domingo, 10 de junho de 2012

PROJETO: O BULLYING E A TIRANIA NA ESCOLA.




ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO- BOM JARDIM PE
SUGESTÃO DE PROJETO
TURMA : 2º NORMAL MÉDIO ( Esse Projeto foi vivenciado na  referida escola e os resultados foram positivos)
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem.
PROFESSORA ; Maria de Lourdes Duarte.

PROJETO: O BULLYING  E A TIRANIA NA ESCOLA.


INTRODUÇÃO:
 
      O Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendida como ameaça, opressão, tirania, intimidação.
  Segundo Cléo Fante, educadora e escritora do livro FENÔMENO BULLYING: como prevenir a violência nas Escolas e educar para a paz (222 pág, Ed. Verus), “é uma das formas de violência que mais cresce no mundo, e que ocorre em qualquer contexto social, como escolas, universidades, família, vizinhanças e locais de trabalho. O que a primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocionalmente e fisicamente o alvo da ofensa”.


Segundo a especial Ita Cléo,quando esse fato atinge a escola e mais especificadamente alunos, além de possíveis isolamentos ou queda no rendimento da aprendizagem, crianças ou adolescentes que passam por humilhações  ou Bullying, podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer algum tipo de trauma que influenciará na formação da sua personalidade.

O Normal Médio é um curso que prepara futuros profissionais da educação e como agentes futuros profissionais da educação, na disciplina Psicologia da aprendizagem, que se preocupa com os fatores positivos e negativos  sociais que afetam a aprendizagem, sobre a orientação da professora Lourdes Duarte, desenvolveu o projeto  que foi vivenciado não só na sala de aula como para toda escola, uma  que o problema, é preocupante e  deve ser tratado com todos os alunos, para evitar a prática do Bulling, e discutir formas de  convivência no espaço escolar, valorizado a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.


OBJETIVO GERAL:

      Discutir questões ligadas a prática do bullying, refletir sobre as causas e consequências, com toda comunidade escolar, alunos, professores, equipe gestora, pais, tomando por  base, pesquisas em diferentes autores, entrevistas de alunos , da referida escola e de outras membros da sociedade.

ESPECÍFICOS:

-  Formar profissionais da educação capazes de lidar com diferentes problemas na sala de aula e na escola;
- Discutir com alunos e comunidade escola, sobre as principais causas do bullying;
- Refletir sobre a necessidade de desenvolver ações educativas contra o bullying na unidade escolar;
- discutir o respeito, as diferenças e a importância do coleguismo no espaço escolar;
- Construir coletivamente uma proposta com regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar;
- Valorizar uma política de paz verdadeira na escola.


DESENVOLVIMENTO:

- Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas.
- Apresentações de filmes ( sugestões de filmes).
- Dinâmicas de grupo.
- Produção de textos.
- Organização de murais com noticiários de fatos ocorridos em diferentes escolas e outros espaços sociais.
- Palestram com alunos, pais e responsáveis.
- Convidar especialistas para falar  sobre o tema.
- Seminários sobre o tema.
- Dramatizar situações eu envolvem a prática do bulimia na escola.
- Culminância do projeto para toda escola. Tema apresentado   com dramatização pelos alunos_ " HOMOFOBIA"





TODA ESCOLA ENVOLVIDA NO PROJETO.

(Explanação do tema - aluna Nayane)



(VÍDEO APRESENTADO pesquisa dos alunos)
(Dramatização)



Observação: Esse tipo de trabalho é importante que seja estensivo a toda escola afinal, a paz não deve estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor!

 ( Dramatização- tema Homofobia, o preconceito xexual)

( MURAL organizado pelos alunos, resultado das pesquisas bibliográficas)
Observação: Todas as fotos postadas  estão no arquivo da referida escola, e o projeto teve total apoio de Equipe Gestora.

( Lembranças entregues pelos alunos)
AVALIAÇÃO:

 A avaliação deverá acontecer durante toda a vivência do projeto, baseada em critérios preestabelecidos, bem como os resultados positivos em decorrência da vivência do Projeto na escola.




FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Bullying e Desrespeito - Como Acabar Com Essa Cultura na Escola - Marie Hathalie Beaudoin (8536306548)

- Proteja Seu Filho do Bullying - Allan L. Beane, Ph.D. (8576842815)
Bullying e Desrespeito - Como Acabar Com Essa Cultura na Escola - Marie Hathalie Beaudoin (8536306548)

2 comentários:

  1. Concordo com você professora, o bullying é de fato uma tirania na escola e onde quer que aconteça. Parabéns pelo projeto, parabéns a escola que se preocupa em combater esse mal terrível.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por desenvolver projetos importantes em suas disciplinas. profissionais assim fazem a diferença no ensino.
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/