MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 22 de junho de 2015

PRENDAS E BRINCADEIRAS JUNINAS




 
PRENDAS E BRINCADEIRAS JUNINAS
 
De acordo com a tradição junina, muitas brincadeiras são tradicionais nos festejos juninos, a exemplo dessas:

1. CORREIO ELEGANTE
As festas juninas também ficam muito animadas quando o povo é convidado a mandar bilhetinhos pelo correio elegante.
É assim que funciona:
Usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinhas, as próprias pessoas poderão escrever mensagens aos amigos, ou mesmo, já poderão ter alguns cartões com mensagens escritas.
Você envia para alguém bilhetinhos, anônimos ou não, com declarações de amor, amizade, agradecimento, ou frases religiosas, pedido de desculpas. Depois, é só esperar a resposta e continuar se divertindo na festa.

2. PAU DE SEBO
É uma competição em que os participantes devem escalá-lo até o topo, onde ficam prendas ou dinheiro. Consiste de um tronco de arvore com quatro metros mais ou menos de altura, todo coberto com sebo de animal, pois deve ficar bastante liso e escorregadio. O grande desafio dos participantes é atingir o seu topo e pegar as prendas lá colocadas.

3. PESCARIA
Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer um anzol.
Fixe números nos animaizinhos, para que estes correspondem ao brinde (também numerado) que irá levar.

4. CORRIDA DE TRÊS PÉS
 Cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar primeiro.

5. OVO NA COLHER
Cada participante corre equilibrando um ovo cozido- pode ser também um tomate ou uma batata- numa colher até chegar à linha de chegada.
Ganha um brinde quem chegar primeiro, sem deixar cair da colher.

6. BOCA DO PALHAÇO
Desenhe um palhaço em uma cartolina com a boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca- deixando os lábios. As crianças deverão acertar bolinhas pequenas – pode ser de tênis ou frescobol- na boca do palhaço. Ganha um brinde a que conseguir acertar mais.

7. JOGO DE ARGOLAS
Coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar as argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas- de plástico, para não haver acidentes- no chão. Dê preferência as garrafas de 600 ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora. Ganha a que acertar mais argolas.

8. DANÇA DAS BATATAS
O casal tem que dançar até o fim da música equilibrando uma batata entre as testas, sem deixar cair. Pode substituir por uma maçã.

9. CORRIDA DE SACOS
Arranje sacos de linha e os corredores deverão correr com os dois pés dentro do saco, sem cair. Quem chegar primeiro, ganha.

10. DANÇA DAS CADEIRAS
Coloque cadeiras espalhadas, sempre uma a menos do que o número de pessoas participantes. A música para de vez em quando, sem esperar e as pessoas correm para sentar nas cadeiras. Quem sobrar sai da brincadeira.

11. BRINCADEIRA DA MAÇÃ
Prende-se uma maçã através do cabinho em um barbante ou cordão, pendura-se a extremidade do cordão no alto, de forma que os participantes possam alcançar a maçã com a boca. De mãos para trás cada participante tentará morder esta maçã, o que conseguir primeiro, ganha.

12. COELHINHO NA TOCA
Precisa-se de um coelhinho.
Você poderá usar caixas de sapato ou maiores, depende do tamanho do coelhinho que você terá para a brincadeira. Faça um buraco como de uma toca, em cada caixa e as disponha em círculo. Numere a parte superior das caixas, assim como os brindes que você tem a disposição. Depois de cada participante escolher um número da caixa, o coelhinho poderá ser solto no centro... Este correrá para uma das tocas (caixas), a de número que ele entrar, será o ganhador.

 13. PRENDAS/LEMBRANCINHAS
Você poderá fazer saquinhos de papel ou canudos ( aproveite o rolo vazio do papel higiênico) envolvidos em papel colorido. Coloque dentro miudezas baratas e frases engraçadas ou medalhas, tercinhos, etc. e bilhetinhos com frases religiosas. Distribua aos convidados para sua festa, como surpresa.




2 comentários:

  1. Boa noite amiga Lourdes!!!
    Por aqui as festanças já aconteceram...e meus pequenos estavam lindos!!!
    Amo essa época, deliciosas comidas e a criançada fica toda alegre!!!
    Tenha um ótimo final de semana!!!
    Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte