MEUS SEGUIDORES

sábado, 20 de julho de 2013

MENSAGEM DO DIA 20-07-2013 " SAUDADE E LEMBRANÇA"



Saudade e Lembrança



Podem parecer sinônimos.
Ideia igual, mas diferente no sentir.
Lembrança é da Memória,
Saudade é da Alma.
Muitas lembranças, poucas saudades.
Lembranças surgem com um cheiro, uma música, uma palavra...

Saudade surge sozinha, emerge do fundo do peito onde é guardada com carinho.
Lembrança pode ser boa, mas quando não é, pode-se afastá-la convocando outra lembrança ou convocando outro pensamento para o lugar, ligando a TV ou lendo o jornal.

Saudade é sempre boa, mesmo quando dói, e não se apaga mesmo que outra pessoa tente ocupar o lugar vazio. Ela pode coexistir com um novo amor, sem machucá-lo.

Lembrança é de algo real, de um lugar, de uma época, uma pessoa.
Saudade pode ser do que não houve, de uma possibilidade, de lábios jamais tocados.

Lembrança pode ser contada, medida, localizada, e com algum esforço, pode até ser calculada com uma fórmula matemática, ao gosto dos engenheiros.

Saudade é dos poetas, é pautada em rimas e melodias; vontade de ver outra pessoa, segundo os poetas, teria outro nome, seria uma saudade com tempero, eu acho.

Lembrança pode ser sem som, pode não doer.
Saudade jamais é sem som.
Se ela não vier com música de fundo, a gente coloca, só para ficar mais bonita, mais gostosa de sentir, para preencher mais a alma vazia.

Lembrança vence a morte, mas conforma-se com a ausência, respeita convenções. Lembrança aceita nosso comando, vai e volta quando queremos.

Saudade é irreverente, independente e auto suficiente.


(Solange Gouvêa)
Imagens retiradas do Google

6 comentários:

  1. Bom dia, Lourdes. Lindo texto. Pensando assim, tem sorte quem sofre a dor da saudade!

    ResponderExcluir
  2. A saudade é realmente muito mais profunda. Podemos lembrar-nos de algo sem nos doer o coração mas a saudade...
    Bom fim de semana Lourdes.

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida e saudosa amiga, também podemos sentir saudade de alguém que nunca vimos? sentir um enorme desejo de apertar essa pessoa num grande abraço?
    Saudade? Lembrança? Ou desejo? Pois eu não sei bem o que é...só sei que não preciso olhar nos olhos da pessoa para sentir por ela um carinho que me aquece o coração.
    Acho que foi assim desde que um amigo me passou o seu contacto, tentei descrevê-la dos pés à cabeça, nestas alturas gostava de ser DEUS... pois ele sempre nos conhece e nunca se engana.Minha querida eu te gosto muito... e meu Deus o que eu gostaria de ver-te em carne e osso...mas nunca se sabe, podemos não nos conhecer em carne nem osso mas, sim em jeito de fumaça... pois também não sei qual o feitio que tem a alma...mas uma coisa para mim tenho muita convicção que a vida não é só isto.
    Meu bem te desejo um santo domingo com beijinhos de luz e muita paz.

    PS:amiga linda te recolhi uma homenagem ao amigo, e adorei a escrita muito bem elaborada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, tudo isto é possível, um sentimento que nasce mesmo sem o toque de pele, mas o toque no coração. Tenho um carinho especial por você, minha amiga linda!! Bjuss volte sempre.

      Excluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/