- . A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonais, enzimas e células sanguíneas.
- A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muita substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
- Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
- A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
- A água é essencial para
todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de
excreção.
- Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta constituída por 73% de água.
- Tecido adiposo: A percentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água. Por aqui se percebe que quando a percentagem de tecido adiposo aumenta no nosso organismo diminui a percentagem de água no mesmo. Para as pessoas que pretendem reduzir a quantidade de massa gorda no seu organismo à importância da água é fundamental sendo a mesma responsável pelo maior numero de fracassos de perca de peso, isto porque no metabolismo da gordura o organismo produz água, sendo que para cada 500 g de gordura degradada, cerca 550 g de água repleta de resíduos são produzidos. Para que essa água seja eliminada, evitando-se a sua retenção, há necessidade de se ingerir mais água, porém limpa, sem resíduos, para proporcionar o equilíbrio hídrico do organismo, garantindo o seu funcionamento de forma saudável dai a importância da água para perde peso. Sem uma hidratação adequada, o corpo fica inchado porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquidos. Para manter a hidratação do nosso corpo são necessários, no mínimo, 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros).
- Cérebro: Este será o maior choque para todos, pois o nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo.
- constituídos por Pulmões: 80% água.
- Rins: 80%. Sangue: 79%.* Coração: 77%.
Felizmente, nosso conhecimento sobre a natureza da água tem avançado rapidamente.
Os problemas mais frequentes têm sido estudados intensamente e atualmente, conhecemos os sintomas, as causas e as soluções para os problemas da água. Para garantia da população, a água é tratada nas estações de tratamento de água, através de processos diversos, como veremos a seguir. Numa Estação de Tratamento (ETA), a água é coletada dos mananciais se transformando em um produto potável, pronto para ser consumido sem riscos à saúde. No processo são utilizados equipamentos especiais e reagentes químicos próprios para remoer as impurezas. Basicamente, o tratamento consta das seguintes fases: DECANTAÇÃO, FILTRAÇÃO E CLORAÇÃO. Inicialmente a água é levada para tanques de decantação, onde é misturada com alumina e hidróxido de cálcio e fica em repouso várias horas. Quando sai dos tanques de decantação, a água já está livre da sujeira mais grossa. Em seguida, passa por filtros de cascalho areia e carvão. Ao sair dos filtros, a água já parece completamente limpa, mas ainda não é potável, pois contém muitos micróbios, que podem causar doenças. Para matar os micróbios, mistura-se à água uma substância gasosa chamada cloro. Depois de clorada a água pode finalmente ser usada sem perigo à saúde. Em algumas estações, o cloro é adicionado antes que a água passe pelos filtros. Além desses três processos, também se adiciona flúor com a finalidade de fortalecer os dentes e evitar a incidência de cáries. Sua utilização difundiu-se apesar da oposição de algumas autoridades sanitárias (o mesmo princípio deu origem às pastas de dente com flúor).
POR QUE DEVEMOS ECONOMIZAR ÁGUA
Muitas pessoas se perguntam constantemente, sobre o porquê de economizar água, já que nosso planeta é ? de água. Até encontramos em alguns lugares, como revistas, livros e jornais, brincando que nosso planeta Terra, deveria ser chamado de planeta Água.
Mas sua pergunta é fácil de ser respondida. Há realmente uma grande quantidade de água em nosso mundo, porém a grande maioria é água salgada ou água que não pode ser aproveitada. Apenas 0,01 de toda a água doce podem ser aproveitadas, é água potável. Por isso é preciso economizar, para que futuramente nossos filhos não sofram por falta de água.
Para você ter ideia de como é pouco a água potável disponível em nosso mundo, veja um simples exemplo: Imagine que toda a água de nosso mundo, fosse concentrada dentro de uma caixinha de leite, de um litro. De toda essa água apenas uma xícara (de café), é água doce, e dessa xícara, apenas algumas gotas podem ser aproveitadas pelo homem, que é a água potável.
Economize água, pois ela é a nossa fonte de VIDA, e sem ela é impossível que qualquer ser vivo possa sobreviver.
Sem a água provavelmente não existiria a vida... amo água!
ResponderExcluirCom certeza Emanuel, a água é indispensável, é um liquido precioso que devemos economizar muito. Obrigada pela visita, volte sempre.
Excluir