MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de abril de 2025

DOMINGO DE RAMOS NA PARÓQUIA DE SANT’ ANA, BOM JARDIM _ PE.

 



    A Paróquia de Sant`Ana, Bom jardim – PE, vivencia  a Quaresma se preparando para a semana mais importante da igreja católica, a SEMANA SANTA.



        A semana Santa inicia com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a vivência da Semana Santa, na sede, Missas e procissões fazem memória à entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, marcando também o início do período que compreendemos como Paixão, culminando com a crucificação, morte e ressurreição.

      Este ano haverá a primeira Missa dos Ramos, às sete da manhã, os fiéis se concentrarão na Capela de Nossa Senhora do Carmo (centro), ás seis e trina, onde acontecerá  a bênção dos ramos e o início da Celebração Litúrgica, presidida pelo nosso Pároco, Padre Marisaldo e será sucedida de procissão até a Igreja Matriz de Sant’Ana.

       Ás dez horas haverá a segunda missa, a procissão dos Ramos sairá do Pátio da igreja.


        À tarde, após a terceira Celebração do dia, os fiéis percorreram algumas ruas do centro da cidade conduzindo as imagens do Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora da Soledade, tradição centenária conhecida como “Procissão do Encontro”, que costuma emocionar, reunir e introduzir os fiéis no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, dentro da espiritualidade do doloroso encontro de Maria com o seu filho no caminho rumo ao Calvário. Missas nas Comunidades de Umari, Barroncos (Santa Luzia), Torto 2, Bizarra e Altos 3 (Santa Dulce dos Pobres) também marcaram o Domingo de Ramos em nossa comunidade paroquial.

Celebrantes: Padre Marisaldo e Padre Antônio Lucena.

Pesquisa:

PASCOM – Paróquia de Sant’Ana

 

 




Pesquisa:

PASCOM – Paróquia de Sant’Ana

 

A SEMANA SANTA, COMO SURGIU E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS CRISTÃOS

 


       A Semana Santa é uma importante data religiosa que é comemorada pelos cristãos em todo o mundo. A semana começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, e nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo.

Surgiu no século IV, na Igreja Católica, como uma forma de lembrar os eventos que levaram à crucificação de Jesus e se tornou uma das celebrações cristãs mais importantes ao longo dos séculos.

       Durante a Semana Santa, os cristãos celebram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, a Última Ceia na Quinta-feira Santa, a crucificação de Jesus na Sexta-feira Santa e a ressurreição de Jesus no Domingo de Páscoa.

        A história da Semana Santa remonta aos eventos vividos nos Evangelhos da Bíblia. Segundo a tradição cristã, Jesus foi preso pelos romanos, julgado e condenado à morte na cruz. Depois de sua morte, seu corpo foi colocado em um túmulo, onde foi enterrado por três dias antes de ressuscitar os mortos.

       É uma data extremamente relevante para os cristãos de todo o mundo, pois representa a redenção da humanidade por meio do sacrifício de Cristo. É um momento de reflexão e arrependimento, em que se pede perdão pelos pecados e se busca uma renovação da fé.

E é também é um momento de celebração da vida, do amor e da esperança para todos!

        As principais tradições da Semana Santa incluem o jejum, a abstinência de carne, as procissões e as encenações da Paixão de Cristo. Durante a Semana Santa, muitos cristãos também se envolvem em atividades de caridade e solidariedade, buscando ajudar os mais necessitados.

        No Brasil, a Semana Santa é comemorada de várias maneiras diferentes. Em muitas cidades, há procissões que recriam a Via Sacra, ou seja, o caminho percorrido por Jesus até a crucificação.

      No mundo, a Semana Santa é comemorada de maneiras diversas. Em alguns países, como a Espanha e o México, há procissões que recriam a Paixão de Cristo, com pessoas vestidas como os personagens bíblicos. Em outros países, como a Itália, é comum fazer peregrinações a locais sagrados, como a cidade de Roma e o Vaticano.



     Domingo de Ramos, marca o inicio da Semana Santa.


Alguns momentos importantes da Semana Santa são: 

Domingo de Ramos: Jesus é recebido triunfalmente em Jerusalém 

Sexta-Feira Santa: Os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz 

Domingo de Páscoa: Os cristãos celebram a ressurreição de Jesus e a sua primeira aparição entre os seus discípulos 

A Semana Santa é um tempo de recolhimento e reflexão, em que se pode: 

Renovar a fé e a esperança em Cristo

Permanecer diante do Crucificado

Fazer jejum como exercício de privação

Fazer gestos de caridade, ajudando os mais necessitados

Recomeçar a vida, longe do pecado e em comunhão mais íntima com Deus.

    Portanto, a Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).


Nos preparemos para vivenciar a semana mais importante para os cristãos, a SEMANA SANTA!

A Paixão e Morte de Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, Jesus morreu para nos salvar dos pecados e da morte. A morte de Jesus é considerada um sacrifício que possibilita a salvação. 



FONTES: https://fsantoantonio.edu.br/o-que-e-a-semana-santa-como-surgiu.

https://www.amaralferrador.rs.gov.br/noticias/10/significado-de-pascoa-crista.html#: