ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE
SUGESTÃO DE PROJETO
TURMA : 2º NORMAL MÉDIO ( Esse Projeto foi vivenciado na referida escola e os resultados foram positivos)
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem.
PROFESSORA ; Maria de Lourdes Duarte.
PROJETO: O BULLYING E A
TIRANIA NA ESCOLA.
INTRODUÇÃO:
O Bullying é uma
situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, de
maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.
Mesmo sem uma denominação em português, é entendida como ameaça, opressão,
tirania, intimidação.
Segundo Cléo Fante,
educadora e escritora do livro FENÔMENO BULLYING: como prevenir a violência nas
Escolas e educar para a paz (222 pág, Ed. Verus), “é uma das formas de violência
que mais cresce no mundo, e que ocorre em qualquer contexto social, como
escolas, universidades, família, vizinhanças e locais de trabalho. O que a
primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar
emocionalmente e fisicamente o alvo da ofensa”.
Segundo a especial Ita Cléo,quando esse fato
atinge a escola e mais especificadamente alunos, além de possíveis isolamentos
ou queda no rendimento da aprendizagem, crianças ou adolescentes que passam por
humilhações ou Bullying, podem apresentar
doenças psicossomáticas e sofrer algum tipo de trauma que influenciará na
formação da sua personalidade.
O Normal Médio é um
curso que prepara futuros profissionais da educação e como agentes futuros
profissionais da educação, na disciplina Psicologia da aprendizagem, que se
preocupa com os fatores positivos e negativos
sociais que afetam a aprendizagem, sobre a orientação da professora
Lourdes Duarte, desenvolveu o projeto
que foi vivenciado não só na sala de aula como para toda escola,
uma que o problema, é preocupante e deve ser tratado com todos os alunos, para
evitar a prática do Bulling, e discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizado a
amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
OBJETIVO GERAL:
Discutir questões
ligadas a prática do bullying, refletir sobre as causas e consequências, com
toda comunidade escolar, alunos, professores, equipe gestora, pais, tomando por base, pesquisas em diferentes autores,
entrevistas de alunos , da referida escola e de outras membros da sociedade.
ESPECÍFICOS:
- Formar profissionais da
educação capazes de lidar com diferentes problemas na sala de aula e na escola;
- Discutir com alunos e comunidade escola, sobre as principais
causas do bullying;
- Refletir sobre a necessidade de desenvolver ações educativas
contra o bullying na unidade escolar;
- discutir o respeito, as diferenças e a importância do coleguismo
no espaço escolar;
- Construir coletivamente uma proposta com regras de convivência e
contra o bullying na unidade escolar;
- Valorizar uma política de paz verdadeira na escola.
DESENVOLVIMENTO:
- Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas.
- Apresentações de filmes ( sugestões de filmes).
- Dinâmicas de grupo.
- Produção de textos.
- Organização de murais com noticiários de fatos ocorridos em
diferentes escolas e outros espaços sociais.
- Palestram com alunos, pais e responsáveis.
- Convidar especialistas para falar sobre o tema.
- Seminários sobre o tema.
- Dramatizar situações eu envolvem a prática do bulimia na escola.
- Culminância do projeto para toda escola. Tema apresentado com dramatização pelos alunos_ " HOMOFOBIA"
TODA ESCOLA ENVOLVIDA NO PROJETO.
(Explanação do tema - aluna Nayane)
(VÍDEO APRESENTADO pesquisa dos alunos)
Observação: Esse tipo de
trabalho é importante que seja estensivo a toda escola afinal, a paz não deve
estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao
longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor!
( Dramatização- tema Homofobia, o preconceito xexual)
( MURAL organizado pelos alunos, resultado das pesquisas bibliográficas)
Observação: Todas as fotos postadas estão no arquivo da referida escola, e o projeto teve total apoio de Equipe Gestora.
( Lembranças entregues pelos alunos)
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá
acontecer durante toda a vivência do projeto, baseada em critérios
preestabelecidos, bem como os resultados positivos em decorrência da vivência
do Projeto na escola.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
- Bullying e Desrespeito - Como Acabar Com Essa Cultura na Escola - Marie Hathalie Beaudoin (8536306548)
- Proteja Seu Filho do Bullying - Allan L. Beane, Ph.D. (8576842815)
- Bullying e Desrespeito - Como Acabar Com Essa Cultura na Escola - Marie Hathalie Beaudoin (8536306548)
Concordo com você professora, o bullying é de fato uma tirania na escola e onde quer que aconteça. Parabéns pelo projeto, parabéns a escola que se preocupa em combater esse mal terrível.
ResponderExcluirParabéns por desenvolver projetos importantes em suas disciplinas. profissionais assim fazem a diferença no ensino.
ResponderExcluirAna Cláudia