MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 23 de junho de 2014

FESTAS JUNINAS NO NORDESTE ALEGRIA E FARTURA!!!






FESTAS JUNINAS NO NORDESTE

ALEGRIA E FARTURA!!!


Festa Junina apresenta características distintas no Nordeste e Sul do país
Tradicional celebração brasileira do mês de junho tem hábitos diferentes de acordo com a região em que é comemorada. No mês de junho o povo nordestina festeja o mês todo. É um costume antigo que mobiliza muitas cidades, famílias,gente de todos os lugares para acompanhar os festejos e a alegria desse povo nordestino. As festas costumam varar noite a dentro. Umas são feitas em praças, ruas, salões, casas, etc
Muito Forro e comidas Típicas, shows de cantores nordestinos, muita dança dia e noite.  As festas Juninas  aquecem a economia do nordeste.  Atraí  jovens de diversos lugares e é palco para artistas de diversos ritmos durante as festas de São João.
As bandas de forró e os forrozeiros e as comidas típicas movimentam milhões, são pessoas que curtem essas festas típicas e fazem questão de  participar.

No princípio era comemorado apenas o dia do nascimento de São João, que batizou Jesus, entretanto alguns anos mais tarde foram acrescentados a comemoração o dia de Santo Antônio e de São Pedro.
Ao longo do mês, o tradicional festejo católico é realizado em praças públicas, igrejas e clubes de todo o país com comidas típicas, fogueiras, música caipira, as quadrilhas e brincadeiras diversas compõem essa festa tão querida entre os brasileiros.


CAMPINA GRANDE UMA DAS MAIORES FESTAS JUNINAS
PARAÍBA


E tem muita festa também em  Campina Grande (PA). São mais de 300 atrações, 90 quadrilhas e 85 shows se apresentarão no palco principal.
O evento acontece no Parque do Povo, no centro de Campina Grande, uma área de 42 mil metros quadrados. Por lá, devem passar, até o final do mês, 2 milhões de pessoas.
Nos pequenos palcos espalhados pelo local da festa, se apresentam 150 trios de zabumba, sanfona e triângulo. São mil horas de forró.


CARUARU, CONHECIDA A CAPITAL DO FORRÓ



O São João 2014 de Caruaru já começou, mas ainda promete muita música, forró e animação.
O evento conta com 7 polos e mais de 350 atrações como Luan Santana, Garota Safada, Limão com Mel, Elba Ramalho, Fagner, Zé Ramalho e Banda Magníficos. A dupla sertaneja Jorge e Mateus também foi confirmada no dia de encerramento da programação do São João de Caruaru em 2014, no dia 29.06.
Com o objetivo de valorizar a cultura e tradição da festa, aproximadamente 82% dos artistas selecionados são de Caruaru. Para atender os jovens, as atrações nacionais Aviões do Forró, As Coleguinhas, Gabriel Diniz e Luan Santana, apresentam-se a partir das 19:00 horas nos sábados do mês de junho.
Os homenageados dos festejos juninos de 2014 são:  Carlos Fernando, João Luis do Forrozão
e João Alfredo Marques dos Santos e outros. Todos eles fazem parte da história de Caruaru e são grandes divulgadores de sua cultura.
Com um investimento de 11 milhões de reais, o São João de Caruaru gerou mais de 6 mil empregos e espera atrair um público de mais de 1,5 milhões.
Em relação ao texto sobre Caruaru o link é: http://www.confiramais.com.br/sao-joao-de-caruaru/


COMIDAS  E ELEMENTOS TÍPICOS





Os ingredientes dessa Festa são: Milho, pamonha, pipoca, canjica, quentão, fogueira, bandeirolas e quadrilha são elementos típicos das festas juninas.
No Nordeste, onde ocorrem as maiores comemorações de São João do  Brasil, o cardápio ainda tem muito forró pé de serra, danças folclóricas, baião de dois, bode guisado, maca junino, e este ano com maior alegria porque  junto com os festejos juninos é COPA DO MUNDO.
Futebol e festas juninas ferve no sangue brasileiro e nordestino!!


7 comentários:

  1. Que linda postagem!
    Já tive o prazer de ver uma dessas festas aí no Nordeste, amei, fui duas vezes, preciso me programar para quem sabe ir no ano que vem, pois é lindo demais!
    Esse ano minhas férias foram em Manaus, amei conhecer aquele lindo lugar!
    Amiga, abraços apertados, com prazer estou voltando e visitando meus amigos entre eles, você!

    ResponderExcluir
  2. Que grande festa!

    Nem o S. João do Porto se lhe compara.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida! Paz e luz!
    Acho a festa de São João muito rica, deu saudades só em ver essas
    fotos e relato.

    Bjs, ótima semana junto a sua família!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, eu gosto muito de festas juninas, vim retribuir a visita , boa sorte no sorteio, e achei interessante o seu blog...........bjus e uma ótima semana......

    ResponderExcluir
  5. olá Lourdes,muito linda essas festas tipicas bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  6. Quanta coisa gostosa nesta festa, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  7. As festas juninas no nosso nordeste, são muito boas.
    Adoro as comidas, o colorido e a alegria do povo.
    Muito legal o seu post.
    Bjs. Lourdes.

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/