Quais são as consequências
para o aluno que é alvo de bullying?
O aluno
que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e
vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom
para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento.
Uma
pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e
Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das vítimas nunca procuraram ajuda ou
falaram sobre o problema, nem mesmo com os colegas.
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?"
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?"
Aqueles que
conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para
mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram
impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a
provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.
As consequências do bullying
Sobre as possíveis consequências dessas agressões,
extraímos da cartilha lançada recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça,
Bullying – Projeto Justiça nas Escolas, a seguinte informação: a vítima dessa
agressão social pode enfrentar ainda na escola e posteriormente ao longo de sua
vida as mais variadas consequências. Tudo vai depender da estrutura da vítima,
de suas vivências, da sua predisposição genética e, também, da forma e da
intensidade das agressões sofridas.
No entanto, todas as vítimas, em maior ou menor
proporção, sofrem com os ataques de bullying. Muitas dessas pessoas levarão
para a vida adulta marcas profundas e, muito provavelmente, necessitarão de
apoio psicológico e/ou psiquiátrico para superar seus traumas.
Após um prolongado período de estresse ao qual a
vítima é submetida, o bullying poderá provocar um agravamento de problemas
preexistentes ou desencadear as seguintes consequências: desinteresse pela
escola, problemas psicossomáticos, transtorno do pânico, depressão, fobia
escolar, fobia social, ansiedade generalizada, dentre outros.
Em casos mais graves, podem-se observar quadros
de esquizofrenia e até homicídio e suicídio. Segue abaixo alguns casos onde,
infelizmente, tivemos um final trágico: Em 1999, no Instituto Columbine
(Colorado, EUA), Eric Harris e Dylan Klebold, vítimas de bullying, entraram na
escola e passaram a disparar contra professores e colegas. Após matar doze
colegas e um professor, eles se suicidaram.
Em 2005, um aluno de 16 anos matou cinco colegas,
um professor e um segurança numa escola de Minnesota (EUA). Em 2006, na
Alemanha, um ex-aluno abriu fogo numa escola e deixou onze feridos (cometeu
suicídio em seguida).
Em 2007, um estudante, vítima de bullying, na
escola Virginia Tech (EUA) assassinou trinta e duas pessoas e feriu outras
quinze. Em novembro de 2007, em Jokela (Finlândia), oito pessoas foram
assassinadas por um aluno, que divulgou um vídeo no YouTube, o qual anunciava o
massacre.
No dia 25 de maio de 2008, um aluno de 22 anos
matou nove estudantes e um professor em Kauhajoki (Finlândia). Em seguida se
suicidou. - No Brasil, não são incomuns casos de alunos que são flagrados
dentro de escolas com armas de fogo.
Em 2003, em Taiúva (SP), um ex-aluno voltou à
escola e atirou em seis alunos e numa professora, que sobreviveram ao ataque.
Era ex-obeso e vítima de bullying, e após o atentado, cometeu suicídio.
Em 2004, em Remanso (BA), um adolescente matou
dois e feriu três, após sofrer humilhações (era também vítima de bullying).
FONTES DE PESQUISAS :
Gestão Escolar
Gestão da aprendizagem
Orientação educacional
- Andréia
Barros (novaescola@atleitor.com.br),
de João Pessoa (PB)
- Marcelo Magalhães Gomes
No Texto
sobre bullying postado por Marcelo Magalhães Gomes, ele indica como fontes de
pesquisas as seguintes:
ABRAPIA. Programa de redução do comportamento
agressivo entre estudantes. Disponível em: Acesso
em: 01.Nov.2010.
CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa
saber: identificação, prevenção e repressão. Niterói, RJ: Impetus, 2009. CNJ.
Bullying – Projeto Justiça nas Escolas. Cartilha 2010. Disponível em: Acessado
em 30.Out.2010.
DICIONÁRIO WEB. Disponível em: Acesso
em: 30.Out.2010.
FANTE, Cléo. Bullying Escolar: perguntas e
respostas. Disponível em: Acesso
em: 30.Out.2010.
__________. O fenômeno bullying e as suas
consequências psicológicas. Disponível em: Acessado
em: 30.Out.2010.
IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar.
Brasil. 2009. Disponível em: Acesso
em: 01.11.2010.
JOAQUIM, Nelson. Direito Educacional Brasileiro.
História, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
NETO, Aramis A. Lopes. Bullying - comportamento
agressivo entre estudantes. Disponível em: Acesso
em: 01.Nov.2010.
OBSERVATÓRIO DA CRIMINOLOGIA. Minha história.
Disponível em: Acesso
em: 30.Out.2010.
PLAN BRASIL. Pesquisa: Bullying no ambiente
escolar. Brasil. 2009. Disponível em: Acessado
em: 01.Nov.2010.
SILVA, Ana Beatriz B. Bullying: mentes perigosas
na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. VUOTO, Daniele. No More Bullying,
Disponível em: Acesso em: 30.Out.2010.
Observação: As imagens foram cópias da Internet.
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