de junho a 6 de julho e ainda não teve a programação divulgada.
 

MARANHÃO

Em São Luís, são os grupos de Bumba Meu Boi que comandam o arraial. E a primeira parada é na igreja. O padre pede proteção para a maratona de apresentações que eles têm pela frente, que o diga o miolo do boi, que carrega o "bicho" nas costas todos os dias. "Quatro, cinco horas com uns 10 kg nas costas. Vale a pena, sim",ele responde ao repórter.

É uma tradição enorme no Maranhão. Onde tem bandeirinha de São João, tem grupo de Bumba Meu Boi se apresentando. Neste ano, serão mais de 1.600 arraiais espalhados pelo estado. E onde tem boi, tem gente disputando espaço para ver.

VIVA SÃO JOÃO  COM ANIMAÇÃO E MUITAS COMIDAS  TÍPICAS!








 
BOM SÃO JOÃO  PARA TODOS! 

5 comentários:

  1. Aqui o S. João festeja-se em Lisboa com muita sardinha assada.
    Divirta-se!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tudo alegre, gostoso e colorido.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Passei p/deixar bjs e desejar uma semana abençoada p/vcs e aí encontro esse post maravilho e "delicioso" kkk
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga


    O bonito de São João
    é a alegria simples
    que ainda se observa
    naqueles que se entregam
    a esta festa...

    Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  5. Uma linda festa bem Brasileira, beijo Lisette.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/