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terça-feira, 8 de setembro de 2015

ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO - PE, PROJETO INTERDISCIPLINAR “CULTURA E ARTE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA”




 PROJETO VIVENCIADO NA ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO - PE 
       

PROJETO INTERDISCIPLINAR “CULTURA E ARTE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA”



DISCIPLINAS: FILOSOFIA , ARTE, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA, BIOLOGIA , EDUCAÇÃO FÍSICA,INGLÊS, Matemática, Física , Química, PROMI e EDUCAÇÃO INCLUSIVA.


SÉRIES: 1º ao 3º anos Estudos Gerais.

Professores das respectivas disciplinas: Lourdes Duarte, Andréia Cristiane, Jailda Costa,  Giorgia Lima, Fernanda Borges,  Emanuelle Gomes, Egidia, Luisa de Fátima, Amanda,  Solange, Priscila Miranda, Verônica, Danyelly Santiago, Ivanduise Maria,  Lúcia Barbosa, Adriana  Araújo, Luziene e profºs: Fernando Borges, Jeoge , José Guedes,  Marcelo Cadena e  Wygo Roberto.


Gestora: Renata Henrique

Coordenadores :  Danielle  Monteiro e Rejane Dias.

BLOCO DE CONTEÚDOS:


- Diversidade Cultural brasileira, as  raças que deram origem ao povo brasileiro.
  -  Cultura popular brasileira, ou cultura de massa.
 -  Folclore brasileiro
 -  Cultura Brasileira: Ritmos do Brasil
 - A cultura africana e a influência na cultura brasileira
  -  Cultura  indígena
- A cultura erudita e seu papel para a cultura brasileira atual e a dança clássica.
-  A cultura da literatura de Cordel como fonte de incentivo no ensino da literatura e o respeito pela cultura sertaneja.
 - A Cultura literária e poética, escritores clássicos da cultura de um povo e escritores contemporâneos
- A INFLUÊNCIA DA CULTURA INGLESA NO BRASIL.
 -  A Cultura Religiosa 
- A  arte ­– pinturas, grafite e maquetes
- A cultura dos esportes
- A cultura da moda usos e costumes  em  diferentes épocas. 
 - A cultura da Medicina Natural
 - A  cultura moderna
- A cultura gastronômica
- A cultura do reaproveitamento dos resíduos orgânicos.




JUSTIFICATIVA:

     A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas.
 A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
   Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordado. A tensão entre o que seria considerada uma cultura popular e uma erudita sempre foi bastante problemática no país. Durante um longo período da história, desde o Descobrimento até meados dos séculos XIX e XX, a distância entre a cultura erudita e a popular era bastante grande: enquanto a primeira buscava ser uma cópia fiel dos cânones e estilos europeus, a segunda era formada pela adaptação das culturas dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro em um conjunto de valores, estéticas e hábitos rejeitado e desprezado pelas elites. Grande parte do projeto estético modernista foi justamente o de resgatar nos campos considerados "nobres" da Cultura (nas artes em geral, na literatura, na música, etc) e até mesmo nos hábitos cotidianos a vertente popular, considerando-a como a legítima cultura brasileira.

 
OBJETIVO :
compreender que   a cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas brasileiras.


  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 1º) - Mostrar aos alunos do Ensino Médio que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, de cores, de normas, de valores que, ao se misturarem, nos deram este Brasil ritmo, este Brasil sensibilidade e ação;


2º) - Compreender que a  diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas;


3º) - Discutir as  diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções;


4º)-  Estudar o conceito de cultura material e imaterial;

5º)- Tecer reflexões sobre a produção material de nossa sociedade atual;


6º) -Esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local, em especial a brasileira;


 7º ) - Buscar apontar trabalhos e conceitos desenvolvidos pelos mais variados profissionais atuantes no campo da Produção Cultural em nosso país, permitindo resgatar criticamente a experiência acumulada por eles;


 8º ) -Refletir sobre os rumos da cultura e do setor cultural brasileiro, abrindo e ampliando o espaço para discussões e para o desenvolvimento de novas perspectivas e paradigmas;


9º ) – distinguir os diferentes tipos de cultura;


10º) Abordar as questões de se valorizar e compreender um pouco mais sobre a beleza e diversidade da cultura afro-brasileira;


11º) -Fazer uma apresentação teórica da cultura afro-brasileira, com a possibilidade de sua identificação e entendimento como cultura popular;

12º ) - Promover reflexões sobre  manifestação culturais brasileiras, em diferentes regiões em especial a brasileira;


13º) Reconhecer as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e nos diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local;


14º) Respeitar a diversidade cultural, étnica, religiosa;


