MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 7 de maio de 2014

MENSAGEM DO DIA07-05-2014 "APROVEITANDO UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA"




APROVEITANDO UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA

Sempre é interessante observar a vida, analisando erros e acertos por outros cometidos, principalmente daqueles que por sua vivência, podem nos transmitir sua experiência de vida, algo que jamais deverá ser desprezado.
A melhor experiência que existe, é você saber aproveitar e analisar os erros que os mais velhos cometem ou cometeram, para não repeti-los.

Costumam os jovens dizer que "a sua experiência não serve para mim", o que indiscutivelmente é um grande engano, pois se as experiências vividas tiveram bons resultados, por que não aproveitar a fórmula usada, claro que adequando a fórmula antiga aos tempos modernos? Se, pelo contrário, as experiências foram más, já se pode saber, ao menos, o que NÃO se deve fazer.
Por exemplo, na minha infância, pude observar os efeitos altamente nocivos que o cigarro produzia para a saúde de meu pai. Ele tinha homéricos acessos de tosse, além de problemas cardíacos, e uma série de outros efeitos que todo fumante conhece de sobejo.
Vendo isso na minha frente, a atitude mais lógica foi aquela que tomei. Decidi NUNCA fumar. Ainda mais que meu pai, em suas longas conversas comigo, sempre costumava dizer que, se alguém o houvesse alertado na juventude sobre os efeitos do cigarro no organismo, jamais teria fumado. Claro, se o cigarro era o responsável direto por todos os problemas de saúde que ele enfrentava, por que não aproveitar sua experiência infeliz, e tomar a decisão mais acertada de minha vida?

Claro que tive que defender minha decisão com bravura, pois naquela época, eu fazia parte de uma "turminha da pesada" , e para defender meu ponto de vista, fui obrigado muitas vezes a "sair no braço" com os outros moleques, que queriam me obrigar a fumar.

Eis aí um bom exemplo de que as experiências dos mais velhos sempre podem ser extremamente úteis, desde que devidamente analisadas.
Fica aqui um alerta para todos, jovens e não tão jovens. Uns, que procurem dar bons exemplos, e que procurem o caminho do diálogo, e outros, que saibam aproveitar, tanto os bons quanto os maus exemplos, para melhor direcionar seu caminho, podendo assim, fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.


(Marcial Salaverry)
(Recanto das Letras)

http://www.mundodasmensagens.com/

3 comentários:

  1. Ser diferente sempre causa problemas, as vezes somos excluídos, mas sempre pensei assim isso desde muito jovem, quem gosta de mim sou eu mesma, e se acho que algo não é bom, não importa o que digam não faço e pronto. Se alguém se afastar de mim porque não sigo regras ou modismos, então penso melhor assim, essa pessoa não merece minha amizade, pois devemos gostar das pessoas pelo que são e não pelo que queremos que ela seja.

    Já fumei e a experiência me mostrou o quanto de mal poderia me causar e parei (foram só 3 meses), Mas o suficiente para ver que não seria bom.

    Sempre disse aos meus filhos e digo até hoje quando eles esquecem, olhe o exemplo, se não está sendo bom pro outro pra que imitar? Se for bom, aproveite e use .. exemplos só devemos seguir os bons e saudáveis, e só porque a maioria faz errado devemos errar também? Claro que não!

    Muitos pais dizem faça o que eu digo e não faça o que eu faço, infelizmente somos como pais heróis dos nossos filhos e somos nós que devemos dar o exemplo.

    Ótimo texto Lourdes ..

    Bjks até mais ...
    My

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim retribuir a sua gentil visita e dizer q. adorei seu Blog, já estou seguindo, com certeza vou voltar muitas e muitas vezes para ler as suas lindas mensagens...
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/