PROJETO VIVENCIADO NA ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO - PE
PROJETO
INTERDISCIPLINAR “CULTURA E ARTE E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA”
DISCIPLINAS:
FILOSOFIA , ARTE, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA, BIOLOGIA
, EDUCAÇÃO FÍSICA,INGLÊS, Matemática, Física , Química, PROMI e EDUCAÇÃO
INCLUSIVA.
SÉRIES: 1º
ao 3º anos Estudos Gerais.
Professores
das respectivas disciplinas: Lourdes Duarte, Andréia Cristiane, Jailda
Costa, Giorgia Lima, Fernanda
Borges, Emanuelle Gomes, Egidia, Luisa
de Fátima, Amanda, Solange, Priscila
Miranda, Verônica, Danyelly Santiago, Ivanduise Maria, Lúcia Barbosa, Adriana Araújo, Luziene e profºs: Fernando Borges,
Jeoge , José Guedes, Marcelo Cadena
e Wygo Roberto.
Gestora:
Renata Henrique
Coordenadores
: Danielle Monteiro e Rejane Dias.
BLOCO DE CONTEÚDOS:
- Diversidade Cultural
brasileira, as raças que deram origem ao povo brasileiro.
- Cultura
popular brasileira, ou cultura de massa.
- Folclore
brasileiro
- Cultura
Brasileira: Ritmos do Brasil
- A cultura africana
e a influência na cultura brasileira
- Cultura
indígena
- A cultura erudita e seu
papel para a cultura brasileira atual e a dança clássica.
- A cultura da
literatura de Cordel como fonte de incentivo no ensino da literatura e o respeito
pela cultura sertaneja.
- A Cultura literária e poética, escritores
clássicos da cultura de um povo e escritores contemporâneos
- A INFLUÊNCIA DA CULTURA
INGLESA NO BRASIL.
- A Cultura
Religiosa
- A arte –
pinturas, grafite e maquetes
- A cultura dos esportes
- A cultura da moda usos e
costumes em diferentes épocas.
- A cultura da
Medicina Natural
- A cultura
moderna
- A cultura gastronômica
- A cultura do
reaproveitamento dos resíduos orgânicos.
JUSTIFICATIVA:
A cultura
brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país
sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como
resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural
peculiar, que sintetiza as várias culturas.
A diversidade cultural refere-se aos
diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta,
culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O
Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas,
econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da
cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os
escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses,
alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade
cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão
abordado. A tensão entre o que seria considerada uma cultura popular e uma
erudita sempre foi bastante problemática no país. Durante um longo período da
história, desde o Descobrimento até meados dos séculos XIX e XX, a distância
entre a cultura erudita e a popular era bastante grande: enquanto a primeira
buscava ser uma cópia fiel dos cânones e estilos europeus, a segunda era
formada pela adaptação das culturas dos diferentes povos que formaram o povo
brasileiro em um conjunto de valores, estéticas e hábitos rejeitado e
desprezado pelas elites. Grande parte do projeto estético modernista foi
justamente o de resgatar nos campos considerados "nobres" da Cultura
(nas artes em geral, na literatura, na música, etc) e até mesmo nos hábitos
cotidianos a vertente popular, considerando-a como a legítima cultura
brasileira.
OBJETIVO : compreender que
a cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia
desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes
etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade
cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas brasileiras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º) - Mostrar aos alunos do Ensino Médio que a
cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma
diversidade de sons, de cores, de normas, de valores que, ao se misturarem, nos
deram este Brasil ritmo, este Brasil sensibilidade e ação;
2º) -
Compreender que a diversidade cultural é
um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de
expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e
sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas
culturas;
3º) -
Discutir as diferenças culturais que
existem entre os povos, também fazem com que exista variações na forma de como
as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando
suas concepções;
4º)- Estudar o conceito de cultura material e
imaterial;
5º)- Tecer reflexões sobre a produção
material de nossa sociedade atual;
6º)
-Esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que
configuram a cultura de um determinado local, em especial a brasileira;
7º ) - Buscar apontar trabalhos e conceitos
desenvolvidos pelos mais variados profissionais atuantes no campo da Produção
Cultural em nosso país, permitindo resgatar criticamente a experiência
acumulada por eles;
8º ) -Refletir sobre os rumos da cultura e do
setor cultural brasileiro, abrindo e ampliando o espaço para discussões e para
o desenvolvimento de novas perspectivas e paradigmas;
9º ) –
distinguir os diferentes tipos de cultura;
10º) Abordar
as questões de se valorizar e compreender um pouco mais sobre a beleza e
diversidade da cultura afro-brasileira;
11º) -Fazer uma apresentação teórica da cultura
afro-brasileira, com a possibilidade de sua identificação e entendimento como
cultura popular;
12º ) - Promover reflexões sobre manifestação culturais brasileiras, em