15º)- Promover apresentações dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada;


16º)-  Entender que a  diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema;


17º)- Compreender que a  diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território;


18º)- Desenvolver valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro; para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática;

19º) -Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização destas  raízes culturais;


20º) -Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina  e estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;


21º Oferecer  sugestões de tratamento utilizando remédios naturais e técnicas simples, muitas vezes usando  produtos comuns em nossa casa, para tratar ou aliviar os sintomas das doenças mais comuns;


22º Refletir sobre a cultura moderna como decorrente da miscigenação de raças brasileira;


23º Analisar a importância de uma cultura alimentícia saudável e os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo humano;


24º Analisar as substância químicas produzidas pelos resíduos orgânicos e para que servem e em que são prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos;


METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO


Para o desenvolvimento das temáticas em sala de aula serão realizados:
• Pesquisar sobre os temas em livros, revistas, internet etc ;
• Ler e interpretar diferentes textos;
• Demonstrar a compreensão dos textos, através  de debates com a turma;
• Pesquisar gravuras/fotos, vídeos, slaydes;
• Construir  Mural e expor para escola;
• Exibir  filme e vídeos, elaborar, resumos com base na história;

• Escrever peças teatrais para ser apresentadas em uma culminância.
• Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade cultural;
• Organizar apresentações sobre cultura, com base nos estudos para apresentar em uma culminância;
• Montagem de um  jornal, confeccionado a partir da abordagem dos temas apresentados em sala de aula;
• Pesquisa e organização de trabalho escrito sobre cultura e tradições. O Brasil fascina por sua miscigenação.  As raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas entre tantas outras se refletem não só na cultura como nos costumes do brasileiro.

• Escrever cordel que retrate a literatura brasileira marcada por estilos e tendências, que refletiram a realidade do país em diferentes épocas, principais períodos e escritores clássicos e contemporâneos; 
• Contar através de paródias, músicas, poesias ou outra produção textual a música brasileira, como conhecida e como sendo  uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional, e os ritmos mais tocados no País;
• Conhecer a culinária brasileira;
• Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro brasileira e indígena;

- Fazer um paralelo entre a cultura moderna e a antiga, pesquisas e organização de trabalhos escritos e para socializar na culminância.

- Pesquisas e organização de trabalhos sobre a medicina natural ou caseira.

• Culminância do projeto, com apresentações para toda escola.



AVALIAÇÃO:Durante a aplicação do projeto observar-se-á o compromisso preciso com as atividades desenvolvidas, dos materiais as produções, atividades e dinâmicas a ser aplicadas, com o intuito de rendimento e clareza na introdução dos conteúdos  sobre cultura.A avaliação acontecerá de forma sistemática durante a vivência do projeto.



CULMINÂNCIA DO PROJETO
LOCAL: Centro Educacional Marineide Brás
Data: 27/08/2015
Horários: Manhã 8hs 30min  as 11hs 30min
 Tarde 12hs 30min as 16hs30min.

Fala inicial Gestora: Renata Henrique e exibição do  Banner no telão. 
Coordenadoras de apoio::  Danielle  Monteiro e Rejane Dias

SEQUÊNCIA DAS APRESENTAÇÕES
1ª Apresentação- Abertura com a professora Andréia Cristiane e alunos  dos : 3ª E, D e C 
TEMA:  A COLONIZAÇÃO DO BRASIL, Introdução da professora, Leitura de slayde  com alunas e







2º Cordel  PLURALIDADE CULTURAL , Profª Lourdes Duarte e alunos do 2º   Ano “B” Paloma Ferreira, Elinalva Mendes,  Conceição Niedja, Fabiana Félix, Wilian Silva. 



3º -  Professor e Coreógrafo Wygo Roberto ,com alunos do PROMI RITMOS  BRASILEIRO.
A Aluna   Michele do 3º C_ fará a leitura do slayd.


4º-   Professor Fernando Borges, com os alunos dos 2º anos,  Liliane, Felipe e Alexandre, a importância das maquetes representando as cidades sustentáveis.Trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia  e no  PROMI . 



A CULTURA  DO GRAFITE,  DIFERENÇA DA PICHAÇÃO E A ARTE DA PINTURA . Professoras Danyele Santiago , Lourdes Duarte e a coordenadora Rejane Dias.
Os  alunosEdsom Souza, Johonn Lennon, Maria Eduarda, Josivaldo ,Gerlane e Priscila da Silva, expuseram seus desenhos e pinturas e no local do evento pintaram para apresentar ao público da manhã e tarde suas artes. .Leitura do slayde alunas: _ Josefa Alves e Josivânia Brito do 2º  "B"

   Professoras  Verônica e Lourdes Duarte, com os alunos do    A e 3º “ E”
  CULTURA INDÍGENA.
Leitura do Slayd : Vanessa do 3º  E



6ª -  CULTURA AFRO- BRASILEIRA Sob a Coordenação da profª Lourdes Duarte.
Leitura do  Slayd  Jessica do 2º “ B” Apresentação.  Dança  Afro com  o coreógrafo  Wygo Roberto  e o Grupo de Capoeira com alunos participando da dança  como componentes do grupo.


