Este Projeto, foi vivenciado na Referida escola, promovido pelos alunos do Normal Médio nas disciplinas que leciono, e vivenciado com toda escola.
Deixo como sugestão de um trabalho de combate e prevenção ao uso indevido das drogas, mostrando as consequências causadas pela dependência química dos diferentes tipos de drogas. É um trabalho que vem dando certo, porque tem sido compartilhado com todos que fazem a escola e a mesma busca parcerias com diferentes órgãos públicos e a sociedade.
ESCOLA
RAIMUNDO HONÓRIO
TURMA:
4º NORMAL MÉDIO
PROFESSORA:
Maria de Lourdes Duarte
PROJETO
DIGA NÃO AS DROGAS
“ Agente Constrói e as Drogas Destroem”
DROGAS TÔ FORA!
TEMAS
ABORDADOS:
- O que
é droga?
- Tipos
de drogas
-
Efeitos e consequências do uso das drogas
- Drogas
fenômeno sociocultural complexo
- Formar parcerias no combate as drogas.
- As drogas e o poder de destruição.
- O que
é dependência química?
-
Abstinência e tratamento
-
Situações de risco e situação de Proteção nas redes Sociais.
- A
importância da família presente na vida dos filhos.
_ A
prevenção do uso de drogas no modelo da educação escolar.
A dependência de drogas no modelo sistêmico
social- os riscos oferecidos no convívio social.
JUSTIFICATIVA
Nos
dias atuais, o uso das drogas é um fenômeno sociocultural complexo, visto que
acarreta dependência química e não está
sendo um problema simples de resolver,
visto que existem diferentes tipos de
drogas, lícitas e ilícitas e o uso indevido
das mesmas vem sendo cada vez mais difundidas entre crianças e jovens em
idade escolar prejudicando a vida desses
indivíduos, pois os efeitos maléficos causadas
por essas substâncias acarretam consequências
trágicas à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e
social.
O projeto surgiu da
necessidade de se falar abertamente sobre as drogas uma vez diagnosticado alunos com dependência
química, sendo imprescindível informações
sobre o assunto, numa tentativa de uma educação preventiva e uma conscientização de todos pela valorização da vida.
O desafio do projeto, é a luta para ajudar
alunos usuários e mostrar aos demais que
a dependência química é algo prejudicial
e que os usuários precisam de ajuda para se libertar do uso indevido e não tornar-se reincidente. Bem como, orientar
a todos quanto aos riscos que as drogas oferecem e para que não sejam tentados a
experimentar qualquer tipo de drogas.
Este
projeto visa também, buscar parcerias para o combate as drogas e mediante
situações pedagógicas diversas poder desencadear uma relação de confiança entre Equipe Gestora, Professores e Alunos ,
promovendo condições para que todos
envolvidos construam novos conhecimentos e habilidades significativas no
combate as drogas.
OBJETIVOS
· GERAL:
Mediar,
com intencionalidade educativa inúmeras
situações pedagógicas, no contexto escolar e social, envolvendo alunos,
professores , pais e sociedade, com mobilização
da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta , prevenção,
orientação e tratamento em difusão dos conhecimentos sobre drogas.
ESPECÍFICOS:
- Sensibilizar a comunidade escolar quanto às
políticas de prevenção ao adolescente em situação de risco pelo envolvimento
das drogas;
- Identificar situações de risco relacionadas ao uso
das drogas e o papel da escola nas ações de
prevenção e proteção integral aos adolescentes, contextualizadas no
Estatuto da Criança e do adolescente ( ECA);
- Identificar as diretrizes das políticas públicas e
legislativa brasileira sobre drogas na forma de como orientar as ações e
prevenção do uso de drogas;
- Reconhecer a escola como espaço de convergência das políticas públicas de saúde e educação;
- Valorizar a
abertura da escola para a comunidade na construção de parcerias e em especial envolver a família
na educação dos filhos;
- identificar o que são drogas, os diferentes tipos de
drogas em uma abordagem multidisciplinar
que identifique os efeitos no organismo e suas consequências em todos os aspectos físico, psíquico e social;
- Refletir a
tolerância e a abstinência e a descontaminação do usuário com tratamento e acompanhamento: família,
escola, psicólogos,etc.;
- Diagnosticar o índice de alunos envolvidos com drogas. Para
conhecer a situação real, as
dificuldades e os recursos disponíveis.
- Motivar e mostrar a importância da participação de
todos no combate as drogas;
ESTRATÉGIAS:
Inicialmente, desenvolver o projeto
com alunos do 4º Normal Médio, uma vez que estão se preparando para a conclusão
do curso e sairão preparados como facilitadores da aprendizagem e formadores de
opiniões.
