MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROJETO LINHA DO TEMPO- RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS DE 50 A ATUALIDADE






ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM – PE

PROJETO:  LINHA DO TEMPO – RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS DE 50 A ATUALIDADE. 


DISCIPLINAS: Sociologia , História, Filosofia, Língua Portuguesa , Arte e Educação Física


PÚBLICO ENVOLVIDO:

 Professoras das respectivas disciplinas, Equipe Gestora, Coordenadores e alunos.


JUSTIFICATIVA:


     As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais , foram se consolidando ao longo das décadas de 1950 a  atualidade e  vem  modificando hábitos, costumes, modo de pensar de agir, mudando gerações, alterarando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos e nos mais longínquos recantos dos país.

    Não só as pessoas, como também as paisagem urbanas  e rurais  vem se modernizando ao longo das décadas, com a construção de edifícios e casas de formas mais livres, mais funcionais e menos adornadas, acompanhadas por uma decoração de interiores mais despojada, segundo os princípios da arquitetura e do mobiliário moderno.

 A partir da década de 1950, vem acontecendo  a consolidação da chamada sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos meios de comunicação: rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com estes avanços alavancaram outras  modernizações.

   No que se refere a moda  dos vestuários e acessórios, a cada década vem se transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte aliada  a divulgação rápida dos meios de comunicação de massa,  não só da moda brasileira, como de outros países, fazendo adesão a nossa ou vice versa.

     Através  dos meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se  de forma rápida e com um potencial tecnológico extraordinário, é possível avaliar as mudança nos hábitos de uma sociedade em processo de modernização e infiltrar com força total modas de outros países no nosso.

   Este projeto é de suma importância porque irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações  ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e   em especial no que se refere a moda, diferentes ritmos musicais ,  danças,  bem como a influência de outros países na cultura brasileira.

       O projeto servirá também para que motive os alunos a interagir no processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica, realizando pesquisas direcionadas e bibliográficas,  organizando trabalhos a serem apresentados para toda escola e desenvolver grupos de danças, teatro, que retratem cada período histórico.


OBJETIVO GERAL

Envolver os alunos no processo ensino aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos,avanços e as transformações que vem acontecendo no Brasil  e no mundo, ao longo das décadas de 1950 a  atualidade.


OBJETIVOS  ESPECÍFICOS :


·         Construir de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e as transformações que o mundo e a  sociedade brasileira vem vivenciando ao longo das décadas de 50 a  atualidade.

·         Analisar as mudanças  culturas, políticas e sociais,  do  Brasil ao longo das décadas ;

·         Resgatar e analisar as mudanças que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a moda feminina e masculina.

·         Pesquisar os diferentes ritmos musicais e danças  que fizeram sucessos em cada década;

·         Analisar  as mudanças econômicas que o país vem  vivenciando ao longo das décadas.

·         Refletir a consolidação dos meios de comunicação de massa, na transformação e divulgação  da moda e outros avanços sociais.

·         Analisar a influência de outros países no que se refere a moda e ritmos musicais e danças.

·         Desenvolver  trabalho pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de interagir no processo  ensino aprendizagem.

·         Vivenciar o projeto a nível de sala de aula e em seguida apresentar numa culminância para toda escola.


DESENVOLVIMENTO:


O Projeto será vivenciado a nível de sala de aula e em seguida apresentado numa culminância para toda escola, tendo como,foco as disciplinas: Sociologia, História, Arte, Língua Portuguesa, 
 Filosofia e Educação Física.

  Serão realizadas pesquisas em diferentes fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das respectivas disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da sala de informática, para pesquisas e organização de software, slaydes , vídeos, etc., a serem usados nas apresentações em sala de aula e na culminância.

 Os trabalhos organizados nas diferentes turmas, serão expostos para uma  abrangência maior do público leitor.

Diferentes trabalhos poderão ser organizados, ficando  a critério dos professores e alunos. Para a culminância, serão escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época, sendo um momento participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os trabalhos para toda escola.


AVALIAÇÃO: O Projeto será avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante a realização do mesmo, ficando a pontuação a critério de cada professor.


OBSERVAÇÃO:
    Este Projeto foi vivenciado na referida escola, no terceiro bimestre, de forma interdisciplinar, e foi muito gratificante.  Pesquisas, organizações de trabalhos e exposições com trabalhos dos  alunos,com orientações dos professores, todos  empenhados para que os objetivos fossem alcançados.
     Os alunos participaram ativamente em  todas as etapas,desenvolvendo habilidades e competências, resultando numa aprendizagem significativa.
    Para o momento final do Projeto, foi realizado uma culminância, no Centro Multicultural Marineide Braz, espaço cultural do Município, nos turnos da manhã e tarde, com a presença dos alunos, professores, todos que fazem a escola e alunos e professores visitantes.
    Alunos das disciplinas citadas, ficaram responsáveis  por cada década e as apresentações foram marcantes, uma vez que  houve um resgate cultua, enfocando temas e acontecimentos que marcaram o país e o mundo.


Gestora  Danielle Monteiro, fazendo a abertura da culminância, Diretora adjunta Andréia Cristiane e  Profª idealizadora do projeto : Lourdes Duarte
Carregando foto

Carregando foto
INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES

       
  SEGUE FOTOS DAS APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS
                                            DÉCADA DE 50





DÉCADA DE 60



                                                      
DÉCADA DE 70




DÉCADA DE 80

 Carregando foto
Carregando foto
Carregando foto
Carregando foto
Carregando foto
Carregando foto
Carregando fotoCarregando foto


Carregando foto
Carregando foto


DÉCADA DE 90




  ATUALIDADE





 

3 comentários:

  1. Foi ótimo fazer parte desse trabalho e construir uma nova aprendizagem... Parabéns professora Maria de Lourdes, a senhora sabe fazer a diferenciar e construir de uma forma motivadora a aprendizagem significativa. Obrigada. hoje graças a seus projetos venci a timidez com sua ajuda... muito obrigada... Inês Lourenço sua eterna aprendiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida aluna Inês, obrigada pelas lindas palavras, mas sou eu que tenho muito que agradecer a Deus por ter aluna como você, inteligente, uma criatura maravilhosa iluminada por Deus!!
      Obrigada por está aqui, volte sempre. Bjuss

      Excluir
  2. Projeto maravilhoso, nem parece que foi a nível de escola. Parabéns professora Lourdes e os demais professores. É assim que deve ser o ensino participativo e criativo, adorei. profº Antônio Carlos

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. E agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas na correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples favor ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigado Por Sua Atenção e Pelo Carinho e por ter vindo até aqui e deixando seu comentário importantíssimo para o engrandecimento das postagens. SEJA SEMPRE BEM VINDO(A) Profª Lourdes Duarte