 7ª –  A  CULTURA LITERÁRIA BRASILEIRA E POÉTICA.  Coordenação, Professoras:  Priscila, Fernanda e Emanuelle.
Alunos : Eduarda Aureliano 3º B,Maria Aluno s:Janailton 3º A, Adrielly 3º C, Aparecida, Rosimere, Sueli, Paloma e Jaqueline 3º D, Pâmela e Josenildo 2º D e Natália 2º F


  A DANÇA CLÁSSICA E SEU PAPEL PARA A CULTURA ATUAL. Professoras:  Lourdes Duarte , Fernanda Borges e Priscila Miranda.
 Leitura do  Slayd  a aluna   Eloisa  e Adrielly do 3ª A
Apresentação do balé clássico, baseado na Morte do Cisne, com  Profº Wigo Roberto e a aluna Patrícia do  2ª " E. G. " B"
                                                                   Eloisa  e Adrielly

9º - A  INFLUENCIA DA CULTURA INGLESA NO BRASIL.. Professoras:  Fernanda Borges , Priscila Miranda e Emanuelle Gomes. Apresentação:  Alex do 3º "D" ( Aluno do Projeto Ganho o Mundo)


10º -  CULTURA  DA MODA EM DIFERENTES ÉPOCAS- Professora Giorgia Lima e a Coordenadora  Daniele Monteiro.
Leitura exibição de slydes representando a moda em diferentes épocas e um desfile com alunos representado as diferentes regiões brasileiras.


11ª   CULTURA RELIGIOSA:   Professoras: Verônica, Adriana  Araújo, Solange e Luziane  Educação Inclusiva .
 Leitura do slayd a aluna Karina do 3º E
A aluna Lorena do 1º Ano cantando  e tocando o violão com alunas portadoras de surdez traduzindo.




12ª   CULTURA ESPORTIVA! Profª Lourdes Duarte e Profº Marcelo de Educação Física.
Leitura do Slayde  pelo aluno Maurílio 2ª” A “e embaixadinhas  com os alunos  do 2º e do 1º “A” em seguida apresentação de Gilgipson. com alunos e o professor da academia.



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13º  CULTURA DA MEDICINA NATURAL Sob a coordenação das professoras : Egídia , Amanda e Luisa de Fátima,
 Slayd :Alunas  Letícia e Leyliane explicando e em seguida entregando lembraças como Lambedor e Charopes para o público presente.




14º Cultura gastronômica por região, sob a responsabilidade dos professores de Biologia e Matemática. Leitura de slaydes pelos alunos e explicações a respeito dos nutrientes e cálculos em relação as calorias dos alimentos. Para  organização dos vídeos e imagens foram realizadas pesquisas na Internet e em diferentes fontes bibliogáficas pelos alunos.





15º Cultura do reaproveitamento do lixo orgânico. Professores de química e física com alunos do PROMI e dos 3º anos. Experimentos e exibição de vídeos como produzir adubos nas composteiras. Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e na internet.



16º  A  CULTURA MODERNA, sob a coordenação da professora   Jailda Costa e Wygo Roberto , alunos do 3º "E"
Slayde, alunas Myara e Eduada , finalizando com um balé com diferentes ritmos modernos.


Ao termino os agradecimentos da professora idealizadora do Projeto Profª Lourdes Duarte e de Gestora Renata Henrique.


Locação: Professora Lúcia Barbosa.




~Fotos dos alunos e professores da referida escola.


3 comentários:

  1. Parabéns professora, sempre acompanho seu blog, postagens diárias que nos leva a reflexões importantes e nesta página dos projetos vivenciados com alunos me chamam a atenção pelo dinamismo e criatividade de profissionais da educação que fazem o diferencial no ensino do Brasil. Sou professor e também vivencio projetos na escola mas reconheço que projetos interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas é difícil. Parabéns a escola como todo merece e em especial a vocês professores e alunos. Projeto significativo mostrando em diferentes áreas a diversidade cultural brasileira. Obrigada por compartilhar em seu blog, sucesso professora. Carlos, professor de Biologia BA.

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Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
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Abraços, Profª Lourdes Duarte

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