MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de março de 2025

QUARESMA, TEMPO DE PENITÊNCIADE SILÊNCIO E CONVERSÃO

 




 QUARESMA, TEMPO DE PENITÊNCIADE SILÊNCIO E CONVERSÃO

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, tempo de silêncio, de escuta a Deus, tempo de penitência e conversão. Para isso é necessário viver um caminho que auxilie a viver bem este tempo, estar mais atento ao que nos aproxima de Deus e fazer o exercício de se distanciar ou renunciar as coisas que nos  afastam de Deus.

Hoje em dia na sociedade percebemos o incentiva e a busca desenfreada pelo prazer, pela satisfação de todos os desejos, representado pela “liberdade”. Enquanto isso, o ser humano se torna cada vez mais vazio e menos resistente à dor. Não suporta ser contrariado e se desestrutura quando perde algo ou alguém. Isso porque, não foi ensinado a essa realidade, não exercitou a moderação, não praticou a disciplina. Onde muitas vezes, a pessoa não sabe viver os desafios e se condiciona a uma válvula de escape, desenfreando suas vontades onde os desejos passam a ordenar a pessoa. Por isso, o jejum e a penitência são formas de educar e disciplinar as inclinações do corpo que quando não ordenado conduz a compulsão e ao pecado.

Neste tempo da Quaresma, a Igreja ensina e estimula o católico a praticar o jejum, a oração e a esmola. Essas três formas de penitência são um remédio para o combate das doenças espirituais, sendo que o jejum auxilia no combate à gula, a oração no combate ao orgulho e à soberba, e a esmola no combate à avareza. São exercícios que, se feitos com seriedade, têm a capacidade de arrancar o cristão católico das garras do relativismo que domina o mundo atualmente.

Portanto, viver bem esse tempo é viver bem uma busca de santidade, pois cada passo dado na vivência de uma penitência, seja de algo concreto ou uma penitência interior, estamos dando passos na purificação de nossa alma, o que vais nos dando a graça da santificação.

Os 40 dias da Quaresma devem ser preenchidos com reflexão, serviço e oração. 

Durante este tempo, somos chamados a voltar nosso coração para Deus de uma maneira especial, através de três pilares importantes: oração, jejum e caridade.

ORAÇÃO:

Aproxima-nos de Deus

Permite ter intimidade com Deus

Pode ser feita através de orações diárias do terço, do santo, ou da Liturgia das Horas

Pode ser feita através de reflexões diárias sobre o Evangelho

 PENITÊNCIA

Fazer penitência é uma forma de reconhecermos os nossos pecados e nos colocarmos diante da misericórdia divina. É uma oportunidade de purificar nossa alma a fim de nos prepararmos para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

 No entanto, a penitência não deve ser vista como um “castigo” ou como obrigação, mas sim como uma oportunidade de crescimento espiritual. Ela nos ajuda a nos despojarmos daquilo que nos impede de nos aproximarmos de Deus e nos torna mais sensíveis às necessidades dos outros. 

 JEJUM:

O jejum, por exemplo, nos ajuda a nos desapegarmos das coisas materiais e a nos concentrarmos no que realmente importa: o nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

Fontes:

 https://radio.cancaonova.com/cachoeira-paulista

https://cordemaria.com.br/quaresma-tempo-de-penitencia-e-conversao/


Tenham uma abençoada Quaresma!




 

3 comentários:

  1. Boa noite Lourdes. Um belo texto bem informativo da Quaresma que atrela à Campanha da Fraternidade. Buscar a purificação, esforçar para viver a semeenlhança do Cristo é uma reflexão que faz do cristão um ser mais forte e poderoso para enfrentar as adversidades e compreender a resignação. Tempo de saborear, incentivar e promover o maior dos sentimentos que é o amor. Sem ele nada somos e nada podemos esperar deste mundo, que nos parece caótico e as vezes mau, com pessoas más perdidas nas intolerancias e egoismo.
    Feliz Quaresma e que a paz faça morada no seu coração na harmonia da família.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo Toninho! Grata pela sua visita e o belo comentário que só edificou está postagem.Concordo com você muitas pessoas perdidas , sem rumo apenas olhando para o seu eu, confusa em meio a tantas intolerâncias e preconceito. Que o Espírito Santo os ilumine. Abraços.

      Excluir
  2. Sim precisamos está próximo de Deus, quando estamos longe de Deus perdemos a essência do amor, professora Lourdes bom final de semana bjs.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/