MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 2 de junho de 2017

PESSOAS DE CARÁTER FAZEM A COISA CERTA Profª Lourdes Duarte



PESSOAS DE CARÁTER FAZEM A COISA CERTA
Profª Lourdes Duarte


Para falar sobre caráter tomo por base o pensamento de um autor desconhecido que me chamou a atenção, ele diz que,
   ”Não se julga um homem pelos trapos que o veste, e sim pelo seu caráter. Pessoas de caráter fazem a coisa certa não porque elas acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam a serem mudadas pelo mundo."
    É muito fácil dizer, sou uma pessoa de caráter, difícil mesmo é ser um indivíduo de caráter firme, íntegro e permanecer assim, sem se deixar moldar ou corromper-se pela sociedade doentia, onde muitas vezes, dá a entender que trilhar por caminho obscuros oferece vantagens mais rápidas.
     O nosso caráter é um presságio de nosso destino, que nos leva a um futuro feliz ou infeliz e quanto maior a integridade e a firmeza do caráter, que temos e mantemos, mais fácil e nobre este destino tem probabilidade de ser. A formação do nosso caráter é a soma do meio em que vivemos, da educação que recebemos e das pessoas que escolhemos para conviver.
“Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino. Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino."
 Pessoas de caráter duvidoso, cometem tantos erros, vivem com hábitos tortos, e fazem isso rotineiramente a tal ponto, que acreditam que estão agindo corretamente e tentam convencer os outros .


Phillips Brooks diz que : "O caráter pode se manifestar nos grandes 
momentos, mas ele é formado nos pequenos." Pense nisso!


15 comentários:

  1. Ótimo texto esse e como o mundo anda precisando de pessoas honestas e que façam as coisas certas. Vemos tantas coisas!!!CREDO! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica! realmente, pessoas honestas de caráter integro começa a ficar em falta. Infelizmente! Obrigada pela visita, volte sempre. Bjuss

      Excluir
  2. Olá, querida Lourdinhas!

    Estás bem e feliz? Aqui, tudo normal.

    Li e reli o texto desse autor e olha que não é nada fácil de interpretar e mto menos de interiorizar, mas acho que o entendi, satisfatoriamente. As questões, os assuntos são colocados, um tanto filosoficamente, mas eu acho que o caráter de uma pessoa, sua essência, melhor dizendo, tudo determina em sua vida e na convivência com os outros.

    Personalidade e caráter são conceitos diferentes, mas k se podem confundir. Quem tem caráter, faz, procede, corretamente, sem hesitar, nem pensar duas vezes, pke é algo intrínseco.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu! Obrigada pelo carinho da visita e com comentário que complementa a mensagem. escrevi este texto refletindo pensamentos de alguns autores. É sempre bom fazermos reflexões sobre a importância de não nos deixar corromper por essa sociedade doentia e mantermos o nosso caráter íntegro. Como você lembrou, personalidade e caráter são conceitos diferentes, mas um relaciona-se com o outro.
      Volte sempre, serás bem vinda! Bjuss

      Excluir
  3. Olá amiga Lourdes
    E o munda anda carente de pessoas de caráter né amiga
    Parece que agir com honestidade, ser integro agora está fora de moda
    Um excelente texto minha amiga
    Um lindo mês de junho e fim de semana
    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gracita, infelizmente isso é verdade. O mundo está carente de pessoas honestas ,com caráter íntegro. Os últimos acontecimentos no mundo político nos envergonha. Está na hora de mudar esse quadro. Se querem não sabemos. Bjuss, volte sempre.

      Excluir
  4. Olá, Lourdes, li e faz muito tempo, um artigo de um psicólogo, dizendo que nosso caráter se forma até os 5 anos. Esse belo texto poderia ser lido lá no Congresso, por aquela tropa de bandidos. Bem que não iria adiantar muito, cada dia descobrimos mais maracutaias!
    Rui Barbosa que escreveu um texto fantástico, serve bem para os dias atuais e você conhece:

    De tanto ver triunfar as nulidades,
    de tanto ver prosperar a desonra,
    de tanto ver crescer a injustiça,
    de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
    o homem chega a desanimar da virtude,
    a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.


    Beijo, amiga, um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Querida Taís, muito bem lembrado, até os cinco anos forma-se o nosso caráter, Infelizmente os valores estão sendo esquecidos.Com certeza, não foi essa educação que esses políticos receberam dos seus pais. Se deixaram corromper pelo poder, pelo dinheiro, pela política doentia,suja que afundou o País, envergonhando os brasileiros.
    Rui Barbosa é um sábio e você lembrou muito bem, pois ele nos dá a dimensão do estrago da desonestidade. obrigada amiga pela visita, volte sempre. Bjuss

    ResponderExcluir
  6. É por isso fundamental que os pais percebam que os limites aos filhos devem ser dados desde o berço; os pais acham que a crianca é pequenina, não entende e deixam de a educar convenientemente; quando crescem já é tarde e o mal está feito. Penso que na familia está a base para a boa formação de um adulto; se ela crescer numa familia honesta, com principios, dificilmente será um adulto corrupto. Esses politicos que vemos no poder, na minha opinião, não tiveram pais integros ou então foi o poder e a ganância que os transformou. Amiga, apesar de tanta roubalheira, acho que há no mundo muita gente boa e em maior número; os politicos são uma minoria se os compararmos com toda a população brasileira ou com toda a população de Portugal, porque aqui também temos muitos ladrões, embora em menor número, pois o país tb é pequenino. Daria pano para mangas este assunto, mas, costumo dizer que seria necessário que o ministério da educação criasse um curso de formação de pais, pois hoje em dia eles não sabem educar os filhos ; és professora e por isso conheces melhor do que eu a falta de principios nos meninos de hoje. Um beijinho e obrigada pelo tema. Um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Emília, assino embaixo do seu comentário, ou seja, faço minhas suas idéias. A educação dos filhos compete a família e muitas estão entregando a responsabilidade para escola. Seria mesmo positivo se o ministério da educação criasse um curso de formação para os pais, pois hoje em dia eles estão deixando de lado a formação principal dos filhos. Os valores éticos e morais. Se hoje os nossos países estão assim por conta de pessoas sem caráter imaginem no futuro, se as crianças não forem educadas.
      Grata pela visita, volte sempre, bjuss

      Excluir
  7. Li duas vezes o texto, mesmo assim não sei se o entendi, ou se entendi o que o autor nos quis passar. Pessoas de caráter reto hoje em dia não abundam. E não me parece que seja apenas uma questão de educação. A própria sociedade, pressiona, sugestiona, seduz, e empurra para onde lhe interessa.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Elvira, você entendeu sim. A sociedade empurra,pressiona, contribui para a distorção do caráter das pessoas. mas essas só mudam se não tiverem boa índole e uma boa educação. O exemplo claro é o que vem acontecendo no meio político do Brasil. Não temos aqui só um político corrupto, temos vários! Isto é triste. Obrigada pela visita, volte sempre. Bjuss

    ResponderExcluir
  9. A falta de caráter só prejudica!
    Boa e interessante partilha!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amiga , prejudica a si e aos outros quando praticam atos errados. Obrigada, volte sempre. Bjuss

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/