ESCOLA
RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM – PE
PROJETO: LINHA DO TEMPO – RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS
DE 50 A ATUALIDADE.
DISCIPLINAS:
Sociologia , História, Filosofia, Língua Portuguesa , Arte e Educação Física
PÚBLICO
ENVOLVIDO:
Professoras das respectivas disciplinas,
Equipe Gestora, Coordenadores e alunos.
JUSTIFICATIVA:
As transformações sociais, políticas,
econômicas e culturais , foram se consolidando ao longo das décadas de 1950 a atualidade e vem modificando hábitos, costumes, modo de pensar
de agir, mudando gerações, alterarando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos
e nos mais longínquos recantos dos país.
Não só as pessoas, como também as paisagem
urbanas e rurais vem se modernizando ao longo das décadas, com
a construção de edifícios e casas de formas mais livres, mais funcionais e
menos adornadas, acompanhadas por uma decoração de interiores mais despojada,
segundo os princípios da arquitetura e do mobiliário moderno.
A partir da década de 1950, vem
acontecendo a consolidação da chamada
sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos meios de comunicação:
rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com estes avanços alavancaram
outras modernizações.
No que se refere a moda dos vestuários e acessórios, a cada década
vem se transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte aliada a divulgação rápida dos meios de comunicação
de massa, não só da moda brasileira,
como de outros países, fazendo adesão a nossa ou vice versa.
Através
dos meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se de forma rápida e com um potencial
tecnológico extraordinário, é possível avaliar as mudança nos hábitos de uma
sociedade em processo de modernização e infiltrar com força total modas de
outros países no nosso.
Este projeto é de suma importância porque
irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados
diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e em especial no que
se refere a moda, diferentes ritmos musicais ,
danças, bem como a influência de
outros países na cultura brasileira.
O projeto servirá também para que motive
os alunos a interagir no processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica,
realizando pesquisas direcionadas e bibliográficas, organizando trabalhos a serem apresentados
para toda escola e desenvolver grupos de danças, teatro, que retratem cada período histórico.
OBJETIVO
GERAL
Envolver os
alunos no processo ensino aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos,avanços e as
transformações que vem acontecendo no Brasil e no mundo,
ao longo das décadas de 1950 a atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·
Construir
de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e as transformações que o mundo e a sociedade brasileira vem vivenciando ao longo das décadas de 50 a atualidade.
·
Analisar
as mudanças culturas, políticas e
sociais, do Brasil ao longo das décadas ;
·
Resgatar
e analisar as mudanças que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a
moda feminina e masculina.
·
Pesquisar
os diferentes ritmos musicais e danças
que fizeram sucessos em cada década;
·
Analisar as mudanças econômicas que o país vem vivenciando ao longo das décadas.
·
Refletir a consolidação dos meios de comunicação
de massa, na transformação e divulgação
da moda e outros avanços sociais.
·
Analisar a influência de outros países no que se
refere a moda e ritmos musicais e danças.
·
Desenvolver
trabalho pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de
interagir no processo ensino aprendizagem.
·
Vivenciar o projeto a nível de sala de aula e em
seguida apresentar numa culminância para toda escola.
DESENVOLVIMENTO:
O Projeto
será vivenciado a nível de sala de aula e em seguida apresentado numa
culminância para toda escola, tendo como,foco as disciplinas: Sociologia,
História, Arte, Língua Portuguesa,
Filosofia e Educação Física.
Serão realizadas pesquisas em diferentes
fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das respectivas
disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da sala de
informática, para pesquisas e organização de software, slaydes , vídeos, etc.,
a serem usados nas apresentações em sala de aula e na culminância.
Os trabalhos organizados nas diferentes
turmas, serão expostos para uma
abrangência maior do público leitor.
Diferentes
trabalhos poderão ser organizados, ficando
a critério dos professores e alunos. Para a culminância, serão
escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época, sendo um momento
participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os trabalhos para toda
escola.
AVALIAÇÃO: O
Projeto será avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante
a realização do mesmo, ficando a pontuação a critério de cada professor.
Foi ótimo fazer parte desse trabalho e construir uma nova aprendizagem... Parabéns professora Maria de Lourdes, a senhora sabe fazer a diferenciar e construir de uma forma motivadora a aprendizagem significativa. Obrigada. hoje graças a seus projetos venci a timidez com sua ajuda... muito obrigada... Inês Lourenço sua eterna aprendiz.
ResponderExcluirMinha querida aluna Inês, obrigada pelas lindas palavras, mas sou eu que tenho muito que agradecer a Deus por ter aluna como você, inteligente, uma criatura maravilhosa iluminada por Deus!!
ExcluirObrigada por está aqui, volte sempre. Bjuss
Projeto maravilhoso, nem parece que foi a nível de escola. Parabéns professora Lourdes e os demais professores. É assim que deve ser o ensino participativo e criativo, adorei. profº Antônio Carlos
ResponderExcluirhttps://bayanlarsitesi.com/
ResponderExcluirCihangir
Heybeliada
Yalova
Adana
PPAOU
kars
ResponderExcluirsinop
sakarya
ankara
çorum
THX
bitlis
ResponderExcluirkastamonu
çorum
van
sakarya
7LİJPB
istanbul evden eve nakliyat
ResponderExcluirkonya evden eve nakliyat
düzce evden eve nakliyat
bursa evden eve nakliyat
diyarbakır evden eve nakliyat
EXUSJ
F950A
ResponderExcluirUşak Parça Eşya Taşıma
Sakarya Lojistik
Samsun Evden Eve Nakliyat
Pursaklar Boya Ustası
Osmaniye Lojistik
Karapürçek Boya Ustası
Aksaray Şehirler Arası Nakliyat
Diyarbakır Lojistik
Sakarya Parça Eşya Taşıma
7B540
ResponderExcluirsamsun canlı sohbet uygulamaları
Amasya En İyi Görüntülü Sohbet Uygulamaları
çanakkale mobil sohbet
bilecik telefonda görüntülü sohbet
bilecik canlı sohbet siteleri ücretsiz
muğla görüntülü sohbet odaları
mersin görüntülü sohbet siteleri
elazığ en iyi ücretsiz sohbet uygulamaları
kırklareli bedava sohbet chat odaları
D80DA
ResponderExcluirkilis ucretsiz sohbet
karaman rastgele sohbet uygulaması
mobil sohbet
rastgele sohbet
bayburt en iyi ücretsiz sohbet siteleri
mardin seslı sohbet sıtelerı
muğla bedava görüntülü sohbet sitesi
Edirne Bedava Görüntülü Sohbet
canli sohbet
A89FA
ResponderExcluirBinance Hangi Ülkenin
Kwai Beğeni Satın Al
Youtube Beğeni Satın Al
Likee App Takipçi Satın Al
Kripto Para Nasıl Kazılır
Sohbet
Likee App Takipçi Hilesi
Linkedin Takipçi Hilesi
Görüntülü Sohbet
A7F27
ResponderExcluirRaca Coin Hangi Borsada
Facebook Sayfa Beğeni Hilesi
Twitter Takipçi Satın Al
Parasız Görüntülü Sohbet
MEME Coin Hangi Borsada
Bitcoin Nasıl Kazanılır
Coin Kazma
Ergo Coin Hangi Borsada
Parasız Görüntülü Sohbet
977A6
ResponderExcluirdappradar
dexscreener
thorchain
dao maker
uniswap
layerzero
yearn finance
debank
shapeshift