ESCOLA
RAIMUNDO HONÓRIO, BOM JARDIM – PE
PROJETO: LINHA DO TEMPO – RESGATE CULTURAL DAS DÉCADAS
DE 50 A ATUALIDADE.
DISCIPLINAS:
Sociologia , História, Filosofia, Língua Portuguesa , Arte e Educação Física
PÚBLICO
ENVOLVIDO:
Professoras das respectivas disciplinas,
Equipe Gestora, Coordenadores e alunos.
JUSTIFICATIVA:
As transformações sociais, políticas,
econômicas e culturais , foram se consolidando ao longo das décadas de 1950 a atualidade e vem modificando hábitos, costumes, modo de pensar
de agir, mudando gerações, alterarando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos
e nos mais longínquos recantos dos país.
Não só as pessoas, como também as paisagem
urbanas e rurais vem se modernizando ao longo das décadas, com
a construção de edifícios e casas de formas mais livres, mais funcionais e
menos adornadas, acompanhadas por uma decoração de interiores mais despojada,
segundo os princípios da arquitetura e do mobiliário moderno.
A partir da década de 1950, vem
acontecendo a consolidação da chamada
sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos meios de comunicação:
rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com estes avanços alavancaram
outras modernizações.
No que se refere a moda dos vestuários e acessórios, a cada década
vem se transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte aliada a divulgação rápida dos meios de comunicação
de massa, não só da moda brasileira,
como de outros países, fazendo adesão a nossa ou vice versa.
Através
dos meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se de forma rápida e com um potencial
tecnológico extraordinário, é possível avaliar as mudança nos hábitos de uma
sociedade em processo de modernização e infiltrar com força total modas de
outros países no nosso.
Este projeto é de suma importância porque
irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados
diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e em especial no que
se refere a moda, diferentes ritmos musicais ,
danças, bem como a influência de
outros países na cultura brasileira.
O projeto servirá também para que motive
os alunos a interagir no processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica,
realizando pesquisas direcionadas e bibliográficas, organizando trabalhos a serem apresentados
para toda escola e desenvolver grupos de danças, teatro, que retratem cada período histórico.
OBJETIVO
GERAL
Envolver os
alunos no processo ensino aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos,avanços e as
transformações que vem acontecendo no Brasil e no mundo,
ao longo das décadas de 1950 a atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·
Construir
de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e as transformações que o mundo e a sociedade brasileira vem vivenciando ao longo das décadas de 50 a atualidade.
·
Analisar
as mudanças culturas, políticas e
sociais, do Brasil ao longo das décadas ;
·
Resgatar
e analisar as mudanças que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a
moda feminina e masculina.
·
Pesquisar
os diferentes ritmos musicais e danças
que fizeram sucessos em cada década;
·
Analisar as mudanças econômicas que o país vem vivenciando ao longo das décadas.
·
Refletir a consolidação dos meios de comunicação
de massa, na transformação e divulgação
da moda e outros avanços sociais.
·
Analisar a influência de outros países no que se
refere a moda e ritmos musicais e danças.
·
Desenvolver
trabalho pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de
interagir no processo ensino aprendizagem.
·
Vivenciar o projeto a nível de sala de aula e em
seguida apresentar numa culminância para toda escola.
DESENVOLVIMENTO:
O Projeto
será vivenciado a nível de sala de aula e em seguida apresentado numa
culminância para toda escola, tendo como,foco as disciplinas: Sociologia,
História, Arte, Língua Portuguesa,
Filosofia e Educação Física.
Serão realizadas pesquisas em diferentes
fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das respectivas
disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da sala de
informática, para pesquisas e organização de software, slaydes , vídeos, etc.,
a serem usados nas apresentações em sala de aula e na culminância.
Os trabalhos organizados nas diferentes
turmas, serão expostos para uma
abrangência maior do público leitor.
Diferentes
trabalhos poderão ser organizados, ficando
a critério dos professores e alunos. Para a culminância, serão
escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época, sendo um momento
participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os trabalhos para toda
escola.
AVALIAÇÃO: O
Projeto será avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante
a realização do mesmo, ficando a pontuação a critério de cada professor.
Foi ótimo fazer parte desse trabalho e construir uma nova aprendizagem... Parabéns professora Maria de Lourdes, a senhora sabe fazer a diferenciar e construir de uma forma motivadora a aprendizagem significativa. Obrigada. hoje graças a seus projetos venci a timidez com sua ajuda... muito obrigada... Inês Lourenço sua eterna aprendiz.
ResponderExcluirMinha querida aluna Inês, obrigada pelas lindas palavras, mas sou eu que tenho muito que agradecer a Deus por ter aluna como você, inteligente, uma criatura maravilhosa iluminada por Deus!!
ExcluirObrigada por está aqui, volte sempre. Bjuss
Projeto maravilhoso, nem parece que foi a nível de escola. Parabéns professora Lourdes e os demais professores. É assim que deve ser o ensino participativo e criativo, adorei. profº Antônio Carlos
ResponderExcluir