diferentes regiões em especial a brasileira;
13º) Reconhecer as diferentes manifestações culturais como
produção da humanidade nos diferentes tempos e nos diferentes espaços,
relacionando-as com o contexto local;
14º) Respeitar a diversidade cultural, étnica, religiosa;
15º)- Promover apresentações dos grupos, abordando as
principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação
cultural de cada região pesquisada;
16º)- Entender que
a diversidade cultural preserva a
sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes
para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no
ecossistema;
17º)- Compreender que a diversidade cultural são
os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como
a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de
organização familiar, a política, entre outras características próprias de um
grupo de seres humanos que habitam um determinado território;
18º)- Desenvolver
valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao
povo brasileiro; para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam,
respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em
uma sociedade democrática;
19º) -Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista,
enfocando a cultura nordestina em prol da valorização destas raízes culturais;
20º) -Promover uma aproximação do aluno com a cultura
popular nordestina e estimular um olhar
crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
21º Oferecer sugestões de tratamento utilizando remédios
naturais e técnicas simples, muitas vezes usando produtos comuns em nossa casa, para tratar ou
aliviar os sintomas das doenças mais comuns;
22º Refletir sobre a cultura moderna
como decorrente da miscigenação de raças brasileira;
23º Analisar a importância de uma
cultura alimentícia saudável e os nutrientes necessários para o bom
funcionamento do metabolismo humano;
24º Analisar as substância químicas
produzidas pelos resíduos orgânicos e para que servem e em que são prejudiciais
ao meio ambiente e aos seres humanos;
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento das temáticas em sala de aula
serão realizados:
• Pesquisar sobre os temas em livros, revistas, internet etc ;
• Ler e interpretar diferentes textos;
• Demonstrar a compreensão dos textos, através
de debates com a turma;
• Pesquisar gravuras/fotos, vídeos, slaydes;
• Construir Mural e expor para escola;
• Exibir filme e vídeos, elaborar,
resumos com base na história;
• Escrever peças teatrais para ser apresentadas em uma
culminância.
• Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade cultural;
• Organizar apresentações sobre cultura, com base nos estudos para apresentar
em uma culminância;
• Montagem de
um jornal, confeccionado a partir da
abordagem dos temas apresentados em sala de aula;
• Pesquisa e organização de trabalho escrito sobre cultura e tradições. O
Brasil fascina por sua miscigenação. As raízes indígenas, europeias,
asiáticas e africanas entre tantas outras se refletem não só na cultura como
nos costumes do brasileiro.
• Escrever cordel que retrate a literatura brasileira
marcada por estilos e tendências, que
refletiram a realidade do país em diferentes épocas, principais períodos e
escritores clássicos e contemporâneos;
• Contar através de paródias, músicas, poesias ou outra produção textual a
música brasileira, como conhecida e como sendo
uma das mais importantes manifestações da arte
e da cultura nacional, e os ritmos mais tocados no
País;
• Conhecer a culinária brasileira;
• Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro brasileira e indígena;
- Fazer um paralelo entre a cultura moderna e a antiga,
pesquisas e organização de trabalhos escritos e para socializar na culminância.
- Pesquisas e organização de trabalhos sobre a medicina
natural ou caseira.
• Culminância do projeto, com apresentações para toda
escola.
AVALIAÇÃO:Durante a aplicação do projeto observar-se-á o
compromisso preciso com as atividades desenvolvidas, dos materiais as produções, atividades e
dinâmicas a ser aplicadas, com o intuito de rendimento e clareza na introdução
dos conteúdos sobre cultura.A avaliação
acontecerá de forma sistemática durante a vivência do projeto.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
LOCAL: Centro Educacional Marineide Brás
Data: 27/08/2015
Horários: Manhã 8hs 30min
as 11hs 30min
Tarde 12hs 30min
as 16hs30min.
Fala inicial Gestora:
Renata Henrique e exibição do Banner no telão.
Coordenadoras de apoio:: Danielle Monteiro e Rejane Dias
SEQUÊNCIA DAS APRESENTAÇÕES
1ª Apresentação- Abertura com a professora Andréia Cristiane e alunos dos : 3ª E, D e C
TEMA: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL, Introdução
da professora, Leitura de slayde com
alunas e
2º Cordel PLURALIDADE CULTURAL , Profª Lourdes Duarte e
alunos do 2º Ano “B” Paloma Ferreira,
Elinalva Mendes, Conceição Niedja,
Fabiana Félix, Wilian Silva.
3º -
Professor e Coreógrafo Wygo Roberto ,com alunos do PROMI RITMOS BRASILEIRO.
A
Aluna Michele do 3º C_ fará a leitura
do slayd.
4º- Professor Fernando Borges, com os alunos dos
2º anos, Liliane, Felipe e Alexandre, a
importância das maquetes representando as cidades sustentáveis.Trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia e no PROMI .
A CULTURA
DO GRAFITE, DIFERENÇA DA PICHAÇÃO
E A ARTE DA PINTURA . Professoras Danyele Santiago , Lourdes Duarte e a coordenadora Rejane Dias.
