A importância do planejamento pedagógico.
O planejamento escolar ou pedagógico serve para o professor ter consciência da grande
importância de um bom plano educacional.
Planejar
é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma
atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo.
Na
educação o planejamento
envolve a integração do professor aluno com as relações sociais - econômicas,
políticas, culturais – bem como os elementos escolares – objetivo, conteúdo,
métodos, como a função de explicitar princípios e execução das atividades
escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um
ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do
processo ensino aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a
realidade social através dos conteúdos programados e planejados.
Na educação em geral precisa ser voltado com o comprometimento na formação
pessoal de cada aluno contribuindo com objetivo, carinho e amor. Portanto,
deve- se levar em conta a diferença de idade de cada aluno, pois cada idade tem
um tipo de necessidade.
O planejamento faz parte da rotina de cada educador, pode ter significativa
apenas no papel, ou regra escolar para alguns educadores, pois existe educador
que não segue dentro da sala de aula o que planejou anteriormente e que não
julga o seu trabalho diário importante deste modo acaba descumprindo o seu
papel, elabora apenas para mostrar na direção da escola.
No entanto, o planejamento deve ser um guia de orientação que auxilia na
concretização daquilo que se almeja. O planejamento se torna necessário ao
educador a medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz. É um caminho
traçado, que precisa ter sentido para o educador pois, ele facilita
sua prática no dia a dia. O planejamento favorece a reflexão sobre a prática
educativa. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também
em si mesmo e acabam por afetar o a sociedade. Se o papel do professor é o de
provocar desequilíbrio, mudança, também nessa ação, o planejamento se torna um
passo principal, possibilitando caminhos ao conhecimento, as mudanças e a
transformação, que são os objetivos da educação.
O planejamento então deve estar de acordo com
o nível dos educandos, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a
realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida cotidiana
do educando.
A proposta pedagógica e curricular da escola serve como base
para o planejamento do professor, mas são apenas caminhos, porém cabe ao
educador apropriar-se do planejamento como algo vivo, real, e principalmente,
ter a consciência da grande importância de um bom planejamento educacional,
esse é um desafio que deve ser superado para os professores que ainda não
descobriram a conciliar planejamento e prática educacional.
O planejamento escolar faz parte da rotina, é algo bem conhecido
pelos educadores, mas poderá ter significado apenas no papel, se for apenas uma
regra da escola, caso o professor não aplique no seu dia a dia, pois existe
educador que não segue de fato, dentro da sala de aula o que planejou
anteriormente, e também não julga importante no seu trabalho diário, desta
forma, este professor acaba que se negando como profissional, e não tendo
comprometimento com seus alunos e consigo mesmo, se torna contraditório, o que
escreve para apresentar à direção da escola com a sua prática docente, desta
forma, o professor brinca de educar e a criança brinca de aprender, pois não existe
um caminho à ser trilhado, o educador que não planeja, não reflete sobre a sua
prática, acaba que, improvisando tudo e acha, equivocando-se, que faz um bom
trabalho.
O planejamento precisa fazer sentido para o professor, pois ele
é um instrumento que visa ajudar e facilitar a sua prática. Ao planejar,
antecipamos uma série de acontecimentos que podem ocorrer na ação e nos
preparamos para lidar com eles, diminuindo assim a quantidade de imprevistos e
tornando as nossas ações mais precisas e de melhor qualidade. Também aprendemos
que o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa.
Transformar a realidade que se tem, criar algo de novo através do trabalho que
se pode fazer na escola supõe conhecer bem as condições reais e enxergar um
pouco à frente, estabelecendo o que se pretende atingir com os alunos ao final
do seu trabalho. Planejar tem, portanto, um sentido bastante relevante na
atividade educacional, e requer de seus profissionais um planejamento baseado
em aspectos de desenvolvimento do aluno.
FONTES
DE PESQUISA:
Realmente o professor que não se planeja se perde, porque está sempre desorganizado. Aliás, na vida em tudo temos que nos planejar antecipadamente. Muito boas suas postagens, parabéns pelo blog. Célia.
ResponderExcluirMuito obrigado mim ajudou muito
ResponderExcluirem montar um seminário da faculdade.