A classe envolvida, tomará frente aos estudos e incentivo a
vivência do projeto .
De início os
alunos trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas, organização de
trabalhos escritos, e debates, entrevistas com Ex Usuários, psicólogos, Agentes
Sociais do CREAS, Polícia Militar, Membros do Conselho Tutelar e outras camadas
da sociedade..
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet
para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a
conscientização contra o uso abusivo de drogas., causas e consequências.
Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes,
murais e pesquisas. Utilização do
material do Curso de Prevenção do uso de drogas para Educadores de Escolas
Públicas, organização de panfletos educativos, murais, cartazes e culminância
do projeto, com apresentação de uma peça teatral para toda escola.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Pesquisas
de campo e organização de materiais escritos.
ATIVIDADES:
- Entrevistas:
- Delegacia (Polícia Militar)
- Membros do Conselho Tutelar
- Ex usuários
- Agentes Sociais Do CREAS
- Psicólogos, etc.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1.
Pesquisas
2.
Questionários
3.
Observações
4.
Conversas informais
5.
Leitura e interpretação de documentos já existentes
6.
Debates em sala de aula.
7.
. Relatórios
8.
Confecção e exposição de murais com base nas pesquisas feitas,
contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e
consequências maléficas à vida.
9.
. Palestras com questionamentos com profissionais e
ex-viciados.
10. Filmes
que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
11. Vídeos que mostrem o antes e o depois do uso
das drogas.
12. Organização
de peça teatral com base nos estudos e pesquisas, com apresentações para toda
escola. Confecção de panfletos educativos.
CULMINÂNCIA:
Diversos
trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros apresentados para tida escola, (fundamentados
nas pesquisas feitas); confecção de murais, panfletos educativos... Esta
escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da
observação dos professores baseada em critérios preestabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja
presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando
diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
RESULTADOS ESPERADOS:
Com este
projeto, esperamos que alunos, professores, pais e todos que fazem a escola, se
tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à
vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de combater as drogas, conscientizar
quanto aos riscos que as mesmas oferecem e acima de tudo, que a escola é o espaço adequado para ensinar e educar para a
vida.
FOTOS DOS ALUNOS EM UMA PEÇA TEATRAL INTITULADA:
“ Agente Constrói e as Drogas Destroem"
DROGAS TÔ FORA!
Parabéns profª a senhora com seus alunos dão um school com a vivencia de projetos tão importantes. Temos que combater as drogas sim, elas estão presentes em todas as camadas sociais e infelizmente nas nossas escolas. Parabéns! Profº Antônio
ResponderExcluirObrigada Prof Antônio pela visita e pelos elogios. Volte sempre. Abraçoss
ExcluirQue lindo Profª Lourdes, parabéns pela postagem, e pelo projeto.
ResponderExcluirQue haja uma concientização sobre os riscos q as drogas traz na vida de quem usa na sociedade e na família. Também sou de PE só q moro em Recife estou torcendo para q esse projeto junto a Escola Raimundo Honório seja um sucesso. Deus abençoe a todos os professores e alunos da escola. bjsss
olá Conterrânea, obrigada pelo incentivo a continuidade do projeto, adorei seu comentário. abraçoss, volte sempre!!!
ExcluirQue lindo Profª Lourdes, parabéns pela postagem, e pelo projeto.
ResponderExcluirQue haja uma concientização sobre os riscos q as drogas traz na vida de quem usa na sociedade e na família. Também sou de PE só q moro em Recife estou torcendo para q esse projeto junto a Escola Raimundo Honório seja um sucesso. Deus abençoe a todos os professores e alunos da escola. bjsss
Obrigada Nal por tudo, sua opinião é muito importante. Bjuss
ExcluirBoa noite profª Lourdes!
ResponderExcluirQue projeto desafiador e bonito.
Uma utilidade pública.
Boa sorte.
Bjs!
Oi Clau, obrigada pelos elogios, temos sim que combater esse mal nas nossas escolas. Obrigada!! Bjuss
ExcluirParabéns professora Lourdes Duarte, alunos e toda escola, que se preocupa em ensinar e trabalhar com projetos inovadores e temas importantes como este. as drogas existem e as escolas não podem fechar os olhos, fingir que elas não existe. ensino de qualidade se faz assim. Parabens, sou ex gestora de escola, sei que não é fácil, mas temos que fazer algo. Auxiliadora. bjuss
ResponderExcluirObrigada Auxiliadora pela visita e por comentar. É muito importante, ter aprovação de uma profissional da área. com certeza, dirigir uma escola não é fácil, nunca assumi uma direção , mas percebo o quanto é grande a responsabilidade. obrigada, volte sempre. abraçoss
Excluir