Os alunos, Edsom Souza, Johonn Lennon, Maria Eduarda,
Josivaldo ,Gerlane e Priscila da Silva, expuseram seus desenhos e pinturas e no local do evento pintaram para apresentar ao público da manhã e tarde suas artes. .Leitura do slayde alunas: _
Josefa Alves e Josivânia Brito do 2º "B"
5º Professoras Verônica
e Lourdes Duarte, com os alunos do
2º A e 3º “ E”
CULTURA INDÍGENA.
Leitura do Slayd : Vanessa do 3º E
6ª - CULTURA AFRO- BRASILEIRA Sob a Coordenação da profª Lourdes Duarte.
Leitura do Slayd Jessica do 2º “ B” Apresentação. Dança
Afro com o coreógrafo Wygo Roberto
e o Grupo de Capoeira com alunos participando da dança como componentes do
grupo.
7ª – A CULTURA LITERÁRIA BRASILEIRA E POÉTICA. Coordenação, Professoras: Priscila, Fernanda e
Emanuelle.
Alunos : Eduarda
Aureliano 3º B,Maria Aluno s:Janailton 3º A, Adrielly 3º C, Aparecida,
Rosimere, Sueli, Paloma e Jaqueline 3º D, Pâmela e Josenildo 2º D e Natália 2º
F
8º A DANÇA CLÁSSICA E SEU
PAPEL PARA A CULTURA ATUAL. Professoras: Lourdes Duarte , Fernanda Borges e Priscila
Miranda.
Leitura do Slayd a aluna
Eloisa e Adrielly do 3ª A
Apresentação do balé clássico, baseado na Morte do Cisne, com Profº
Wigo Roberto e a aluna Patrícia do 2ª " E. G. " B"
Eloisa e Adrielly
9º - A INFLUENCIA DA CULTURA INGLESA NO BRASIL..
Professoras: Fernanda Borges , Priscila Miranda e
Emanuelle Gomes. Apresentação: Alex do 3º
"D" ( Aluno do Projeto Ganho o Mundo)
10º - CULTURA
DA MODA EM DIFERENTES ÉPOCAS- Professora Giorgia Lima e a Coordenadora Daniele Monteiro.
Leitura exibição de slydes representando a moda em diferentes épocas e
um desfile com alunos representado as diferentes regiões brasileiras.
11ª
CULTURA RELIGIOSA: Professoras: Verônica, Adriana Araújo, Solange e Luziane Educação
Inclusiva .
Leitura do slayd a aluna Karina do 3º E
A aluna Lorena do 1º Ano cantando e tocando o violão com alunas portadoras de
surdez traduzindo.
12ª CULTURA ESPORTIVA! Profª Lourdes Duarte e Profº Marcelo de Educação Física.
Leitura do Slayde pelo aluno Maurílio 2ª” A “e
embaixadinhas com os alunos do 2º e do 1º “A” em seguida apresentação de Gilgipson. com alunos e o
professor da academia.
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13º CULTURA DA MEDICINA NATURAL Sob a
coordenação das professoras : Egídia
, Amanda e Luisa de Fátima,
Slayd :Alunas Letícia e Leyliane explicando e em seguida
entregando lembraças como Lambedor e Charopes para o público presente.
14º Cultura
gastronômica por região, sob a responsabilidade dos professores de Biologia e Matemática.
Leitura de slaydes pelos alunos e explicações a respeito dos nutrientes e
cálculos em relação as calorias dos alimentos. Para organização dos vídeos e imagens foram realizadas pesquisas na Internet e em diferentes fontes bibliogáficas pelos alunos.
15º Cultura do
reaproveitamento do lixo orgânico. Professores de química e física com alunos
do PROMI e dos 3º anos. Experimentos e exibição de vídeos como produzir adubos nas composteiras. Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e na internet.
16º A CULTURA MODERNA, sob a coordenação da professora Jailda
Costa e Wygo Roberto , alunos do 3º "E"
Slayde, alunas Myara e
Eduada , finalizando com um balé com diferentes ritmos modernos.
Ao termino os
agradecimentos da professora idealizadora do Projeto Profª Lourdes Duarte e de
Gestora Renata Henrique.
Locação: Professora
Lúcia Barbosa.
~Fotos dos alunos e professores da referida escola.
Que maravilha parabéns bjbj Lisette.
ResponderExcluirParabéns professora, sempre acompanho seu blog, postagens diárias que nos leva a reflexões importantes e nesta página dos projetos vivenciados com alunos me chamam a atenção pelo dinamismo e criatividade de profissionais da educação que fazem o diferencial no ensino do Brasil. Sou professor e também vivencio projetos na escola mas reconheço que projetos interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas é difícil. Parabéns a escola como todo merece e em especial a vocês professores e alunos. Projeto significativo mostrando em diferentes áreas a diversidade cultural brasileira. Obrigada por compartilhar em seu blog, sucesso professora. Carlos, professor de Biologia BA.
ResponderExcluirObrigada minha querida! Seja bem vinda, volte sempre.Bjus
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