MEUS SEGUIDORES

sábado, 7 de março de 2020

08 DE MARÇO- DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Mulher, de Ary dos Santos

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama
E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração
Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha
Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são
A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade
Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher.


O dia Internacional da mulher, 08 de Março não é apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio - e tem raízes históricas mais profundas e sérias.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.
Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.
"Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres", pontuou Eva Blay.

"Certamente, 08 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial", observou Blay.

Segundo ela, mesmo passadas décadas de protestos das mulheres e de celebração do 08 de Março, a evolução ainda foi muito pequena.
"Acho que o que evoluiu é que hoje a gente consegue falar sobre os problemas. Antes, se escondia isso. Tudo ficava entre quatro paredes. Antes, esses problemas eram mais aceitos, hoje não."

Nesta data, vale refletir sobre um assunto triste que vem acontecendo com as mulheres. O FEMINICÍDIO.

Quem ama não maltrata, muito menos mata!
Infelizmente os indicadores apontam que o feminicídio no Brasil, vem acontecendo de forma cruel e com uma taxa muito elevada. Chega de feminicídio, que o amor verdadeiro prevaleça.

Feminicídio é uma palavra nova para uma prática antiga, uma vez que mulheres morrem de formas trágicas todos os dias no Brasil: são espancadas, estranguladas, agredidas brutalmente até o momento em que perdem a vida. A palavra feminicídio passou a ser usada para designar um crime no Brasil a partir de 2015, pois existe nele uma particularidade. Vamos falar sobre feminicídio?

No Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres – a quinta maior no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2015, o Mapa da Violência sobre homicídios entre o público feminino revelou que, de 2003 a 2013, o número de assassinatos de mulheres negras cresceu 54%, passando de 1.864 para 2.875.
Na mesma década, foi registrado um aumento de 190,9% na vitimização de negras, índice que resulta da relação entre as taxas de mortalidade branca e negra. Para o mesmo período, a quantidade anual de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013. Do total de feminicídios registrados em 2013, 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas.
“As Diretrizes Nacionais buscam eliminar as discriminações a que as mulheres são alvo pelo machismo, pelo racismo, pelo etnocentrismo, pela lesbofobia e por outras formas de desigualdades que se manifestam desde a maneira como elas vivem, a deflagração de conflitos com base em gênero e os ciclos de violência, que culminam com as mortes violentas”, explicou a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
“Feminicídios são assassinatos cruéis e marcados por impossibilidade de defesa da vítima, torturas, mutilações e degradações do corpo e da memória. E, na maioria das vezes, não se encerram com o assassinato. Mantém-se pela impunidade e pela dificuldade do poder público em garantir a justiça às vítimas e a punição aos agressores”.
============
A luta e a perseverança de Madre Teresa, mesmo contra inúmeras adversidades, por melhores condições de vida para os necessitados, deve ser um exemplo para as pessoas que sentem que suas ações são infrutíferas. 
Com esse exemplo de força, garra  e coragem dessa Santa Mulher, tomemos como exemplo para todas nós, sua garra e sua coragem.
Por isso, quando acharmos que nossos atos não vão fazer a diferença, lembre- mo-nos que são pequenas gotas em conjunto que formam o oceano!


Sejamos  gotas no oceano, juntas seremos mais forte, não nos calemos diante de qualquer forma de crime e discriminação contra  mulheres.

Feliz dia da mulher para nós!







10 comentários:

  1. Boa noite de véspera do nosso Dia, querida amiga Lourdes!
    Você abordou um tema polêmico que cresce a cada dia e é insuportável só em olhar o jornal diariamente. Há casos horrendos e entristece demais...
    Parabéns por tratar da realidade cruel que nos ronda!
    Tenha um ótimo domingo, amiga!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno
    💐😘

    ResponderExcluir
  2. Linda poesia e depois reflexão! Muito bom! Feliz nosso dia e que seja cheio de alegrias pra ti e todas! chica

    ResponderExcluir
  3. Un articolo, dal contenuto molto interessante, che ho molto apprezzato.
    Evviva le donne!
    Buon inizio di settimana e un saluto,silvia

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras amiga Lourdes,pena que muitas mulheres não recebem o respeito necessário.
    Feliz dia a você.
    Bjs-Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Excelente homenagem! Muito obrigada pela parte que me toca! :)

    -
    Ser Mulher, É...
    Beijo, e um excelente Domingo!

    ResponderExcluir
  6. Professora Lourdes,
    muito bem lembrado.
    O Dia Internacional da Mulher é
    um dia de luta. Luta pela igualdade
    de gêneros e pelo respeito à mulher, luta contra os atentados contra a vida.
    Parabenizo-a pelo post e pelo Dia da Mulher, ao tempo em que agradeço seu gentil convite para participar do projeto poetico. Embora com atraso, pois vi agora o convite, digo sim a seu convite. Vou já buscar no blog o último post do projeto.
    Tenha um bom restante de tarde e linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Belo poema amiga Lourdes, bem selecionado para este dia
    e uma prece sentida e forte que denuncia os abusos que as mulheres sofrem possivelmente por serem fisicamente mais fracas, e menos protegidas pela sociedade, isto durante tantos séculos
    muitas conquistas já foram realizadas, mas o véu é frágil e facilmente se destapa e mostra realidades muito cruéis!
    beijinhos, e amizade,
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Mas que bela forma de assinalar uma data que se quer seja importante!!!
    O meu aplauso!!! Bj

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seu texto reflexivo. Desejo que tenha tido um bom dia Internacional da Mulher.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Estou visitando o seu blog, e gostei muito desta linda homenagem ao dia da mulher, espero que tenha sido um muito alegre e feliz.
    Muito obrigada pelo convite, que me fez para participar no seu passa tempo que eu acho maravilhoso. Vou ver se consigo... pois eu não tenho muito conhecimento, do funcionamento destas coisas! desejo-lhe uma Santa e feliz semana! Beijo com meu carinho.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/